Ainda dá tempo

2 Crônicas 33:12-20

A história de Manassés é uma dessas que enchem nossos olhos e que nos levam a acreditar que, apesar de tanta coisa errada, nada está perdido. Ficamos mais velhos, perdemos algum tempo, nossos cabelos caíram ou ficaram brancos, não aproveitamos algumas oportunidades, demos mais valor do que devíamos às coisas desse mundo, perdemos tempo com mesquinharias religiosas, mas acredite: Ainda dá tempo.

Alguns de nós, talvez, chegamos à conclusão de que tudo estava arruinado, e que não teríamos mais as chances que tivemos outrora, no entanto, para a nossa alegria, o Senhor mais uma vez nos surpreende e nos diz: Ainda dá tempo!

Como vimos no artigo anterior (Quando as palavras não resolvem), o Senhor falou muitas vezes a Manassés, no entanto, Manassés optou em não dar ouvidos à voz do Senhor. Deus, então, entregou-o nas mãos de seus inimigos, e quando parecia que tudo havia chegado ao fim, Manassés faz o que ninguém espera de um nó-cego como ele.

ATITUDES CERTAS PARA OBTER NOVAS CHANCES:

1. Em sua angústia, clamou ao Senhor (2 Crônicas 33:12) – Seu coração se quebrantou diante do Senhor.

2. Ele se humilhou muito diante do Deus de seus pais (12) – Reconheceu seus próprios erros e sua insignificância diante do Deus de seus pais.

3. Ele orou a Deus (2 Crônicas 33:13) – Dessa vez ele orou ao Único Deus a Quem se deve orar.

REAÇÃO DE DEUS (Pois é véi, ele fez algo que derrete o coração do Papai do céu, o Deus da graça que nunca despreza um coração arrependido e quebrantado):

4. Deus lhe fez um grande favor (13) – Sim, o Deus da graça se tornou favorável a ele. Isso quer dizer que Deus deu um jeito na situação, e, a Seu modo, resolveu a parada.

5. Deus atendeu à sua súplica e o fez voltar para Jerusalém (13) – Deus não somente o perdoou, como, também, deu-lhe a chance de voltar para Jerusalém, restituindo-lhe o trono.

MANASSÉS RECONHECEU QUE AINDA HAVIA TEMPO:

6. Ele reconheceu que só o Senhor é Deus (13) – Finalmente ele entendeu que não há Deus além do Senhor, ele reconheceu que seus ídolos não valiam absolutamente nada, consagrou sua vida, fé e devoção ao Senhor.

7. Ele consertou todo estrago que havia feito (2 Crônicas 33:14-16) – Edificou o muro da cidade, organizou o exército de Judá, tirou os ídolos e derrubou os altares da casa do Senhor, restaurou o altar de Deus e Lhe ofereceu sacrifícios de louvor e ordenou ao povo que servisse somente a Deus.

Nesse momento precisamos entender o que Deus nos tem feito e falado. Deus fala e faz coisas para chamar nossa atenção; quando precisa, com muito amor Ele puxa nossa orelha, mesmo assim, permanecemos orgulhosos e o resultado é fracasso, prisão e vergonha. Mas nossa história não precisa terminar assim, precisa?

Pense:

Ainda dá tempo para consertar o estrago que fizemos! Ainda dá tempo para recomeçar o projeto que abandonamos pelo caminho! Ainda dá tempo para se humilhar reconhecendo que Deus é o SENHOR de nossas vidas! Ainda dá tempo!