Igreja Católica perde espaço para a evangélica no território mexicano

Nos últimos anos, a Igreja Católica perdeu muitos de seus fiéis para as igrejas evangélicas em toda América Latina. Para se ter uma idéia, existem 18 mil ministros católicos e aproximadamente 50 mil pastores e líderes evangélicos praticantes no México.

Segundo um artigo publicado no jornal “El Universal”, o censo apontou 18,08 mil sacerdotes católicos com vocação, estudos ou reconhecimento formal e 19,1 mil líderes só na igreja evangélica pentecostal. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, Geografia e Informática (INEGI), a igreja pentecostal é a terceira em importância no país.

Embora, hoje, registros do Ministério do Interior indiquem que exista um ministro religioso para cada 1,6 mil habitantes maiores de cinco anos, nos últimos 50 anos, o percentual não-católico cresceu 6%. Isto significa que o número de pessoas sem credo passou de 768 mil, em 1970, para cerca de 3 milhões, em 2000. Ainda segundo o “El Universal”, este fenômeno, que se apresenta com igual intensidade em diferentes classes sociais, é enfrentado por padres, rabinos e pastores.