Trabalhem em equipe

Em 1976, tremores devastaram a região montanhosa da Guatemala. Milhares de pessoas foram mortas e dezenas de milhares ficaram desabrigadas. Um filantropo se ofereceu para patrocinar uma equipe de assistência da nossa faculdade. Este folheto foi afixado em nosso dormitório: “Necessário: estudantes que desejam utilizar suas férias de primavera para construir casas de blocos de concreto em Quetzaltenango”. Eu me inscrevi, fui aceito e comecei a frequentar as reuniões de orientação.

Havia doze de nós ao todo. A maioria alunos do seminário. Todo nós, parecia, amávamos discutir teologia. Nós éramos novos o bastante em nossa fé para acreditar que sabíamos todas as respostas. Isto proporcionou discussões acaloradas. Debatemos sobre um bando de polêmicas. Não consigo me lembrar da lista. Provavelmente incluíram os suspeitos de sempre como dons carismáticos, fim dos tempos, estilos de adoração e estratégia de igreja. Até chegarmos à Guatemala, nós abrangemos as polêmicas e revelamos nossas verdadeiras personalidades. Eu discerni os fiéis dos infiéis, os saudáveis dos hereges. Eu soube quem estava dentro e quem estava fora.

Mas tudo isso foi logo esquecido. A destruição causada pelo terremoto diminuiu as nossas diferenças. Aldeias inteiras foram niveladas. Crianças vagavam por entre os escombros. Longas filas de pessoas machucadas esperavam atendimento médico. As nossas opiniões repentinamente pareceram insignificantes. O desastre exigiu trabalho em equipe. O desafio criou uma equipe.

A tarefa transformou rivais em parceiros. Eu me lembro de um colega em particular. Ele e eu tínhamos opiniões claramente diferentes quanto aos estilos de música de louvor. Eu – o mente aberta, pensador relevante – favorecia a música contemporânea, movimentada. Ele – o enfadonho, homem das cavernas de mente fechada – preferia hinos e hinários. Porém quando estávamos empilhando os tijolos para as casas, adivinhe quem trabalhou ombro a ombro? Enquanto trabalhávamos, começamos a cantar juntos. Cantamos músicas antigas e novas, lentas e rápidas. Somente mais tarde eu percebi a ironia disso. Nosso interesse em comum nos deu uma canção em comum.

E se o ingrediente que falta para mudar o mundo for o trabalho em equipe? “Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles” (Mateus 18:19-20).

Esta é uma promessa impressionante. Quando os crentes concordam, Jesus toma conhecimento, aparece e ouve as nossas orações.

E quando os crentes discordam? Podemos voltar para a minha recordação guatemalteca por um momento?

Suponha que o nosso grupo tivesse se agrupado de acordo com as opiniões. Tivesse se dividido de acordo com as doutrinas. Se tivéssemos feito a unanimidade um pré-requisito para parceria, você consegue imaginar as consequências? Nós não teríamos terminado nada. Quando os trabalhadores se dividem, são os sofredores que mais sofrem.

Eles já haviam sofrido o bastante, você não acha? A igreja de Jerusalém encontrou uma maneira de trabalhar junto. Eles encontraram um denominador comum na morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Porque eles trabalharam juntos, vidas foram mudadas.

E quando você e eu trabalharmos juntos, o mesmo acontecerá.

É melhor ter companhia do que estar sozinho,

porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.

Se um cair,

o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.

Mas pobre do homem que cai

e não tem quem o ajude a levantar-se!

(Eclesiastes 4:9-10)

Senhor, sempre que eu me dirijo ao senhor como “nosso Pai”, eu me lembro que fui chamado para ser parte de uma comunidade santa. O senhor não me chamou para continuar isolado, mas para colocar-me no corpo de Cristo, junto com todos os outros crentes em Jesus de todo o mundo de todas as épocas. Por favor, dê-me graça para agir de acordo com a verdade que o senhor nos criou para crescermos como uma equipe, para trabalharmos como uma equipe, para adorarmos como uma equipe e para chorarmos e rirmos como uma equipe. Conceda-me a sabedoria e a força para associar-me ao senhor e aos meus irmãos e irmãs em Cristo a fim de suprir as necessidades que o senhor coloca diante de nós. Por amor a Jesus e em seu nome eu oro, amém.

Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques
Texto original extraído com permissão do site www.maxlucado.com