Nem pobre, nem rico (2)

    A Bíblia não só ensina, como também fornece detalhadamente qual deve ser nossa postura em relação ao dinheiro. Toda a Palavra está permeada de ensinamentos preciosos sobre como ganhar e administrar o seu pão de cada dia.

    Em Mateus 6 o Senhor Jesus nos dá um princípio muito importante. Veja: “Portanto não andeis ansiosos, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? ou; Com que nos vestiremos? Pois os gentios buscam todas estas coisas. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas elas. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6:31,33. A prioridade, como o próprio Senhor disse, deve ser confiar no Pai celestial que supre todas as nossas necessidades.

    Paulo, ao ouvir que muitos cristãos de Tessalônica “andavam desordenadamente, não trabalhando”, foi taxativo: “Pois quando ainda estávamos convosco, vos ordenamos isso: Se alguém não quer trabalhar, também não coma” 2 Tessalonicenes 3:10.

    O que é estar contente? Será que só ficamos satisfeitos quando temos abundância no café da manhã e podemos comprar aquela roupa de marca? Não deveria ser. Estar contente é podermos agradecer ao Senhor por tudo o que temos, não nos preocupar com o que Ele ainda não nos deu e descansar em relação àquilo que Lhe pedimos. “Porque nada trouxemos para este mundo, e nada podemos levar dele; tendo, porém, sustento e com que nos vestir, estejamos contentes” 1 Timóteo 6:7,8.

    A palavra de Deus também afirma que: “Nunca deixará de haver pobres na terra. Portanto Eu te ordeno: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra” Deuteronômio 15: 11. Hmmm… Esse ponto é complicado. Pedir pra Deus é fácil. Repartir com os outros não é tão simples assim. Mas você não está aqui para agradar a Deus? Dar, diante do Provedor da vida, é uma bem aventurança: “mais bem aventurada coisa é dar do que receber…” Atos 20:35.

    Portanto, comece a repartir desde cedo. Não espere ganhar milhões para ajudar aqueles que precisam nem para investir na obra do Senhor. Certo dia um pastor, pregando em sua igreja, ensinou que o mínimo que deveríamos oferecer ao Senhor é 10% da nossa renda bruta. Um dos ouvintes foi falar com o pastor após o culto e comentou: “Mas, pastor, 10% do que eu ganho é muita coisa!” O pastor argumentou: “Então vamos orar para que Deus diminua seu salário, assim 10% será bem menos.”

    Invista com sabedoria o que o Senhor tem lhe dado. Quer sejam milhões, quer simples trocados ganhos com muito suor, priorize o que é eterno.

    Em Mateus 25, nos versos de 14 a 30, o Senhor Jesus conta uma história a respeito de um homem nobre que viaja para um terra distante, e deixa ao encargo de três de seus empregados o cuidado de parte de seus bens. Dois foram sábios e investiram o que receberam, porém um deles não fez nada. Então o homem nobre, em seu retorno, disse ao mau empregado: “Mau e negligente servo, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e quando eu viesse, receberia com juros o que é meu”.

    Quando o seu Senhor voltar, você terá investido bem aquilo que Ele deixou para você administrar?

    Por favor, não se iluda. Estes princípios não são regras para a felicidade, mas sim, reflexos do real contentamento, que é Cristo habitando naquele que nEle crê. Você crê?