Fofoca é crime

Depois que pessoas alvos de falsos rumores acabaram mortas ou presas por engano, o prefeito de uma pequena cidade da Colômbia decretou que a fofoca é um crime com punição de até quatro anos de prisão.

Enquanto alguns moradores alegam que o decreto é ridículo, o prefeito Jesus Ignácio Jimenez insiste que, em um país violento como a Colômbia, fofocar pode ter sérias conseqüências: “É uma tradição a fofoca se espalhar por pequenas cidades e isso faz parte da vida, mas é preocupante o fato de que pessoas estão indo para a cadeia e sendo assassinadas por causa de uma fofoca”, disse Jesus Jimenez em uma entrevista por telefone para a agência de notícias AP.

Esse prefeito não deve se chamar Jesus por acaso. Não sei porque alguns ainda se espantam com uma coisa dessas. Afinal, a Bíblia já considera a fofoca crime desde os tempos mais remotos da nossa história. O próprio Jesus, o verdadeiro (sic), condenou a prática e explicou que o fazer o mal vem de dentro de nós e, em sua lista de pecados desta categoria estão: o engano e a calúnia. Na linguagem atual, a fofoca (Marcos 7:22).

Tiago aprofunda o tema e ensina que a língua pode contaminar todo o nosso corpo: O que falamos pode se transformar em maldição para nós e para outros: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno… é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim” (Tiago 3).

O que Tiago está dizendo é que, se você não consegue controlar a sua língua no sentido de afirmar somente o que edifica, transmitir graça àqueles que te ouvem, compartilhar conteúdos verdadeiros, acrescentar valor na vida dos outros… Se você precisa afirmar e depois voltar atrás… Se você afirma, mas não tem muita certeza… Se você afirma, mas depois muda de opinião… Se você fala sem pensar… Se você discute de maneira inconseqüente… Se você debate apenas para polemizar… Se você fala de maneira displicente… Se você usa a palavra para agredir, ofender, caluniar, mentir, exaltar-se, então fique calado! Ou diga alguma coisa mais valiosa do que o silêncio. Porque a conversa cristã, que é imprescindível para a nossa edificação, não é a conversa da dúvida. Não é uma conversa que gira ao redor de “se”, “será”, ou “eu acho que”. A conversa cristã, que edifica a comunidade, é uma conversa que afirma a verdade. É uma conversa de pessoas que falam entre si com salmos e hinos, que compartilham bênçãos uns com os outros. Que se aconselham mutuamente, não na base do achismo, mas na base do fato de que a Palavra de Deus é o árbitro da conversa.

Fofoca não dá cadeia em outra parte do mundo, mas faz muitos prisioneiros de palavras enganosas. E que isso, entre os chamados cristãos, nem se nomeie. Um cristão deve ser amante da verdade dita com amor. Quem ama a mentira é servo de outro senhor, o diabo, que é chamado corretamente de pai da mentira (João 8:44).

Por isso precisamos desejar que nenhum de nós encontre prazer em servir ao diabo. Isso não combina com os filhos de Deus, pois Deus é verdade, Ele nos santifica na verdade e a Sua Palavra é a verdade. E tem ainda a última: o crime de fofoca já está contemplado na legislação de Deus há muito tempo.

por Clóvis Jr.