Os 20 cristãos mais influentes da internet brasileira em 2013

os

A internet tem sido uma ferramenta muito importante para evangelização na vida dos adolescentes, jovens e adultos do Brasil. E, pensando nisso, tem gente sabendo como utilizar desta ferramenta para agregar valor ao seu trabalho. Foi assim que me surgiu a ideia de listar os 20 cristãos que mais contribuem para que o Cristianismo cresça de forma positiva no Brasil e alcance ainda mais pessoas. Esta é a lista dos 20 cristãos mais influentes da internet brasileira em 2013.

Mas, antes da lista, peço que leiam o que vem a seguir para evitar qualquer falatório desnecessário.

1º. Como nunca fiz uma lista dessa, levei em consideração o trabalho de outros anos de alguns que estão na lista, por isso, não se resume só ao ano de 2013.Ano que vem poderemos ver aqui nesta lista só os que fizerem um trabalho bacana no ano de 2014.

2º. A lista foi feita a partir das indicações dos leitores do blog, mas, também, de alguns que eu escolhi, pois são pessoas que eu conheço bem o trabalho e sei que não poderiam ter ficado de fora.

3º. Também chamei uns amigos para compor um “júri técnico” para ajudar fechar a lista. Estes amigos foram: O compositor, cantor e meu amigo cearense Filipe Flakes; O teólogo e blogueiro, que está morando na França atualmente, Alexandre Milhoranza; E o meu amigo Neto Gregório, dono do segundo maior site de notícias cristãs do Brasil, o Gospel Prime.

5º. O critério usado foi apenas um: A pessoa tem que ser cristã e ter uma influência na internet. Tem que ser uma pessoa que tenha ficado conhecida através da internet, e não um famoso que já era conhecido e ficou ativo na internet.

6º. A lista esta em ordem alfabética, já para evitar qualquer hierarquia.

Bem, explicado tudo isso, fiquem com a lista.

ARIOVALDO-JR

Provavelmente você já deve ter visto um vídeo do Ariovaldo Jr. rolando em sua timeline do Facebook ou Twitter. Sim, ele é o criador da Bíblia Freestyle e este ano de 2013 foi notícia em todo o Brasil com esse trabalho. É Pastor, teólogo do mundo real, palestrante desmotivacional, admirador do Ensino Reformado e portador de TDAH com a bênção de Deus!

ARIOVALDO-RAMOS

Ariovaldo Ramos, ou simplesmente Ari, como muitos o chamam, é escritor, articulista e conferencista com larga experiência na missão da igreja. Ariovaldo foi presidente da AEVB (Associação Evangélica Brasileira), Missionário da SEPAL, e presidente da Visão Mundial no Brasil. Atualmente ministra na Comunidade Cristã Reformada.

AUGUSTUS-NICODEMUS

Também não é difícil ver vídeos do Augustus Nicodemus bombando nas mídias sociais. Considerado por muitos um dos maiores teólogos da atualidade, Nicodemus é referência quando se fala em Calvinismo. É Reverendo da Igreja Presbiteriana do Brasil, teólogo calvinista, professor e escritor natural da Paraíba. Foi chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie no período de 2003 a 2013, cargo que visa manter a confessionalidade presbiteriana da instituição.

BRAULIA-RIBEIRO

Bráulia nasceu em Belo Horizonte, numa família de típicos intelectuais mineiros. Mas cedo, aos 17 anos se dedicou para missões e foi morar no norte do Brasil, trabalhando na região amazônica por 30 anos. Tem bacharelado e mestrado em etno-linguística. É casada com Reinaldo Ribeiro e tem três filhos, Samuel, João e Sofia. Hoje ela está morando na Polinésia com a família e se preparando para continuar seu trabalho com tribos, desta vez com os grupos da Micronésia, Polinésia e Melanésia. Ela não crê em doutrina que não possa ser vivida. Gostaria de escrever mais.

ed-rené

Ed René Kivitz tem usado muito bem as mídias sociais para interagir com os jovens e adultos do Brasil. Ed. René é graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo; pastor presidente da Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo; autor de Quebrando paradigmas (Abba Press), Vivendo com propósitos, Outra Espiritualidade e O livro mais mal humorado da Bíblia (Mundo Cristão); idealizador do Fórum Cristão de Profissionais.

FABRICIO-CUNHA

Fabrício Cunha, no fundo e no final das contas, é só um caipira, como ele mesmo gosta de se definir. Mas sabemos que ele não é apenas isso. Com versos tocados em sua viola e textos no ponto, Fabrício se destaca na internet. Filho do seu Dito, dono de uma viola e amante de festa junina.

FERNANDO-ORTEGA

O cara que não mordeu a maçã. Fernando Ortega é chileno que veio com 6 anos para o Brasil. Aos 16 se reencontrou com Jesus e nunca mais largou. Um dos primeiros jovens a levantar a bandeira de NÃO FAZER sexo antes do casamento e do namoro cristão. Tem viajado o Brasil dando palestras e conquistados mais e mais jovens para este caminho.

LEO-SOUZA

Léo Souza é o cara por trás do perfil @Na_Igreja e é o típico cara que faz um trabalho bem bacana na internet, mas que não gosta de mostrar seu rosto. Nunca vou entender isso, mas é assim mesmo. Conheço ele pessoalmente, pois é daqui de Fortaleza. O primeiro perfil de humor cristão no Twitter a ultrapassar os mais de 100 mil seguidores. Coloca uma hashtag nos TT’sBr como ninguém.

PR.-LUCINHO

Talvez o maior nome da internet cristã brasileira de 2013. Pr. Lucinho Barretosempre aparece com novas loucuras, como ele mesmo gosta de chamar. Um louco por Cristo, Lucinho bombou nas mídias sociais este ano com seus vídeos e com a famosa foto cheirando a Bíblia. Pastor Lucinho, vai além do sonho. Ele tem dedicado sua vida para evangelizar, preparar e equipar jovens e igrejas a falar do amor de Jesus e viver este amor com intensidade.

MARCELA-TAÍS

Marcela Taís é uma mistura de folk e estilo próprio numa voz marcante, doce e delicada. Músicas com letras poéticas e, ao mesmo tempo, simples e que embalam confiança, otimismo, leveza e fé, de uma forma prática e descomplicada. Ficou conhecida na internet por lançar uma música que foi tema do Eu Escolhi Esperar.

MARCOS-ALMEIDA

Marcos Almeida é o vocalista da banda Palavrantiga e é muito ativo nas mídias sociais. Com textos inteligentes, sempre debate temas como brasilidade, MPB, poesia e política. Seu blog é um exemplo claro disso. Uma referência quando falamos em saber como utilizar a internet a seu favor e interagir com os que acompanham seu trabalho com a banda.

MARCOS-BOTELHO

Também utilizando o humor, Marcos Botelho ficou conhecido na internet com seus vídeos e podcasts. É Missionário da Missão Jovens da Verdade e da SEPAL (Servindo Pastores e Líderes). Fundador e líder do ministério JV na Estrada que trabalha em congressos e acampamentos com recreação, teatro e preleção. Criador e professor do curso modular chamado Ministério com Juventude, liver e pós-graduação, realizado no seminário do JV/FLAM desde 2006. Fundador do ministério Terra dos Palhaços Brasil vinculado ao JV e a MPC. Pastor de Jovens da igreja presbiteriana em Alphaville.

NELSON-JR

Se você já ouviu falar do Eu Escolhi Esperar, saiba que tudo saiu da cabeça deste cara, Nelson Júnior. Idealizador e criador, Nelson impactou e revolucionou a internet com seu ministério sobre esperar a pessoa certa para sua vida e esperar para fazer sexo só depois do casamento. Alvo de polêmicas, piadinhas e opiniões contrárias, Nelson não se abateu e hoje é referência de como usar a internet a favor do Evangelho e para impactar vidas.

NORMA-BRAGA

Norma Braga Venâncio é doutora em literatura francesa pela UFRJ e mestranda em teologia filosófica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Desde 2005, escreve em seu blog sobre cosmovisão cristã, teologia, arte e política. É casada com André Venâncio e reside atualmente em Natal. Sempre ativa nas mídias sociais.

PAULINHO-DEGASPARI

Precursor do podcast cristão, Paulinho Degaspari é um dos nomes mais conhecidos da internet cristã brasileira. Paulinho é o cara do site Irmaos.com. Sempre atualizado com as novas tecnologias e mídias sociais, desde 1998 ele não perde uma chance de inovar e acrescentar mais e mais ferramentas para ajudar a levar o Evangelho de forma atual para as pessoas do Brasil.

RODRIGO-BIBO-DE-AQUINO

Idealizador e criador do site BiboTalk, Rodrigo Bibo se destacou este ano por ser indicado pelo podcast dos Irmaos.com, pelos teólogos Walter McAlister eAugustus Nicodemus. O blog é feito por mais pessoas, mas como Bibo é o idealizador, ele é o representante.

SANDRO-BAGGIO

Sandro Baggio é missionário do Steiger International servindo junto ao Projeto 242 como pastor-mentor, ocasionalmente tradutor e intérprete, escritor, leitor compulsivo. Formado em 1988 em teologia com ênfase em missiologia pelo SEMITE-RJ, serviu como missionário junto a Operação Mobilização na Europa e à bordo do navio Logos II. Seus dois livros publicados são “Música Cristã Contemporânea” (Editora Vida) e “Intelectualidade Cristã em Crise” (Editora Fôlego). Sandro é destaque nas mídias sociais.

VINICIUS-MUSSELLMAN

Você já assistiu um vídeo, já leu um texto, já compartilhou alguma imagem do site Voltemos ao Evangelho? Pois fique sabendo que o idealizador do site éVinícius Musselman. Por isso, ele esta aqui na lista dos 20 cristãos mais influentes da internet brasileira em 2013. Sempre se destacando as mídias sociais.

WALTER-MCALISTER

Walter McAlister é um dos maiores nomes da internet cristã brasileira. É Bispo Primaz da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida (ICNV); autor dos livros O Fim de Uma Era, premiado Livro do Ano, Melhor Livro na Categoria Vida Cristã e Autor do Ano Nacional, e O Pai Nosso, premiado Livro Inspiração do Ano, pelo Prêmio Areté 2011, promovido pela Associação de Editores Cristãos (ASEC); idealizador do curso de iniciação cristã Seminário Teológico de Base – SETEB (que já formou mais de 20 mil alunos); escritor e conferencista.

YAGO-MARTINS

Blogueiro, vlogueiro, tuiteiro, polêmico e defensor das músicas que cantam as escrituras. Yago Martins é sempre lembrado quando falamos de mídias sociais. Ele sabe muito bem como utilizar cada ferramenta. Sempre batendo na ferida do mercado gospel com seus vídeos, sempre polêmico em seus textos e sempre ativo no Twitter. Yago é destaque na internet cristã brasileira.

THIAGO-MATSO

Criador do primeiro blog e Twitter de humor cristão, Thiago Matso está sempre em destaque nas mídias sociais, sendo notícias nos maiores portais cristãos o Brasil. Sempre crítico, já desafiou e foi bloqueado no Twitter por nomes conhecidos no Brasil como Thalles Roberto, Marco Feliciano, Silas Malafaia, Cid Não Salvo e Kibe Loco. Apesar de ter sido indicado pelos leitores, ele não está na lista por motivos óbvios: foi o idealizador e criador da lista 2013.