Junte-se a Ele

Esdras 7 e Esdras 8

O que leva um homem ao sucesso? Esse assunto chama a atenção da maioria das pessoas, livros e mais livros são escritos sobre isso, muito oferecem receitas para o sucesso e realização pessoal e são, nos dias de hoje, os mais lidos e estudados. Por conta disso, quantos palestrantes estão com suas agendas superlotadas e suas carteiras fartas.

Eu gostaria de escrever um pouco sobre Esdras, um homem muito bem sucedido em tudo que realizou para Deus, um desses exemplos que foram deixados para nos ensinar alguma coisa.

Cerca de cinquenta anos se passaram desde que o templo do Senhor tinha sido restaurado, e é nesse momento importante e significativo da história de Israel que Esdras entra em cena.

O que mais me chama a atenção nesse livro histórico é que a boa mão de Deus estava sobre Esdras em várias e importantes situações. Encontramos essa afirmativa nos versículos (Ed 7:6,9,14,28;Ed 8:18,22,31 – vale a pena ler cada um desses versículos).

É lindo ver isso! Tal afirmativa é, no meu modo de ver, a chave do sucesso de Esdras – A boa mão de Deus trouxe-lhe a simpatia do rei, garantiu-lhe proteção, segurança e vitória sobre os seus adversários, deu-lhe os suprimentos necessários, boa saúde, viagens bem sucedidas, etc.

Gostaria de comentar o que está escrito em Esdras 7:9-10, pois tais palavras nos declaram de uma maneira simples e direta porque a boa mão de Deus estava com Esdras.

“… e no primeiro dia do quinto mês chegou à Jerusalém, segundo a boa mão do seu Deus sobre ele. Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a lei do SENHOR e para cumprir e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.”

Esdras tinha um coração disposto – Olha o coração do homem ganhando destaque novamente – ele não fez por obrigação, mas de coração, ele estava decidido, estava apostando todas as suas fichas, colocando toda a sua vida nesse projeto. E qual era o seu projeto? O seu projeto era fazer parte do projeto de Deus! Ele queria se juntar a DEUS!

Isso vale a pena enfatizar – A prioridade de Esdras era alcançar o sucesso na realização da obra de Deus! Quando ele estabeleceu como alvo número UM trabalhar no supremo projeto de Deus, ele começou a ser um vencedor em todas as áreas de sua vida. Isso implicava em:

– Buscar a palavra de Deus – ele queria saber mais, entender a vontade e os projetos de Deus, queria conhecer a mente de Deus, queria aprender como agradar ao seu SENHOR.

– Cumprir a palavra de Deus – ele não queria ser teórico, pregador de púlpito que não vive o que prega, ele queria agradar a Deus e ser exemplo para toda comunidade.

– Ensinar a palavra de Deus – ele não queria guardar o conhecimento para si, queria oferecer ensino bíblico a todo coração ensinável que aparecesse em seu caminho.

Pense:

Você quer que a Boa mão de Deus esteja com você? Entregue-se de coração à vontade suprema de Deus para a grande obra que Ele quer realizar. Junte-se a Ele!