Uma conversa de pai para filho

1 Crônicas 28:9-10,20

Há muito pra falar, mais ainda o que ouvir. Porém o tempo é tão escasso, há poucas oportunidades, raros os cafés juntos, poucas brincadeiras de casinha, poucos jogos de bola, poucos churras, quase nenhuma gargalhada, poucas arquibancadas, poucos abraços, pouco colo, poucas valsas, raras festas, poucas conversas.

Puxa vida, como nossos filhos crescem rápido! Como chega cedo a hora deles tomarem suas decisões, viverem suas próprias vidas, seguirem seus caminhos! Como, nesse momento, gostaríamos de conversar mais com eles! O problema é que, muitas vezes, quando nos buscaram, não nos encontraram lá. Quando choraram no berço, éramos pais modernos ou ocupados demais para atendê-los. Quando pediram colo, em nós não havia forças. Quando desejaram um abraço, estávamos de braços cruzados. Quando precisaram de conselho, não sabíamos o que falar. Quando era hora de um ombro amigo, receberam um sonoro não no olhar.

Mas não se desespere, pois ainda há tempo, sim, há tempo de fechar a carranca, de jogar uma bola com seu guri, de pegá-lo no colo, de trocar a fralda, de brincar de boneca com sua princesinha, e, acima de tudo, ainda há tempo para uma conversa de pai para filho.

Não sei se Davi foi esse tipo de pai que um filho realmente precisa, porém, ficou registrada nas escrituras uma conversa que ele teve com Salomão, seu filho que seria, também, seu sucessor no trono, da qual podemos aprender lições preciosas:

1. Seja um amigo de Deus“Conhece o Deus de teu pai…” – Será que de fato temos conhecido intimamente a esse Deus, ao ponto de apresentá-Lo aos nossos “pikolos”? A melhor maneira de um filho conhecer a Deus é reconhecer que Ele é um Amigo chegado dos pais.

2. Seja um servo verdadeiro“… serve-O de coração íntegro e alma voluntária.” – em outras palavras, servir a Deus é mais do que fazer, é, primeiramente, ser. É mais do que um dever, é um forte querer. Esse é o seu exemplo?

3. Queira estar na Sua presença“… Se O buscares, Ele deixará achar-Se por ti…” – Buscar a Deus é algo constante. Quanto mais buscamos a Deus, mais queremos buscá-Lo, porque não há limites.

4. Seja forte e responsável“Sê forte e corajoso, e faze a obra…” – O mundo nos amedronta, e nos desencoraja a seguir em frente. Pessoas que deveriam nos apoiar e encorajar, muitas vezes, são as primeiras a nos enfraquecer com palavras duras ou pessimistas, mas, no Senhor, encontramos forças necessárias para ir até o fim.

Pense:

Será que vamos esperar chegar perto da morte pra ter essa conversa com nossos filhos? Não seria melhor conversar com eles diariamente, primeiramente com nosso próprio exemplo, e depois com sábias palavras?