Diário de bordo 3: Mais de Marcos Soares em Angola

Esta semana foi um pouco complicada para comunicações, mais ainda do que já é normal. Na segunda-feira passada, encerramos o seminário em Saurimo com uma sessão de perguntas pela manhã. Foi muito bom perceber o interesse e o acompanhamento de todos. As perguntas foram muito pertinentes e demonstraram que houve bom proveito das aulas ministradas.

Terça-feira fomos até Luena, província de Moxico. Uma viagem de cerca de 300km, que demorou 7 horas e meia. A (ex) estrada está praticamente destruída em alguns pontos, por causa das minas colocadas durante a guerra. Era um caminho importante de comboios e tanques e desde então nada se fez em termos de conservação. Tivemos algumas paradas rápidas para conhecer algumas missões e aldeias. Não se pode parar no acostamento por duas razoes: quase não existe e há muito risco de minas colocadas na beira das estradas. No caminho, muitos tanques e caminhões destruídos do tempo da guerra. Mas também rios e quedas d’água muito bonitos.

Nosso objetivo era visitar e conhecer a equipe de argentinos que acabou de chegar ao país para trabalhar na Clínica Médica em Luena. Foi um tempo muito bom com aqueles irmãos. Ali fiquei sabendo que o Once Caldas, meu time do coração desde que eliminou o São Paulo, acabou ganhando a Libertadores. Falamos de futebol, é claro. Fiquei com pena deles, eles realmente acreditam que o Maradona foi melhor do que o Pelé, imaginem. Mencionei que vou mandar para eles o filme que saiu no Brasil há alguns dias, “Pelé, eterno” e encerrei a discussão! Deram-me o troco, entregando-me um disquete que precisava embrulhado numa camisa azul e branca. Mas fora isso (que já era previsível) a visita foi muito boa.

Esses irmãos formam uma equipe extraordinária, tanto do ponto de vista profissional como espiritual. São três médicos, uma arquiteta, duas professoras e um economista, alem de um adolescente, filho de um dos casais. Seria muito bom se as igrejas no Brasil pudessem apóia-los aqui. Em breve, eles mesmos escreverão um relatório, que publicaremos em Vigiai e Orai, na edição seguinte. São muito alegres, estão muito dispostos e estão estabelecendo um modelo interessante que poderia ser seguido por nós.

Voltei de lá na quarta-feira à noite, esperando viajar para Luanda na quinta e vir para Lubango na sexta, mas infelizmente dois vôos foram cancelados e só consegui chegar onde estão os irmãos Paulo & Raquel no domingo à tarde. Infelizmente, só deu tempo de conhecer uma igreja. Preguei ali, numa reunião bastante freqüentada.

Esta região é bastante diferente do que tinha visto em Angola. Há um clima de maior normalidade na vida em geral, a cidade é mais bem conservada, até arrisquei dirigir o jipe do Paulo aqui. Você pode conhecer mais sobre o ministério desses irmãos aqui mesmo no site irmaos.com, na seção de missões. Clique aqui.

Na verdade, o objetivo desta visita não é tanto de ministrar em público, mas ter um tempo de comunhão e conversas com Paulo e família. Ontem, por exemplo, fomos dormir quase 3h da manhã! Percebe-se que há muito que conversar.

Estão aqui no momento alguns irmãos do Projeto Angola, uma extensão ministerial da IBAB (Igreja Batista da Água Branca). Estão envolvidos em diversos projetos com crianças, adolescentes e senhoras. Formam uma equipe de 5 irmãos e devem ficar aqui até dia 22.

Na permissão de Deus, esta será minha última semana aqui, nesta missão. Devo embarcar de volta para Luanda na sexta-feira de manhã, para pegar o vôo para o Rio no sábado de manhã. Continue orando para que tudo corra bem e que não haja surpresas com cancelamentos nos vôos de volta.