Governo de Israel cede terreno para novo parque temático

O governo de Israel anunciou nesta terça-feira, dia 11 de outubro, que planeja ceder um terreno junto ao mar da Galiléia para a construção de um parque temático que reproduzirá os passos de Jesus na Terra Santa. O projeto que deverá ser construído no terreno, de 50 hectares (cerca de 500 mil metros quadrados), será financiado por grupos evangélicos. O objetivo é atrair peregrinos a Terra Santa, depois da crise gerada nos últimos cinco anos pelo levante palestino contra a ocupação israelense na região.

Segundo o ministro do Turismo de Israel, Abraham Hirchson, os grupos devem investir de US$ 50 milhões à US$ 70 milhões no projeto que quer construir um centro que transmita a sensação de que “Jesus viveu ali” aos cristãos. O parque deve ser construído na região de Cafarnaum, onde estão a ruínas da casa de Pedro, testemunhas do milagre dos pães e peixes de Jesus, além do Monte das Beatitudes, onde foi proferido o sermão da montanha.

O ministro revelou ainda que o primeiro acordo deve ser firmado em novembro e que o novo parque temático deve atrair cerca de um milhão e meio turistas por ano. Apesar do investimento evangélico, o parque dedicará um dia especial para os peregrinos que costumam ir à Galiléia para fazer o recurso, que passará por dentro do novo parque.

Uri Dagul, diretor da Associação dos Meios de Hospedagens para Jovens de Israel, alegou que os mais de 90 milhões de evangélicos da América e os outros 300 milhões espalhados pelo mundo, se emocionaram ao ver o novo parque temático.