Semana da Água alerta para os perigos sofridos pelo planeta

Realizada pela ONG Cáritas Brasileira, em parceria com diversas entidades e movimentos sociais, a Semana da Água é uma atividade de formação e mobilização e acontece de 15 a 22 de março. O tema deste ano é o aquecimento global, o desmatamento e sua relação com os recursos hídricos. A idéia é que, a partir do tema central, as comunidades discutam suas realidades locais. As atividades regionais têm programação em Brasília, DF, e nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba e Pernambuco. A importância da participação de cristãos nestes eventos é a possibilidade de repercutirem o debate nas igrejas, para levar seus integrantes a praticar ações de proteção ao meio-ambiente.

As ações conscientes pelo meio-ambiente tanto podem acontecer no cotidiano da vida das pessoas, através de pequenos gestos, quanto nas mobilizações coletivas de cobrança às autoridades e governantes para que haja mais políticas públicas adequadas às necessidades do planeta.

Do total de gases de efeito estufa emitidos pelo Brasil, 75% devem-se a queimadas e desmatamento. Além de aumentar o aquecimento global, o desmatamento destrói as fontes de água doce e ameaça as culturas tradicionais. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, se nada for feito em 20 anos, 70% da população mundial sofrerá com a falta de água.

Em Pernambuco a mobilização começou no dia 1º e segue até o dia 25 de março. Durante o período estão sendo realizados encontros municipais para discutir a importância da água para a segurança alimentar e nutricional com enfoque na autonomia da produção e na preservação do meio ambiente.