França vence Brasil e põe fim ao sonho do hexa na Copa da Alemanha

Mais uma vez, a campanha do Brasil na Copa do Mundo foi encerrada pela França. Responsável pela última derrota verde e amarela em mundiais, a equipe azul eliminou a Seleção do Mundial da Alemanha, neste sábado, em Frankfurt. Com um gol de Thierry Henry, levou a melhor por 1 a 0 e alcançou as semifinais.

O triunfo credenciou o time dirigido por Raymond Domenech a enfrentar Portugal na próxima partida, marcada para quarta-feira, às 16h (de Brasília), em Munique. Os comandados de Luiz Felipe Scolari se garantiram entre os quatro melhores ao baterem a Inglaterra nos pênaltis.

Carlos Alberto Parreira mandou ao Waldstadion a formação que muitos pediam, com Gilberto Silva e Juninho Pernambucano nos lugares de Emerson e Adriano. No entanto, quem mandou no jogo foi a França, comandada por Zidane, que adiou a aposentadoria com mais uma apresentação de gala.

O Brasil conseguiu se safar no primeiro tempo, mas vacilou na etapa final e permitiu que o adversário abrisse o placar. Aos 12min, Zidane cobrou falta da esquerda, e Henry apareceu com liberdade impressionante para completar de pé direito no segundo pau.

Parreira, então, resolveu refazer o “quadrado mágico”, com Adriano no lugar de Juninho Pernambucano. Mais tarde, trocou Cafu e Kaká por Cicinho e Robinho, mas as alterações não deram o efeito esperado, e foram mesmo os franceses quem avançaram às semifinais.

Esta foi a terceira derrota brasileira para a França em copas do mundo. Além dos 3 a 0 sofridos na decisão de 1998, o time verde e amarelo também deu adeus à competição diante do mesmo adversário em 1986, quando perdeu também nas quartas-de-final, na disputa por pênaltis. A única vitória do Brasil ocorreu na semifinal da edição de 1958: 5 a 2.

Leia outras matérias de irmaos.com na Copa