É tão simples!

“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e se vêem pelas coisas que são criadas, para que eles fiquem indesculpáveis.” (Rm 1:20).

Eu estava lendo algo essa semana sobre como funciona a visão humana. É algo muito complexo. Os dados que a nossa retina processa, muitas vezes, em 1 segundo, um super-computador de última geração levaria 100 anos para processar 1 vez. Aí eu vi que era muito complicado e, como sou teimoso, tive curiosidade de ler sobre o funcionamento do cérebro, quase que o meu parava de funcionar. Trilhões de neurônios funcionando, bilhares de ligações com o corpo inteiro e inúmeros comandos a cada segundo. Então eu pensei, que coisa mais complicada, somente uma fonte inesgotável de sabedoria poderia ter criado algo tão perfeito. E foi assim que fomos criados por Deus.

O mais intrigante nisso tudo é: Como é que alguém pode achar dificuldade em crer em Deus e crer em Jesus Cristo, o seu único filho? Como alguém pode ter dificuldades em crer na mensagem da cruz? Está tudo tão claro à nossa vista. E por que estou falando disto?

Está no ar agora uma novela chamada “Alma Gêmea” , com a mensagem deturpadora da reencarnação. Tomando posse das mentes humanas e fazendo, ou tentando fazer, o povo acreditar que o espírito depois que alguém morre passa por um processo de desenvolvimento espiritual e depois reencarna. Tudo enganação. Mentira. O que mais me impressiona é já ter escutado de irmãos na fé sobre a possibilidade de reencarnação. É um absurdo que até os crentes estejam caindo no engodo de Satanás de maneira tão banal, com uma mensagem sem fundamento, e por que isso acontece? É muito mais interessante estar diante da televisão que lendo as Escrituras. Nós estamos deixando para trás as coisas que realmente importam para estarmos perdendo tempo diante de um instrumento que o diabo tem usado muito bem e que nós temos deixado surtir efeito em nossos lares. Nós estamos vivendo num tempo em que as regras, o bonito, o certo é o que ensina a televisão. E onde ficam as Escrituras? E a Palavra viva onde está? Que lugar o Evangelho está ocupando em minha vida? Ah! Estamos muito ocupados para ler a Bíblia. Muitas vezes achamos que já a conhecemos e que o Pastor é quem deve fazer isso, afinal de contas é o dever dele.

Estamos dando crédito demais às coisas da telinha e o conhecimento de DEUS está ficando cada vez mais esquecido. Cultos semanais têm sido pouco freqüentados porque os irmãos preferem ver a novela. Escola dominical deixada de lado por causa da Fórmula 1 ou do futebol de areia. Mas o que eu quero deixar bem claro é que, se nós temos a facilidade de assimilar tudo aquilo que a televisão nos ensina, por que é que tanta gente tem dificuldade de entender Deus, de entender a Criação e de aceitar a Jesus Cristo?

É algo tão simples. Deus estava na eternidade, não estava sozinho, mas Ele é um Deus de coisas novas e viu a Terra sem forma e vazia, criou a luz, as águas, os céus, os luzeiros, a erva-verde, os peixes, os répteis e por fim o homem segundo a sua imagem e conforme a sua semelhança. Amou o mundo. “Viu Deus que era muito bom tudo que tinha feito” (Gn 1:28). Mas o homem não foi obediente, Deus o castigou e, cheio de misericórdia, vendo que nós jamais conseguiríamos ser justos perante os seus olhos, decidiu enviar o seu Filho para pagar pelos pecados da humanidade, para que através dEle nós pudéssemos ter acesso à vida eterna e tudo assim aconteceu. “Mas a todos quanto o receberam foi-lhes dado o poder de serem feitos filhos de Deus. A todos quantos creram no seu nome” (João 1:12). Somente através de Jesus Cristo é que nós temos acesso ao Pai.

Eu vejo que em outras religiões todas as pessoas têm que pagar pelos seus pecados. No evangelho existe a graça, o perdão pelo sangue de Jesus. Em outras religiões o povo se martiriza e diz que é uma maneira de se purificar e se santificar, fazem caminhadas quilométricas como pagamento de dívidas com Deus como se Deus se deixasse ser comprado. E seguem à risca todos esses rituais estranhos e entendem tudo isso. E por que não entender a simplicidade do evangelho da Paz? As boas-novas da Salvação e a vida eterna que Deus nos preparou e que anunciou através do seu Filho? É perfeitamente normal que tenhamos dificuldade em entender como funciona a visão humana, é totalmente aceitável alguém que diz que não compreende como o funcionamento cérebro humano pode ser assim tão impressionante. Mas não dá pra entender o fechar dos olhos, não dá pra entender o travar da mente em se ver e se saber que reencarnação, martírio, caminhadas, procissão não vai levar ninguém pro céu. Salvação só através de Jesus Cristo e por todas as coisas invisíveis, desde a criação do mundo, o seu poder eterno e a sua divindade se entendem e todos se acham perante Ele indesculpáveis. Olhe pro céu, olhe pro mar, olhe no espelho… Não é tão simples?