Como é que pode?

1 Reis 11:1-13

Será que o Salomão do capítulo 11 é o mesmo que pediu sabedoria para pastorear o povo de Deus, e prometeu fidelidade a Deus, assim como seu pai Davi? Será que esse Salomão é aquele que impressionava pessoas vindas de lugares tão distantes para ouvir a sua sabedoria, de sábios que vinham procurar respostas e ele as tinha na ponta da língua? Será que esse Salomão é o mesmo que viu a glória do Senhor enchendo o templo? E que glória! Sim, infelizmente temos que admitir, esse Salomão é o mesmo que sucedeu a seu pai Davi, e reinou sobre o povo de Deus.

Como é que pode? Ele estava indo tão bem, aliás, ele estava bem de mais, estava surpreendendo a todos, estava honrando o nome de seu pai e, principalmente, o nome do seu Deus. Dava gosto de ver o homem mais sábio que pisou nesse mundo conversando com as pessoas, pregando suas mensagens sábias e poderosas, aconselhando, admoestando, exortando, ensinando, instruindo.

Quando eu estava meditando nesse texto, muitas perguntas surgiram em minha mente, a começar com essa: Como é que pode?

Como é que pode um único homem amar tantas mulheres ao mesmo tempo?

Como é que pode um homem que ama a Deus fazer aliança com mulheres que não amam o seu Deus?

Como é que pode um homem experimentado e maduro dividir seu coração, por causa da influência de suas mulheres?

Como é que pode um homem sábio e convicto, pregador da palavra, deixar-se desviar por ensinos contrários aos da palavra de Deus, seguindo outros deuses e religiões falsas?

Como é que pode um adorador do Deus verdadeiro adorar a deuses feitos por mãos humanas?

Como é que pode um homem que construiu o Templo de Deus com todo seu esplendor, construir altares em homenagem a deuses falsos, e ali queimar incenso a eles?

Pois é, se você fica indignado com tudo isso, imagine Deus! Deus se indignou tanto com ele que tirou dez tribos de uma só vez das suas mãos. Por amor ao Seu servo Davi, Ele só fez isso nos dias de Roboão, filho de Salomão, e preservou duas tribos, para cumprir a promessa a Davi, de que seus descendentes reinariam sobre Judá.

Mas aproveito o momento para refletir em minha própria vida e pedir que você faça o mesmo. Pois só Deus sabe como anda o nosso coração, se permanece íntegro, ou se está divido entre Deus e as pessoas e coisas desse mundo.

O mau exemplo de Salomão precisa ser levado a sério por cada um de nós!

Pense:

“Aquele que pensa estar em pé, cuide para que não caia!” Em outras palavras, como é que pode alguém estar em pé e em seguida tomar um tombo?