Como Treinar o Seu Dragão

Não esperem ver um filme no estilo Shrek de ser, com comédia e piada a cada cena… É um filme muito mais emotivo, com uma história bem mais profunda que a de seu antecessor mais famoso. À medida que a amizade entre o menino e o dragão vai crsecendo, vamos nos envolvendo emocionalmente, até que no clímax do filme, muitos de nós somos levados às lágrimas!

Gostei muito mesmo do roteiro, só duas coisas que acho que poderiam ter sido melhores:
A primeira é que novamente a Dreamworks tem problemas com seus personagens secundários, deixando notável que a preocupação com os principais foi enorme e que com os coadjuvantes não é bem assim. Mas, ainda assim acho que eles estão melhorando, e muito. Apesar de não terem recebido a atenção devida, o cuidado foi muito maior que o de Kung Fu Panda, por exemplo…

A segunda é que algumas vezes eles tentam nos deixar surpresos com algumas informações no filme, mas, do jeito que as cenas foram construídas, não conseguem atingir isso, pois deduzimos antes… (não vou falar quais cenas, pois talvez alguns se surpreendam!)

A animação está ótima. Se na construção psicológica os personagens secundários não recebem a atenção devida, isso certamente não acontece quando se trata da animação de cada um deles. Os cenários e objetos de cena são muito bonitos. Nada de muito diferente do que estamos acostumados a ver nos longas da Dreamworks. Eu não percebi nenhum efeito novo que me surpreendesse, mas é uma belíssima animação. Destaque para as cenas do voo de Banguela com Soluço! Em 3D deve ser uma das partes mais legais de se ver!

A dublagem em português não podia ser melhor, contando com Mauro Ramos (Pumbaa, de O Rei Leão, Shrek e Louis, de A Princesa e o Sapo) como o chefe dos vikings, entre muitos outros ótimos dubladores! Que bom que não fizeram a besteira de chamar algum ator famoso que não sabe dublar, só pra colocar o nome famoso no cartaz! (Sempre tenho que tocar nesse ponto, quem sabe um dia eles param com isso…).

Então é isso! Ótimo filme, recomendo mesmo!! Gosto dos filmes da Dreamworks, apesar de às vezes criticá-los, mas esse em especial é bem diferente dos outros! Valeu muito a pena ver um filme deles em um estilo totalmente diferente das comédias que estão acostumados a fazer! Vão conferir e vejam que nem só de ogros viverá a Dreamwoks, mas também de dragões!