10 lições de um Juiz de Fora

Amigos, nada como ir até às Minas Gerais, suas misturas e mistérios, para aprender lições inesquecíveis. São tantas, que um final-de-semana não é suficiente, mesmo que prolongado seja, para absorver todas as coisas boas que este estado nos proporciona. Vou tentar listar algumas aqui, mesmo porque são inúmeros os leitores de Colunet que têm o privilégio de morar nesse estado abençoado. Se alguma coisa aqui não fizer sentido para você, é porque você não foi ao COMJUF. Um dia você chega lá.

Segura aí:

  1. A empresa de ônibus 1001 está comprando a Cometa. Os tempos são outros. Banana está comendo macaco. Então, não desista: quem é hoje, amanhã pode não ser mais; quem não era ontem, ainda pode ter uma chance.
  2. As curvas da estrada de Santos não são nada perto das curvas da estrada de Juiz de Fora. Mas fique tranqüilo: você vai chegar inteiro. Melhor andar na curva com um bom motorista ao volante do que na reta com um barbeiro.
  3. Terra morro abaixo, não tem curva de nível que segure. Quando o barranco resolve descer, é melhor sair de perto. Não tente lutar contra a natureza.
  4. Por maior que seja o monte de terra a ser removido, não existe nada que o trabalho persistente e duro não consiga refazer. Ligue seu trator de manhã cedo, e vá tirando caminhão por caminhão. Um dia você consegue terminar o serviço. Mesmo que todos duvidem ou que pareça nunca ter fim.
  5. Se houver 10 picolés premiados em uma caixa de 11 sorvetes, você provavelmente pegará o 11º que não está premiado. Eis a implacável Lei de Murphy.
  6. Não se preocupe quando falarem o que não devem a seu respeito. Um dia, Deus lhe dará a chance de mostrar sua verdadeira cara e você terá, então, feito novos e grandes amigos. Mais ainda, os seus verdadeiros amigos de antes continuarão acreditando em você e correrão os riscos que forem necessários, mesmo quando você tem tudo para não merecer crédito. Através de amigos leais, Deus opera o seu plano na hora certa. Quando isso acontecer, você terá uma palavra especial de gratidão e louvor a Deus por esses amigos e irmãos que Ele nos permite ter por esse Brasilzão Pátria Amada.
  7. Na bandeira de Minas Gerais está a frase latina: “Libertas quae sera tamen”, que vertida para um bom português dá: “A LIBERDADE, AINDA QUE TARDIA”. Nada poderia ser mais sugestivo. Ah! Sim. “Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós”. Precisamos disso.
  8. Quando alguém disser “a Bíblia ensina claramente”, preste bem atenção. Provavelmente o que virá a seguir está mais longe de estar na Bíblia do que qualquer mortal possa imaginar.
  9. Atenção rapaziada solteira e ainda não abençoada pela possibilidade de compromisso sério com o sexo oposto: Minas tem o mapa das minas!
  10. É muito bom saber que Deus está levantando um verdadeiro exército de gente jovem, séria, talentosa e competente para continuar levando à frente Seu fascinante projeto de Reino. Cada vez que encontramos pessoas assim, podemos renovar nossa esperança de um futuro melhor.