Eu queria ter pelo menos um amigo

“Ninguém gosta de mim.” “Não tenho amigos.” “Não posso confiar em ninguém.” Essas são afirmações comuns entre os adolescentes. Elas revelam a grande necessidade do ser humano de conviver com alguém que compreenda os seus dilemas, de compartilhar com alguém os seus segredos, suas mágoas, e suas alegrias. Mesmo alguns jovens e adultos já se sentiram assim algum dia.

Na verdade, a amizade é um assunto para qualquer idade. Se você estivesse com um problema de tirar o sono, com quem desabafaria? Se fosse conseqüência de um erro secreto, pra quem pediria ajuda? Se fosse o caso de uma grande decepção, no ombro de quem choraria?

Se você teve uma pessoa em mente, como resposta a essas perguntas, parabéns, você tem pelo menos um amigo. Mas o que é um amigo? É alguém que adquire sua confiança por causa da convivência, alguém que sempre fala a verdade pra você, alguém que o ama e o respeita apesar dos seus defeitos, alguém que sente sua falta. Conhece alguém assim? O amigo é alguém que nunca deixa de amar, e se faz presente na angústia, como um irmão (Provérbios 17:17).

Encontrar um amigo é o grande dilema da adolescência! Por viver intensamente, o adolescente encontra todos os dias muitas pessoas: colegas, conhecidos, primos, irmãos em Cristo, vizinhos… mas achar um amigo de verdade, não é tão fácil. É possível que você esteja amargando uma situação difícil por ter confiado em alguém que o decepcionou, e isso fez você concluir que não existem amigos, não se pode confiar em ninguém. Mas é preciso lembrar que os seres humanos são falhos, inclusive eu e você, por isso nunca deveríamos exigir demais de um amigo, e esquecer que ele também espera lealdade absoluta de nós, e que possivelmente também o decepcionaremos mais cedo ou mais tarde!

Por esse motivo, ao escolher as suas amizades, o adolescente cristão deve estar atento a alguns fatores que poderão influenciar sua vida para sempre, e deve ter cuidado com as amizades mundanas, pois a Bíblia afirma que as más conversações corrompem os bons costumes (I Coríntios 15:33), por isso, permanecer em companhia de pessoas erradas pode influenciar negativamente uma vida promissora. Quantos já deixaram de lado o bom costume de orar, de ler a Bíblia, de freqüentar as reuniões, de cantar louvores, e de evitar o pecado, por causa da influência de amigos que não têm o temor de Deus?

Não que haja problema em se ter amigos descrentes, mas é melhor que os melhores amigos de um cristão sejam cristãos, pois há um tipo de ajuda que somente esses podem lhe dar, a ajuda espiritual. Vale lembrar ainda que a amizade pode ser a chave da evangelização, por isso se você tem um amigo descrente, leve-o a Cristo, antes que ele o puxe para o mundo, o que é bem mais fácil.

Você deve estar alerta para as amizades que o mundo oferece. Há o amigo político, que só se aproxima de você quando quer alguma coisa; também há o amigo celular, está sempre chiando, e quando você precisa dele, ele está fora de área ou desligado. E o amigo poupança? Você deposita tudo que tem nele e o retorno é muito baixo. Tem ainda o amigo futebolista que às vezes pisa na bola e outras vezes chuta você pra escanteio!!!

Mas há um amigo que nunca falha, que está sempre presente e nunca o deixa sozinho. Ele tem sempre uma palavra de sabedoria para aconselhar você, e entende seus problemas e suas mágoas. Ele está sempre pronto a perdoá-lo, e nunca precisa lhe pedir perdão. Ele o ama apesar das suas falhas constantes, e não se importa de você chamá-lo de madrugada para uma conversa confidencial. Além disso, ninguém tem maior amor do que este: de dar a sua vida, a favor de seus amigos (João 15:13).

Querido adolescente, esse amigo é Jesus, o Salvador amado, Ele quer ser seu amigo. Ele pode orientá-lo até na escolha das suas amizades. Por isso, você não precisa se sentir sozinho, Ele está sempre pronto a ajudá-lo, e Nele você pode confiar incondicionalmente! Os que são amigos dele, podem ajudá-lo a ter uma vida saudável e feliz, pois tiveram as suas vidas transformadas por uma experiência com Ele. Você já falou com Ele hoje?