Avatar

Tive que assistir duas vezes ao filme para escrever esta crítica e ainda não sei se vou conseguir colocar em palavras a empolgação que isso me trouxe, mas uma coisa dá para garantir com esta experiência: nada se compara à sensação de assisti-lo em 3D Digital.

James Cameron é o cara. Responsável por nada menos que o sucesso oitentista O Exterminador do Futuro e a maior bilheteria de todos os tempos chamada Titanic, ele levou 12 anos preparando seu próximo longametragem batizado de Avatar. Então dá pra imaginar a expectativa que isso gerou nos cinéfilos na torcida de que ele quebrasse seu próprio recorde estabelecido até hoje.

Se ele vai quebrar o recorde de Titanic não sei, mas toda a expectativa foi brilahntemente correspondida em seu novo filme. Pandora, o mundo alienígena que ele imaginou, respira nas telas. Cada planta, cada criatura, cada ecossistema parecem reais, como se desenvolvidos por botânicos ou geneticistas. O nível de detalhes é embasbacante, impossível de ser absorvido em apenas uma visita. Já os Na´Vi, a raça inteligente do lugar, são seres similares a fadas ou elfos, maiores que os humanos, quase mágicos. Conceitos de energia e religião consagrados da ficção científica também encontram espaço importante: Pandora tem sua própria “Força”, que ganha aqui uma qualidade tátil interessante através de conexões físicas. O interesse dos humanos pelo planeta dá-se devido ao seu subsolo onde existe uma grande reserva de uma determinada substância muito valiosa.

Para tentar dominá-los, os humanos criam a tecnologia dos Avatares, ou seja, homens e mulheres modificados com DNA do povo de Pandora, feitos para desembarcar no planeta deles e estudá-los mais de perto para poderem subjulgá-los da maneira mais eficiente possível. O Avatar seria, então, uma espécie de espião que se infiltra entre os aliens para conhecer seus segredos.

Completamente criadas em computador, as “locações” vistas em Avatar são fotografadas de maneira absolutamente realista, apresentando uma solidez palpável e reagindo de forma incrivelmente natural às intervenções feitas a elas. No entanto, nada disso adiantaria caso os personagens digitais não se movimentassem com naturalidade – e o que James Cameron alcança aqui com a ajuda da WETA de Peter Jackson é algo que, em comparação, faz o Gollum da trilogia O Senhor dos Anéis parecer uma marionete quebrada. Porém, se alguns diretores costumam usar os efeitos visuais como um fim em si mesmos, James Cameron (como Peter Jackson) é um cineasta à moda antiga que enxerga a tecnologia como um meio de contar histórias, o que faz toda a diferença do mundo.

É curioso notar como o cineasta passou mais de uma década mergulhado em seu projeto e ele surja ainda tão inovador, à frente de seu tempo. Era de se esperar que qualquer coisa que demorasse tanto para ficar pronta nascesse um tanto datada – tanto que era essa a aposta de muita gente para Avatar. No entanto, as câmeras e a tecnologia de performance criadas do zero por Cameron são tão impressionantes que é literalmente impossível distinguir o que é real do que é modelo criado por computador. As cenas em que humanos e Na´Vi dividem as telas, por exemplo, desafiam qualquer percepção.

Se não bastasse tudo isso, Avatar ainda inclui, em sua narrativa, diversas alegorias extremamente relevantes no mundo contemporâneo, a começar por sua mensagem claramente ecológica – e é um mérito do cineasta que realmente passemos a nos importar com a preservação daquele ecossistema alienígena. No entanto, talvez ainda mais forte seja seu protesto antibelicista e a coragem de retratar os militares norte-americanos como feras da guerra intolerantes e preconceituosas: assim, não demora muito até que o coronel Quaritch zombe da religião Na´Vi e empregue a retórica do “terror contra o terror” – e Cameron não se mostra nada sutil ao apresentar a derrubada de uma estrutura importante para os alienígenas como a queda do World Trade Center, com direito a chuva de cinzas e tudo mais.

Avatar é um espetáculo que merece ser visto no cinema e em 3D Digital. Se você deixou passar esta oportunidade, terá que arrumar uma boa justificativa ao contar a seus filhos e netos.

Resta-nos torcer para que James Cameron não leve mais doze anos para nos presentear com seu novo e inesquecível espetáculo.

Com informações dos sites Omelete, CineClick e Cinema em Cena

  • https://www.irmaos.com/membro/decagua/ Débora

    Quero muito assistir esse filme! Só que aqui os filmes demoram um pouco mais para estreiarem. Só se ouve falar muito bem dele. Deve mesmo ser ótimo!

  • https://www.irmaos.com/membro/darlan/ Darlan

    O filme é maravilhoso. A qualidade dos efeitos estão impecáveis. O roteiro foi muito bem trabalhado.

  • https://www.irmaos.com/membro/vnovo/ Luiz Cardoso – Vinho Novo

    Sinceramente não tenho vontade nenhuma de ver este filme. Gosto até de ficção, mas este émeio forçãoção de barrra. Bem… tenho de ler mais sobre ele na verdade…

  • https://www.irmaos.com/membro/luaccitt/ Luciana Borges

    O nome avatar tem um significado ocultista : O escolhido que virá reger este mundo. Não assisto a filmes deste estilo.

  • https://www.irmaos.com/membro/diegomat/ Diego Matos

    Eu como um bom cinéfilo fui assistir na estreia em 3D. Realmente espetacular! James Cameron criou um visual totalmente real. Não dá para saber que os Na’ Vi foram gerados por CGI.

  • https://www.irmaos.com/membro/crissalles/ Cris Salles

    peeeeeensa no custo que tiveram pra fazer esse filme… haja “efeitos”.. ficou mto bom…. viva os efeitos 3D

  • https://www.irmaos.com/membro/maumautmz/ Maurício Tomaz dos Santos Neto

    Um bom filme! Uma boa história, mas muito fantasioso e forçado… Além disso, infelizmente, tem muitos princípios biblicos distorcidos.

  • https://www.irmaos.com/membro/emiliano/ Emiliano

    Filme muito bom. Muito, muito melhor do que eu esperava. A qualidade dos efeitos visuais é assustadoramente linda! O enredo é bacana, uma ficção cientifica quase ’fantasia’ com uma mensagem de proteção ambiental, tudo isso amarrado pela trama mais clichê do universo. Vale a pena refletir um pouco sobre toda a história ’mãe natureza’ neo-pagã do filme. Particularmente eu fiquei pensando: ’será que a única forma de ter respeito e reverência com a natureza da qual fazemos parte é tela como “mãe” ?’. Como Cristão acho que a resposta é um categórico ’não’. Me lembrei das palavras do Chesterton que fala que a natureza é ’nossa irmãzinha mais nova, estranha e brincalhona, fruto de uma mesma Criação’ ao inves de uma ’mãe’. ups, acho que escrevi demais… enfim, filme legal Paz de Cristo —————————————————— Resenha fantastica do filme: [http://pavablog.blogspot.com/2010/01/avatar-nenhum.html]

  • https://www.irmaos.com/membro/erickabreu/ Erick Abreu

    Sinceramente, estou com muita vontade de assistir a esse filme. Me parece ser ótimo…

  • https://www.irmaos.com/membro/thiagomaciel/ Kaká

    Eu já assisti, também fiquei impressionado com os efeitos do filme… Cada detalhe transpira realidade!!

  • https://www.irmaos.com/membro/cadu/ Carlos Eduardo

    Assisti sábado passado em 3D e achei o filme espetacular. E parabéns pela resenha, descreve muito bem a realidade que é mais esta obra prima de James Cameron.

  • https://www.irmaos.com/membro/belzinha/ Isabel Pestana

    Não tive a oportunidade de assistir em 3D, mas achei o filme muito bom…

  • https://www.irmaos.com/membro/erikapcf/ Érika Patrícia Carvalho de Farias

    Irmãos, Esse filme edifica em quê? Vocês acham que com tantas pessoas vivendo longe de Deus, Jesus perderia tempo assistindo a este filme? É irmãos, isto mostra como estamos longe de Cristo… Falo por mim! Assisti com meu esposo e digo, afirmo, e reafirmo, “NÃO HÁ NADA DE EDIFICANTE PARA O CRISTÃO NESTE FILME”. Cristo está voltando! Como está a nossa fé? Não me responda, Deus é quem sonda os nossos corações. Ele sabe! No amor de Cristo, Érika Farias

  • Tatiane Fernandes de Carvalho

    Este filme fala de uma realidade muito próxima de nós, fala sobre a destruição do planeta terra, e é isso que já estamos vendo, na cabeça do criador poderia sim existir um outro planeta a ser explorado, mas pra nós cristãos sabemos que existirá sim um paraíso mas neste ninguém vai conseguir por a mão pra destruir. Graça e paz a todos. Tatiane

  • https://www.irmaos.com/membro/potyra/ Potyra

    Gosteii do filmee.. efeitos otiimo ! (:

  • https://www.irmaos.com/membro/mila_bolinha/ Camila Karnopp Werhli

    Assisti o filme e achei muito bom! Ele te leva pra Pandora e te cativa a entrar na história! O estranho é que no final, a minha vontade era que o Jake, e os nativos acabassem com os humanos… =/ Apesar dos pesares, o filme é muito bom! Creio que muito mais edificante do que qualquer novela. Cada um sabe o que faz… Abração!

  • https://www.irmaos.com/membro/sabazinho/ Sebastião Barreto

    Fiquei extasiado!

  • https://www.irmaos.com/membro/fabiosalgado/ Fábio Salgado de Carvalho

    Esse filme é ótimo. Em primeiro lugar, o que se destaca é o primor técnico. O filme foi lançado na versão 3D e na versão convencional, mas recomendo que vocês o vejam na primeira versão para aproveitarem todo o entretenimento que Cameron oferece neste filme. Aliás, para quem conhece o trabalho do Cameron, sabe que ele é um diretor acostumado a grandiloqüências. O filme já valeria ser visto apenas pela estética, mas a beleza não pára por aí. O roteiro é muito bem construído e faz-nos refletir sobre a nossa realidade e sobre como aquilo que temos por tecnologia e desenvolvimento significa nada quando comparado à sintonia que podemos ter com a natureza. O diretor teve o trabalhor de contratar um lingüista para desenvolver a língua nativa do planeta Pandora para vocês verem o cuidado no desenvolvimento do filme. Quando vi os nativos de Pandora se conectando com os seres vivos de lá, imaginei que pudessem surgir fundamentalistas religiosos dizendo que o filme faz apologia à possessão ou coisa do tipo. Ainda não li nada sobre isso e espero que não surjam pessoas que consigam enxergar isso no meio de tanta beleza. Alguém aqui falou sobre paganismo. Se você pensar em termos mitológicos, o filme fala de um resgate à preservação da natureza — quando chamávamos a Terra de mãe, não num sentido de idolatria, mas de respeito àquilo que Deus nos deu e pediu-nos para preservar, embora existissem comunidades que personificassem a mãe-Terra. Outra pessoa aqui disse que o filme em nada edifica. Discordo completamente. O filme provoca reflexão e convida-nos a sermos ecológicos. Ora, qual foi a incumbência dada a Adão por Deus? Cuidar do jardim do Éde!. Temos cuidado da criação de Deus? Se causar esse tipo de reflexão não é edificante, não sei o que é mais. As pessoas têm de parar de achar que apenas o que tem o nome de Deus estampado fala e diz respeito a ele. Deus revela-se na sua criação e revela-se na inteligência humana.

  • https://www.irmaos.com/membro/melo/ Rodrigo S Melo

    Extraordinário!!

  • Vinicius Perin Avelino

    Bá, não deixa de ser um grande filme, no sentido que é fabuloso quanto a efeitos visuais e tecnologia visual, mas é um filme totalmente herético. Os personagens Na’vi tem como deusa uma árvore sagrada, Ei’wa, que para eles é a origem e o destino final de todas as coisas. (Salmos 86:10; I Coríntios 8:4; João 17:3.) Falam no filme, que as sementes dessa árvore são sagradas. Quando uma das personagens morre, fala que “vê Ei’wa, e que ela existe”. Esses Na’Vi fazem um ritual que transfere a alma das pessoas de um corpo para outro… Também… durante o filme alguns personagens falam palavras incompreensíveis… muito estranho. É uma grande produção de cinema, mas existem muitos pontos para contestar.

  • https://www.irmaos.com/membro/alinezeeberg/ Aline Zeeberg

    Não tive empolgação suficiente pra ir assistir!

  • https://www.irmaos.com/membro/alinesparrow/ Ałıиe Lıмα ✌

    interessante!!! quero ter a oportunidade de ver em 3d, mas como gostei de TITANIC, que pra mim é um dos melhores filmes q já vi, esse também tem uma história, e é isso que me fascina! os efeitos complementam mais ainda!!! maravilha!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/leidelinda/ Leidelinda

    Sinceramente eu gostei muito do filme,foi um trabalho bem desenvolvido,trabalhado com cautela d+, temos que de vez enquando assistir filmes assim que nos dao uma sensaçao de friozinho nabarriga pois isso estimula muito o lado emocional do ser humano e faz muito bem pois ali esquecemos os problemas e preoculpaçoes,mas nao podemos esquecer de ver a historia a qual o filme se refere,e sempre ter em mente que tudo é ficçao, pois vi pessoas praticamente envolvidas a tao ponto de dizer,poxa pra mim foi real esse filme e comentarios tipo:poxa queria eu ser um avatar……………………………. também temos que ter os pés no chao ao assitirmos filmes com tamanha qualidade e modernidade,mas o filme é bem legal basta ter competenciae dicernimento… pra assistir

  • https://www.irmaos.com/membro/marchiorato/ Carlos Alberto Marchiorato

    Assisti o filme e curti muito. Discussões teológicas à parte, pois realmente dá para identificar vários princípios distorcidos, a qualidade dos efeitos impressiona. Valeu a pena!

  • https://www.irmaos.com/membro/ceci/ Cecília Pinto Nogueira

    Sinceramente, não acho Titanic um grande filme e esse deve ser igual no seguinte: tem efeitos especiais muito legais e um visual que cativam, mas a história é vazia e mostra conceitos errados no ponto de vista divino. No Titanic, por exemplo, a relação sexual fora do casamento é embelezada, entre outros…

  • https://www.irmaos.com/membro/falasamuca/ Samuel Felix

    O filme tecnicamente é espetacular. Cheio de efeitos especiais, mas os efeitos são justificados pela história, não aparecem como mera exibição. Os Na’Vis e todo o planeta Pandora conseguem ser convincentes. A história e seu desenvolvimento são bons, lembra-me “Dança com Lobos” mas com muito mais ação. Aliás é isso que me incomoda no filme e não só neste, embora James Cameron saiba dosar momentos de ação com outros de reflexão tudo acontece muito rápido com pouco espaço de tempo e a justificativa para o Avatar do protagonista ser aceito tão rapidamente não me convence muito.

  • https://www.irmaos.com/membro/mvcfl/ Marcus Vinícius de Campos França Lopes

    Eu achei o filme muito bem feito, otimos efeitos, otimo em todos os quisitos tecnicos. Tanto é que ganhou um globo de ouro se n me engano(acho que o diretor que ganhou)… Eu só acho que todos os valores passados no filme(os aproveitaveis), todos, a gente pode obter em um lugar muito mais saudavel. Concordo que o filme traz muitos valores hereges, logo, temos muito mais coisas saudaveis a fazer do que assisti-lo. Mas eu gostei de assistir foi uma experiencia nova. Eu recomendo assistir o filme, se você tiver consciencia de que a mensagem do filme não é a verdade para nós.

  • https://www.irmaos.com/membro/made/ Maicoln Deberaldini

    falou tudo… Assistir em 3D é algo fora do comum. Experiencia unica.

  • https://www.irmaos.com/membro/marcellus/ Marcelo Nunes Andrade

    Até hoje não assisti… Ainda estou com algumas resistências quanto ao filme, mas quero ver ainda esta semana!

  • https://www.irmaos.com/membro/dalfreire/ Daniel Alves Freire

    Acabei de chegar do cinema e esse com certeza, foi o melhor filme que eu já vi na minha vida!

  • https://www.irmaos.com/membro/elis_ama/ Elisama de Souza Aguiar Couto

    Com certeza vale a pena assistir pelo menos pelos efeitos! Curti bastante!

  • https://www.irmaos.com/membro/piauhylino/ Domingos Piauhylino

    Não assisti e talvez não assista tal filme: não pensem que sou mais um santarrão somente afirmo minha convicção e fé, sou um que “vigia”, sigo um parâmetro, a Palavra de Deus. Falando de efeitos especiais prefiro Aquele que Abre os mares, os rios, faz o sol parar, faz sombra retardar, faz idosas conceber, aleijados andarem, cegos enxergarem, mágoas apagarem, rancores findarem, amizades se firmarem, perdidos serem salvos. Se ainda querem falar de efeitos especiais, leiam a Bíblia primeiro.

  • https://www.irmaos.com/membro/decagua/ Débora

    Filme maravilhoso! Efeitos incríveis! Recomendadíssimo!

  • https://www.irmaos.com/membro/jfsdavid/ José Flávio de Souza David

    Assisti e, com toda certeza, percebe-se que a produção foi cuidadosa até nos pequenos detalhes. Como todo filme (e toda forma de conteúdo que as mídias atuais distribuem), temos que separar as mensagens boas e más. No conjunto, o filme impressiona e transmite alguns valores positivos. O termo “avatar”, como mencionado nos comentários acima, na cultura hindu representa a encarnação de divindades, mas também significa uma representação digital de uma pessoa em qualquer meio computacional (em muitos fóruns e sistemas de comentários de blogs, as pessoas possuem uma figura representativa em seus comentários, o tal “avatar”). É importante termos prudência e cuidado nas nossas posições sobre significados das palavras, onde é importante estudar a etimologia da mesma e seu contexto. Resumindo a conversa: o filme é bom.

  • https://www.irmaos.com/membro/darlei/ Darlei Bandeira

    Quero ver para ter uma opinião melhor .mas pelo que vi os bichos são estranhos e tão dando o que falar.

  • https://www.irmaos.com/membro/tiagomzz/ Tiago Mazzini

    Sei lá… Tanta imaginação so pode ter vindo de uma mente mto “fértil”. Quem será? ¬¬

  • https://www.irmaos.com/membro/darlan/ Darlan

    O primeiro filme 3D que eu assisti. A vontade é de nunca mais assistir um filme no cinema com a tecnologia convencional. O filme é brilhante… excelente. Foi emocionante ver a conexão entre os Na´vi com a floresta. Cameron é um camarada que sempre pensa à frente. Ainda bem que os contratos para o filme 2 e 3 já foram assinados e espero que saia ainda nesta década.

  • https://www.irmaos.com/membro/jugigante/ Juliana Fernandes Gigante

    Resisti o máximo que pude… e quase perdi o espetáculo. Maaaaaaas, assisti no último minuto do segundo tempo e, apesar de ainda não me empolgar ao lembrar nem ao falar da experiência, reconheço que quem não viu no cine 3D perdeu mesmo uma oportunidade única!

  • https://www.irmaos.com/membro/erickabreu/ Erick Abreu

    Galera, esse filme é um espetáculo. E o que dizer das minúcias dos detalhes? Eu não o assistí em 3D, mas é um filme emocionante. Gostaria, porém, de fazer uma observação com relação a mensagem que os Na’ Vi – na realidade o autor – passam neste filme que vai muito além de uma preocupação ecológica, e que é muito semelhante a uma “religião” neopagã muito difundida hoje em dia mas que não tem nada de novo além da maneira como se apresenta. Essa coisa de rituais com a natureza, a crença numa divindade chamada “Eywa” a qual chamam de “Mãe de tudo” lembra muito a “Deusa Mãe” que me parece equivaler a Terra, ou a Natureza nessa “religião” a qual me refiro e outras coisas mais.Trata-se da Wicca, uma forma de bruxaria moderna. Não sou profundo conhecedor do assunto, mas até aonde eu conheço, sei que se trata de uma “filosofia/religião” que serve e se encaixa muito bem aos ensinamentos da Nova Era. Então vamos vigiar e não vamos nos deixar levar por quaisquer ventos de doutrinas ou filosofias. Lembremos que temos a Bíblia, Palavra de Deus para nos esclarecer.

  • https://www.irmaos.com/membro/richen/ Ricardo Henrique da Silva

    O filme é sem duvida muito bom, mas n precisa de tanta devoção assim, afinal não é um historia tão inimaginativa (nem sei se existe essa palavra) assim. Otimos efeitos especiais, ação e historias empolgantes

  • https://www.irmaos.com/membro/karen.ds/ Karen & Giuliano

    Vejam e reflitam irmãos Avatar – O lado oculto do filme [http://www.youtube.com/watch?v=-CokoAwkU48]

  • Claudio Lima

    Da pra perceber a mensagem de proteção ao meio ambiente. Além dos efeitos, quem viu em 3d sabe o quanto é genial!

  • https://www.irmaos.com/membro/vbcc_hdf/ Vitor Bruno Chaves Calixto

    O lado “oculto” não é nem tão oculto assim não… não precisa pensar muito pra ver

  • https://www.irmaos.com/membro/natinho/ Renato

    gostei muito sempre recomendo p/ meus amigos, os efeitos e a historia em si achei muito legal.

  • https://www.irmaos.com/membro/gabrielhsc/ Gabriel

    Muito, muito bom!!! A história pode ser cliche, mas o jeito que ela foi explorada foi muito boa, nesse filme você praticamente mora em Pandora quando assisti, principalmente quando se assisti em 3D!!! E minha mãe depois desse filme nunca mais jogou jogos de guerra!!! uahsuahsuahsuhas XD

  • https://www.irmaos.com/membro/edelvio/ Edélvio

    mto legal esse filme. notei fortemente uma idéia cristã: não fomos criados para estar sós! somos parte de um todo – a humanidade é um homem comunitário criado por Deus. Apesar de o filme trabalhar isso de uma forma bem no estilo de RR Tolken, a cena em que todos estão juntos ligados à árvore (bem bolada, por sinal), a mim foi imediata a comparação com João 15. Vale a pena conferir isso de novo. Não se pode deixar de mencionar que esse filme, certamente, é um herdeiro da onda Matrix. Genial.

  • https://www.irmaos.com/membro/paul/ Paulinho Degaspari

    Avatar é um espetáculo que merece ser visto no cinema e em 3D Digital. Se você deixou passar esta oportunidade, terá que arrumar uma boa justificativa ao contar a seus filhos e netos.

  • https://www.irmaos.com/membro/cranudo/ Fellyp Cranudo

    Infelizmente não pude vê-lo em 3D, mas seu gráfico me chamou muito a atenção… Bem elaborado, tanto sua animação quanto seu enredo se encaixavam e formavam um todo emocionante de se ver… Os conceitos ocultistas, anismista e “espiritualizado” foram bem marcantes, e SÃO, em todo o filme. A título de informação é “demais”.

  • https://www.irmaos.com/membro/carlosatos/ Carlos Carvalho

    muito bom diferente de tudo que já assisti.o cameron é o cára ,o Edélvio fez uma ótima observação a comparação com João 15.

  • https://www.irmaos.com/membro/sarabosco/ Sara Bosco

    O CAMAREN É MUITO BOM NO QUE [email protected]@@@ A MENSAGEM DO FILME É LEGAL, AQUELES SERES ESTRANHOS QUERENDO PROTEGER O PLANETA, POREM SAO FEIOS BASTANTES E SEI LA, NAO BIBLICO NEH….

  • https://www.irmaos.com/membro/tekinhalves/ Jéssica Alves

    Ainda não consegui ver esse filme… jah ouvi gnt criticando e gnt elogiando… qro ver soh p/ conhecer…

  • https://www.irmaos.com/membro/mnc1979/ Marielen Cordeiro

    Olha, os efeitos especiais são ótimos, o Cameron é mesmo o cara. Mas não chegou a me empolgar da maneira que eu achava. mas vejo que os cristãos não consguem mais assistir algo pra se divertir… Veem o tinhoso em tudo e onde ele realmente está passa batido…

  • https://www.irmaos.com/membro/dihribeiro/ Diego José Ribeiro

    Concordo o filme tem uma otima produção,efeitos,graficos é tudo de bom! porém temos que ser como o povo de bereia não so olha mais sim investigar! Qual ideia marcante do filme? a mensagem tema que dirigi o filme em seu todo? Isso é serio por que muitas pessoas tem se deixado levar por filmes e jogos e quando vai ouvir o conceito dessas pessoas sobre alguns assuntos é totalmente anti blibico, não quero banca o crentão serio! mais existe varias pessoas se deixado levar pela capa e não observando o conteudo. Eu vi o filme e particulamente não faaz meu estilo. É muito forte o ocutismo, espiritismo então devemos observa esses detalhes tb! Abraço galera

  • https://www.irmaos.com/membro/vanessaramos/ Vanessa Ramos

    SENSACIONAL!!! ACHO QUE FUI A ULTIMA A VER SRSRS

  • https://www.irmaos.com/membro/ocelio/ Ocelio e Ruth

    Um muito interessante……… Que Deus abençõe poderosamente………………………………. ………………………………………….. ………………………………………….. ……………………

  • https://www.irmaos.com/membro/paulooli/ Paulo Rafael Carvalho de Oliveira

    Filme muito bom. Infelizmente não consegui ver em 3D, mas o assisti no formato standard, e quando vou ao hipermercado perto de casa vejo algumas partes em Blu-ray. Ainda compro o aparelho pra assistir em casa, rs rs…

  • https://www.irmaos.com/membro/elis_ama/ Elisama de Souza Aguiar Couto

    Agora assisti em 3d e realmente é mt interessante… da mais vida a todos os efeitos…pena que a sala em 3d aki em VR não é grandes coisas.. mas já da pra ter uma idéia! rsrs

  • https://www.irmaos.com/membro/ibimon/ Ibimon Pereira Morais

    Paz, Não sei se contrariando a maioria mas, não gostei da história, fantasiado ao extremo, em 3D ficou muito bom.

  • https://www.irmaos.com/membro/c2albert/ Charles Albert Rodrigues

    o filme é bom, porém o 3d é o melhor que eu vi até hoje.

  • https://www.irmaos.com/membro/crissalles/ Cris Salles

    “Avatar é um espetáculo que merece ser visto no cinema e em 3D Digital. Se você deixou passar esta oportunidade, terá que arrumar uma boa justificativa ao contar a seus filhos e netos.” (Paulinho) kkkkkk, ri mtooo disso.. rsrsrs

  • https://www.irmaos.com/membro/adelmo/ Adelmo Ribeiro Furtado (vovô do Davi )

    Filme muito bem feito, embora não pude deixar de ver as semelhanças entre os velhos filmes da colonoização americana.O cara pálida apaixona pela filha do chhefe e vira casaca. Mas que foi bom o filme foi.

  • https://www.irmaos.com/membro/drilima/ Adriana Lima

    Bom… não sei muito o que falar. O que todos comentam dos efeitos especiais é, realmente são bons… Mas sei lá… Acho que como cristãos, quando vemos algo que vai contra os princípios bíblicos, ficamos com um pé atrás… no sentido muito “espiritualizado” da coisa.

  • https://www.irmaos.com/membro/helciovitor/ Hélcio Vitor

    Entendido como FICÇÃO é um ótimo filme! Tem excelentes efeitos especiais, roteiro bem legal, cenas de ação bem construídas, tecnologia revolucionária… é uma mistura de ação, romance, comédia (sim!), ficção científica e animação. É um dos melhores filmes desses anos 2000.

  • https://www.irmaos.com/membro/samuelnunes/ Samuel Anderson Nunes

    Concordo com o Hélcio. Do ponto de vista dos efeitos especiais é um filme revolucionário.

  • https://www.irmaos.com/membro/kleberp/ Kleber Pereira

    Ví e Gostei . è um épico dos efeitos, com uma história atraente e interessante.

  • Luciano Coelho Alves

    Como entretenimento, creio que é indiscutível a qualidade e os detalhes do filme. Bela história, enredo impecável. Mas olhando mais profundamente (nem tanto) os detalhes ocultistas e animistas estão presente. Mas se não ver com estes olhos vale a pena, e até mesmo como avaliação vale a pena.

  • https://www.irmaos.com/membro/jhonguitar/ Jonathan Bruno Silva Santos

    O filme é fantástico, além de toda a estrutura e efeitos especiais, o tema e a história do filme são muito bem trabalhados. Cameron é muito bom mesmo !! Estamos esperando mais dele !!!

  • https://www.irmaos.com/membro/taleshns/ Tales Henrique do Nascimento da Silva

    Muito bom, roteiro bem escrito, efeitos alucinantes, porém escancaradamente NEW AGE. Mas é só ligar o “filtro”, vale a pena assistir como um bom entretenimento.

  • https://www.irmaos.com/membro/maclaud7/ Claudio Marcio de Souza

    Filme ótimo e recomendado, só não dou um 10 por dois motivos: O primeiro é porque a história que o roteiro descreve não é nada original, já a vimos antes em Pocahontas ou Dança com Lobos, só pra citar alguns. O segundo é porque um filme tem que funcionar para o espectador em qualquer versão, ou seja, a exibição de Avatar em 3D é de encher os olhos, um espetáculo! Porém, na versão 2D ele fica empatado com outras boas produções da época que também utilizam CGI (King Kong é de 4 anos antes).

  • https://www.irmaos.com/membro/petalah/ Pétalah Morais

    Eu gosto desse filme. Traz uma mensagem bacana, tem um enredo interessante (embora, clichê) e os efeitos gráficos e sonoros são excelentes. Vale a pena conferir.

  • https://www.irmaos.com/membro/thiago_aj/ Thiago Jorge

    muito bom o filme, embora tenho visto várias vezes, sempre que passa no TC e não estou fazendo nada muito importante, assisto de novo 🙂

  • https://www.irmaos.com/membro/adelmo/ Adelmo Ribeiro Furtado (vovô do Davi )

    Não dava nem pra ir ao banheiro, efeitos especiais de “outro mundo” vamos ver a sequência como fica, espero que mantenham o nível ou se mudar que seja pra melhor.

  • Felipe Fraga

    quando estreou no cinema eu queria muito ver ,mas não deu , algum tempo atrás vi no Telecine ,é um filme muito bom ,a história e boa (claro a base se inspirou nos Livros de John Carter ,que por acaso gostei mas do filme do John Carter que esse ) ,mas não tenho tanto vontade ter ver de novo ,talvez veja ,talvez não

  • https://www.irmaos.com/membro/t3medeiros/ Thiago Medeiros

    Realmente muito bom. Mas como o Luciano Coelho Alves, “detalhes ocultistas”. Há uma pregação mundana nesse filme; uma apologia as religiões que distanciam da vontade de Deus. Mas deixando isso de lado, realmente é um filme muito bom com coisas muito aproveitáveis. E os efeitos até hoje impressionam. Dia 16/12/2012 agora a rede Record vai exibi-lo. Vou ver de novo. hehe

  • https://www.irmaos.com/membro/vcalegari/ Vinicius Calegari Sasako

    O filme é ótimo, apesar do roteiro ser um pouco fraco… o herói se apaixona pela mocinha e juntos lutam pelo bem do planeta é o tipo do filme que prende a todos sempre que está passando na tv pela riqueza de detalhes, pelo cuidado com os efeito, pela perfeição em coisas simples como o chão acender ao andar. Por isso os prêmios de efeitos especiais, direção de arte e melhor fotografia foram merecidos!

  • https://www.irmaos.com/membro/adelmo/ Adelmo Ribeiro Furtado (vovô do Davi )

    Ótimo filme, efeito especial de primeira, estou ansioso para a continuação.

  • https://www.irmaos.com/membro/kele.amaral/ Kele Amaral

    Espetacular. Merece 10 com louvor. lindo!

  • https://www.irmaos.com/membro/pcdob/ Pedro César

    Filme muito legal!!eu gosto muito de filmes de ficçao!!!!

  • https://www.irmaos.com/membro/maygonzalez/ Mayara Gonzalez

    O filme é legal pelos efeitos e tudo mais; só que também é um desses que vc tem que assistir para dizer que assistiu!!! Para quem ainda não assistiu, assista!!! Vai gostar e muito. Se conseguir assistir duas vezes, parabéns!. =D

  • https://www.irmaos.com/membro/duda18/ Airton da Silva Moraes

    Um convite para todos nós buscarmos onde nascemos e como era, quem eram as pessoas e o que fez com que contribuísse para estarmos lá e o que nos fez sair.

  • https://www.irmaos.com/membro/martinsgabes/ Gabriel Martins

    Fiquei sabendo que foram criados softwares de edição exclusivos para o filme.

  • https://www.irmaos.com/membro/rafa_paiva/ Rafael Paiva da Silva

    Um filme que se faz necessário se assistir em 3D para ser bom NUNCA SERÁ BOM!

  • https://www.irmaos.com/membro/elias/ Elias Paiva

    Eu não tive a oportunidade de assisti-lo em 3D e nem no cinema, mas, achei o filme sensacional. Gostei muito de todo o conjunto da obra. Vale a pena assistir.

  • https://www.irmaos.com/membro/yuriki/ Yuriki Guttemberg Nóbrega de Sousa

    Gostei do filme, ele só tem aquela parada de panteísmo, mas não da para levar tudo tão a sério, o que gostei foi que trouxe a importância de temas como antropologia e ecologia juntos.

  • https://www.irmaos.com/membro/welbereano/ Welber Pacheco Martins

    Eu gostei do filme ele filme para parar e pensar