Televangelista é processado por fraude e difamação nos EUA

Uma ex-funcionária da Daystar Television Network entrou com uma ação contra o televangelista Marcus Lamb alegando fraude e difamação.

Jeanette Hawkins, ex-diretora de marketing, diz na ação que os patrões de maneira flagrante deram falsa declaração e que ela foi pressionada a participar do acobertamento de um caso extraconjugal entre Lamb e outra funcionária.

O processo foi aberto quarta-feira, um dia depois de Cordeiro e sua esposa, Joni, terem revelado ao público que ele estava envolvido em uma relação “imprópria” há vários anos.”

Disseram telespectadores durante seu programa de TV “Celebration,” que eles não estavam tentando desculpar o pecado, mas sim “celebrando a bondade e a graça de Deus” que os ajudou através do desafio.

“Ele (Deus) curou nosso casamento,” disse Lamb, que assumiu a responsabilidade 100 por cento para o caso (nem mesmo a culpar o diabo).

Durante a transmissão ao vivo uma hora de duração, o casal também revelou que três pessoas que afirmam que não foram envolvidas ou afetadas pelo desafio conjugal ameaçaram levar o caso aos meios de comunicação a menos que recebessem o pagamento de R$ 7,5 milhões.

Hawkins alega em seu processo de extorsão que a alegação é falsa. As três pessoas não identificadas que os Lambs se referiram são três ex-funcionários – incluindo Hawkins – que estavam fazendo os seus pedidos de arquivamento nos tribunais, de acordo com o processo.

A ex-diretora de marketing alega que ela foi falsamente descrita na transmissão de terça-feira como “fazendo uma obra do Diabo, tentando tirar a dor dos outros e transformando-a em seu ganho, ameaçando ir à imprensa com informações humilhantes se o dinheiro não fosse pago à ela, e impropriamente tentando induzir réus a pagarem “dinheiro de Deus” para ela.

“Estas declarações foram intencionalmente … calculadas, e foram, de fato, tomadas pelos ouvintes como afirmativas, de que a demandante Jeanette Autor Hawkins fez uma tentativa de cometer extorsão. Todas as afirmações são falsas e difamatórias.”

Fred Kendall, que aconselhou os Lambs através do desafio conjugal, repetiu durante o show de terça-feira que a prova foi tudo “um ataque direto do diabo” que quer destruir o ministério e os Lambs.

“Eu sugeri que você (Lamb) mantenha isso muito particularmente, porque o diabo quer envergonhar o corpo de Cristo, fazendo uma grande publicidade das pessoas de liderança,” disse Kendall. “Você precisava de um tempo particular para se curar.”

Desde a descoberta do caso em 2007, Hawkins disse que experimentou o “trauma emocional severo” até o ponto onde ela se tornou suicida e foi involuntariamente a uma instituição mental.

O caso foi trazido à sua atenção por um outro funcionário que descobriu e-mails entre Lamb e outra funcionária.

Segundo a ação, a revelação foi “totalmente devastadora” a Hawkins, que havia deixado claro antes de aceitar o emprego na Daystar em 2005 que a integridade moral da organização e seus empregadores era muito importante.

Os Lambs teriam dito a ela que a Daystar foi operada em conformidade com os mais elevados padrões de conduta cristã. Eles também fizeram referências específicas a modéstia, a castidade e a pureza.

Hawkins se demitiu em 2008.

Na terça-feira, Joni Lamb disse aos telespectadores que “esta não é uma história secreta que tem se escondido, e não um assunto privado a partir do qual temos vindo a cura.”

Ela garantiu aos espectadores que o casamento deles é forte e “melhor hoje do que jamais foi.”

Marcus Lamb, entretanto, disse que havia se tornado responsável perante os pais de Joni e outros funcionários.