Correios de Israel recebem anualmente centenas de cartas a Deus

As agências de correio de Israel recebem anualmente centenas de cartas endereçadas a Deus. Dentre as expressões escritas no destinatário, figuram ainda “Deus de Israel” e “Deus dos Céus e dos Anjos”. Nos remetentes, gente de todo o mundo, que pede, principalmente, dinheiro e amor.

Yitzhak Rabihiya, porta-voz da Autoridade Postal de Israel, explica que a correspondência é introduzida entre as antigas e gigantescas pedras do Muro das Lamentações, o único vestígio que resta do Segundo Templo de Herodes, destruído no ano 70 d.C. pelo imperador romano Tito. Segundo uma milenar tradição judaica, os pedidos e mensagens introduzidos nesta parede, principal santuário religioso para o judaísmo, são atendidos por Deus.

“Há algumas cartas que parecem realmente uma lista de compras“, afirma Avi Aniv, encarregado do Serviço Postal no bairro de Guivat Shaul, em Jerusalém, aonde chegam as cartas dirigidas a Deus. Aniv se refere às cartas que muitos devotos escrevem em forma de lista com seus pedidos, algumas realmente utópicas, mas afirma: “Vemos tudo isto com muito respeito, porque efetivamente sente-se a necessidade ou as doenças das pessoas“. Segundo os funcionários israelenses, os remetentes destas mensagens costumam ser pessoas que se sentem sós, algumas delas desesperadas e a maioria, gente jovem e anciã.