Habacuque era brasileiro?

“Será que eu tenho de assistir todo esse pecado e toda essa tristeza à minha volta para sempre? Para qualquer lugar que eu olhe, existe violência e chantagem. Homens que dão a vida por uma discussão e uma briga. A lei não é cumprida, e nem nos tribunais se faz justiça, pois os perversos são muito mais numerosos que os justos. O que manda é o dinheiro dado “por fora” e a desonestidade”. (Habacuque 1:3-4 – B.Viva)

A mensagem de Habacuque é muito atual. O que estava acontecendo com a nação de Judá nos seus dias – violência, imoralidade, chantagem, injustiça, corrupção e desonestidade – está acontecendo hoje no Brasil. Quando olhamos para esta situação em que se encontra o nosso país, somos levados também a perguntar “até quando temos de assistir a todo este pecado e esta tristeza?”.

Habacuque, cujo nome significa “aquele que abraça fortemente”, foi um profeta inquiridor e extremamente nacionalista. Apesar de Judá estar nessa situação, ele não perde a esperança, ele abraça e se agarra à infinita sabedoria de Deus. Aprendemos com este grande profeta como devemos agir na adversidade. O que fazer para restaurar a sorte da nossa nação?

  1. Invocar o nome do Senhor – “Até quando, Senhor, clamarei eu e tu não me escutarás?” (1:2) – Habacuque usa o recurso extraordinário da oração; ele clama, ele invoca a Deus para que Ele reverta esta situação, e não apenas isso, ele se coloca na torre de vigia para esperar e ver qual resposta Deus vai dar à sua queixa (2:1). Você tem feito o mesmo pelo nosso Brasil?
  2. Viver pela fé – “…mas o justo viverá pela fé” (2:4). Que grande mensagem para os nossos dias! Precisamos orar, mas precisamos também crer que Deus pode mudar situações adversas. Aquele tipo de fé que crê no incrível, vê o invisível e recebe o impossível. Você crê que Deus pode mudar o Brasil?
  3. Clamar por avivamento – “aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos…” (3:2). Nós precisamos também clamar por um avivamento da Igreja na nossa nação. O avivamento que aconteceu na Inglaterra através de John Wesley mudou a situação de miséria daquele país.
  4. Alegrar no Senhor – “todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação” (3:18). Ainda que a situação não melhore, ainda que o governo Lula não dê certo, ainda que eu perca meu emprego, ainda que meu salário não aumente, eu me alegrarei no Senhor da minha salvação. Os homens falham, mas Deus não falha; os homens mudam, mas Deus não muda; os homens são infiéis, mas Deus permanece fiel, por isso, nEle esperarei e nEle me alegrarei. Bendito seja o nome do Senhor!

por Antonio Vicente Netto