Deus nos escuta

“Aquele que fez o ouvido, não ouvirá? E o que formou o olho, não verá?” “O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidade. Ó tu que ouves as orações! A ti virá toda a carne” Salmos 94:9, 11 e Sl 65:2.

Para muitas pessoas a oração se resume a recitar algumas frases decoradas e usadas em qualquer circunstância. Mas isso absolutamente não é orar. Orar é se dirigir a Deus da mesma maneira que uma criança fala com o pai que a ama. Em toda a terra, milhões podem falar com o Senhor ao mesmo tempo porque nenhum pensamento de nenhum ser humano escapa ao Seu perfeito conhecimento. Vários salmos de Davi afirmam: “De longe entendes o meu pensamento… Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces”; “O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens; da sua morada contempla todos os moradores da terra” Salmos 139:2, 4; Salmos 33:13-14.

Orar é contar a Deus nossos sofrimentos, inquietudes e necessidades, e, sobretudo, agradecer-Lhe. É ter a segurança de que o Senhor ouve e responderá segundo Seu perfeito conhecimento do que é bom para os que se dirigem a Ele. Assim como Ele nos fala mediante Sua Palavra – a Bíblia –, Ele quer que nós falemos por meio da oração. Deus é amor e a prova disso é o fato de que Ele nos escuta.

O Senhor Jesus é o intermediário pelo qual o cristão pode dirigir suas orações a Deus 1 Timóteo 2:5. É Ele quem estimula os Seus a orar, lembrando-os que o Pai os ama João 16:27.