Más notícias

Neemias 1:1-11

O que leva um homem ao desespero, a sentar e chorar? Certamente são as más notícias que chegam de um jeito ou de outro, e elas chegam, e como chegam.

Diria até que contar más notícias virou prioridade entre as pessoas, tornou-se grande fonte de renda entre aqueles que as divulgam por todo tipo de meio de comunicação existente. Basta você observar as manchetes dos jornais, basta você assistir os muitos programas de notícias na TV, dos sites e redes sociais, dar uma voltinha pela vizinhança, o loko meu, quanta tragédia!

Más notícias viram piada, viram novelas, filmes e até desenhos, e hoje as pessoas ganham para divulgar imagens sensacionalistas e levar aos noticiários histórias de tragédias reais. A coisa ta feia véi!

Vamos ser realistas, são as más notícias que movem a humanidade, são as más notícias que dão ibope, são elas que aquecem o mercado da informação, seja no mercado financeiro, seja no trabalho, seja na família, seja na igreja.

Isso mesmo, as más notícias são bem vindas até na igreja! Quando você se levanta para contar uma bênção recebida muitos dirão que você está sendo arrogante, está sendo convencido e insensível diante dos problemas vividos pela maioria. Você será mais aceito ao se levantar e contar que alguém de sua família está doente ou desempregado, ou… Eita!

Só que temos que ser realistas e não podemos evitar que as más notícias cheguem. Não quer dizer que as queremos, mas que precisamos conhecê-las, pois, quem sabe, possamos de alguma forma mudar a história e transformar as más em boas notícias. Por essa realidade temos que saber lidar com isso, precisamos saber como reagir diante das más notícias.

Neemias será o nosso exemplo: “Tendo eu (Neemias) ouvido estas palavras (más notícias vindas de Jerusalém) assentei-me, chorei e lamentei por alguns dias; estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”. Neemias 1:4

1. Ele se assentou – Ele não saiu correndo como um fofoqueiro para espalhar a má notícia. Há pessoas que esperam por más notícias a fim de ver o circo pegar fogo. Coisa feia! Mesmo as notícias que precisam ser divulgadas, precisam ser bem tratadas e não exploradas.

2. Ele chorou e lamentou – Neemias não ri da desgraça alheia, não diz bem feito, não fica feliz, nem dá gargalhada. Ele chora com os que choram, sente a dor que eles sentem.

3. Ele jejuou – O jejum era sinal de humilhação e de total dependência. Sim, Deus conhecia o coração de Neemias, mas Ele apreciava e ainda aprecia o jejum sincero do seu povo. Neemias não tinha nenhuma culpa pelo pecado de seus antepassados, mesmo assim jejuou por eles.

4. Levou o caso a Deus – Neemias orou ao Deus Altíssimo! Ele correu para conversar com o seu Senhor, jogou-Se nos braços fortes do seu Pai. Ele pediu ajuda ao Deus de toda misericórdia, ele confessou pecados de Israel e pediu nova chance ao Deus da graça.

Pense:

Como temos passado adiante os problemas enfrentados por nós mesmos e por nosso próximo? Como temos reagido ao chegarem más notícias? Pense nisso!