A Trindade

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28:19).

Enquanto as nações ímpias imaginavam para si uma multidão de deuses, a doutrina tanto do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento exigia fé no único Deus verdadeiro (Deuteronômio 6:4; 1 Timóteo 2:5).

A Bíblia deixa claro que Deus é um em essência, mas Se revelou em três Pessoas como o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Portanto, como cristãos, falamos sobre a Trindade. Essa expressão não é usada na Bíblia, nem a palavra “Pessoa” para designar Deus. Não adianta tentar entender Deus segundo nossos próprios conceitos. Ao utilizarmos o vocábulo “Pessoa”, estamos simplesmente aludindo ao que a Bíblia nos ensina em várias passagens que o Pai, o Filho e o Espírito Santo pensam, têm vontade própria e agem conscientemente.

A Trindade está indicada, mas não revelada claramente, já no Antigo Testamento (Gênesis 1:26; Salmo 110:1; Isaías 9:6). Quando o Senhor Jesus foi batizado no Jordão, as três Pessoas da Trindade apareceram juntas (Mateus 3:16-17). Essa revelação de Deus pela vinda do Senhor Jesus Cristo corresponde às palavras que o Senhor Jesus usou quando deu aos Seus discípulos a ordem concernente ao batismo.

O Novo Testamento nos diz que o Pai enviou o Filho ao mundo e que o Pai e o Filho enviaram o Espírito Santo (João 3:17; 14:26; 15:26; 16:7). Mas não devemos presumir que existem diferentes níveis ou hierarquia dentro da Trindade. É suficiente sabermos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Deus, isto é, um e o mesmo Deus (1 Jo 5.7).