Primeiras notícias de 2007 de Walter Gonçalves direto da Bósnia

Zenica, 04 de Janeiro de 2007

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Gostaria de prmeiramente desejar a todos vocês um feliz ano de 2007 com muitas bênçãos e manifestações da graça de Deus em vossas vidas. E também agradecer a todos os que durante o ano de 2006 nos apoiaram com muitas orações, intercessões, ofertas, cartas e amizades.

O Senhor Deus mais uma vez manisfetou a sua grande misericórdia e fidelidade para conosco em muitas maneiras e situações. O que eu posso dizer é que Deus é realmente fiel e o que Ele prometeu ele cumpre. Suas promessas são eternas e seguras.

Como eu havia anunciado no mês dezembro sobre o nosso programa de natal, em 2006 eu fui mais uma vez o responsável pela coordenação, recepção e distribuição de mais de 79.000 presentes de natal para as crianças da Bósnia. Em Zenica nós fizemos a programação de natal no ginásio esportivo da cidade e somente pela graça e misericórdia de nosso Deus é que conseguimos terminar a distribuição sem maior desordem. Nós tivemos dois programas durante o dia e no primeiro programa o prefeito esteve presente para abrir o programa, um dos líderes da nossa igreja local fez uma breve apresentação do significado do Natal e depois começou a apresentação teatral do grupo do teatro local sobre o natal, mas na metade do programa as crianças começaram a ficar imquietas e tivemos que começar a distribuir os presentes antes do final da apresentação. Mais de 5000 pessoas entre crianças e famílias estiveram presentes.

A segunda apresentação estava prevista para começar às 16 horas mas às 15:45 tivemos que começar a distribuir os presentes antes mesmo de fazer qualquer programa por causa da enorme multidão que ainda estava do lado de fora do ginásio. Foram mais de 6.000 pessoas presentes no ginásio esportivo. Foi realmente a multiplicação dos presentes que acomteceu. Nós orávamos para que tivéssemos presentes suficientes para todas as crianças e no final ainda sobraram mais de 400 presentes. Nós temíamos que a multidão fosse destruir o ginásio. Graças a Deus tudo terminou bem e temos que louvar ao Senhor pela cobertura dos principais canais de televisão do país e pela imprensa. Tivemos a oportunindade de estar pela primeria vez falando na televisão nacional sobre o significado do Natal do ponto de vista evangélico.

Mas no inicío desta semana saiu uma reportagem numa revista islâmica sobre a nossa organização e trabalho na Bósnia. Na verdade, Semir, um dos bósnios que trabalha conosco no laboratório de próteses dentárias, deu uma entrevista para um jornalista islâmico, com quem havia combatido junto durante a guerra na Bósnia. O jornalista deturpou grande parte da entrevista e falou sobre os nossos diferentes programas humanitários, que segundo ele, servem só para converter os muçulmanos a Cristo. Semir está bem apreensivo em relação à sua familia, pois na região onde ele mora, os moradores são quase que 100% muçulmanos e já tem dois dias que ninguém da região se comunica com eles e mesmo as crianças não estão podendo sair para brincar com os vizinhos. A revista também atacou bastante o trabalho da clínica dentária e o programa de natal. A nossa oração é que o Senhor use esta reportagem para trazer mais muçulmanos a ele e que desperte no coração de nossos irmãos e irmãs aqui a coragem para testemunhar
com mais ousadia e intrepidez a palavra de Deus.

Minha irmã Maria da Penha chegou ontem em Zagreb, na Croácia, procedente da Bélgica para obter um visto para entrar na Bósnia e ficar até o final de janeiro para ajudar um pouco mais no trabalho com crianças e também auxiliar a Cristiane e o Fernando com as suas crianças uma vez que a filha deles, a Nathalia, é autista. Infelizmente, a minha irmã passou o dia todo na embaixada de Básnia na Croácia e não aceitaram nem mesmo o pedido de visto. Ela irá amanhã de manhã novamente com o Dreno e Semir que enviamos a Zagreb para auxiliá-la na obtenção do visto. Ela já tinha todos os papéis necessários para obter o visto e mesmo assim ele foi negado.

Estamos percebemdo que estão havendo várias oposições ao nosso projeto da clínica dentária, justamente quando temos a Cristiane que veio para estar dois meses aqui e também estamos aguardando a vinda do Josué e família em fevereiro que estão vindo para morar aqui e desenvolver um programa estadual de prevenção dentária e higiene bucal nas escolas assim como ir nas cidades e vilarejos onde não existe testemunho evangélico para abrir portas para a palavra de Deus. Até hoje o governo não aprovou o projeto dentário para o ano de 2007.

Um dos meus jovens, o Adis, continua preso e vai ser julgado no dia 11 de janeiro. Ele deve provavelmente ficar dois anos e meio preso.

Motivos de louvor, oração e intercessão

  • Louvem ao Senhor conosco pela grande cobertura que tivemos através dos principais canais de televisão e imprensa sobre o programa de natal.
  • Louve ao Senhor pelas provisões financeiras para cobrir todas as nossas despesas no ano de 2006. Perdemos algums importantes mantenedores mas o Senhor tem levantado outros irmãos e igrejas que não conhecemos.
  • Louvem ao Senhor pela conversão do Marciano – ele é jogador de futebol numa das principais equipes de futebol da Bósnia e aceitou a Jesus na semama passada com Fernando e Cristiane.
  • Orem pela aprovação do nosso projeto da clínica dentária e laboratório para o ano de 2007
  • Orem pela vida do Semir e família. Por proteção e ousadia em apresentar o evangelho.
  • Orem pela Nevresa, esposa do Semir que está grávida e ainda não fez uma decisão por Cristo.
  • Orem para que a reportagem na revista islâmica produza efeito contrário e que muitos venham a conhecer a Jesus através deste acontecimento.
  • Orem pela minha irmã Penha, para a aprovação do visto amanhã mesmo (sexta feira, dia 05) em Zagreb. Que toda oposição e barreiras sejam desfeitas em nome de Jesus.
  • Orem pelos recursos para a aquisição dos terrenos para a construção do acampamento e centro de reeducação para adolescentes.
  • No mais, orem por nós e por forças físicas e emocionais para continuar neste ministério no qual voces são parte fundamental.

Nele, esperança das nações,

Walter Gonçalves

Saiba como contribuir com o trabalho do Senhor na Bósnia