Deus quer te ajudar

Em 1942, ficou famosa no Brasil a história de Stefan Zweig, escritor judeu austríaco, nascido em 1881, o qual suicidou-se juntamente com sua esposa em Petrópolis-RJ, naquele ano.

Tudo indica que a tragédia da Segunda Guerra Mundial foi o principal fator que os levou à prática de tal ato hediondo, pois todos os seus parentes que ainda poderiam estar vivos em sua terra, provavelmente já haviam morrido ou estavam morrendo naquele exato momento.

Acharam com ele um bilhete no qual ele dizia, entre outras coisas:

“Depois dos sessenta anos um homem não tem em si mais reservas de energia que o ajudem a enfrentar as dificuldades da vida…”

O que ele não sabia é que Deus estava pronto a ajudá-lo, bastava que ele pedisse socorro numa breve oração. Deus estava lá esperando… esperando…. Se você está em dificuldades, Ele ainda está esperando pelo seu pedido de ajuda.

Muitos adolescentes, quando passam por dificuldades emocionais, sociais ou espirituais, dizem como aquele homem: “Não tenho mais energias para enfrentar isso!” É preciso lembrar o erro de Zweig, a fim de que os nossos adolescentes entendam que qualquer problema tem solução, quando confiamos no Deus Eterno, entregando a Ele o nosso caminho.

Mas que tipo de problemas pode ter um adolescente? Pode ser um problema emocional. Uma vez que o adolescente tem a tendência de viver tudo intensamente, ele acaba entregando-se incondicionalmente a tudo que faz, por isso está sujeito a grandes decepções na paixão, nas realizações, nos sonhos. Quantos adolescentes em nossas igrejas estão machucados, frustrados, insatisfeitos, e revoltados pelas decepções da vida?

Pode ser ainda um problema espiritual, ou seja o envolvimento com o pecado. Eles sofrem intensas pressões dos colegas do mundo para pecar, são estimulados a dar vazão aos seus desejos sexuais, a relacionar-se com o sexo oposto sem qualquer compromisso, a experimentar novas sensações, tais como aquelas proporcionadas pela droga, pelo álcool, pelos riscos. Acontece que tais práticas não condizem com a nova vida, recebida através da fé em Cristo, então o adolescente começa a viver sérios problemas de consciência, levando-o ao desânimo espiritual e ao afastamento.

Também pode ser um problema de insatisfação por não ter, ou não poder ter o que sonha, ou de identidade, por não ser a pessoa que gostaria.

A verdade é que todos esses conflitos encontram solução na Palavra de Deus, a qual diz: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão” (Isaías 40:31).

A solução está no Senhor, o caminho é voltar-se para Deus. É nele que encontraremos forças para correr, caminhar, seguir em frente!

Talvez você esteja cansado de confiar em pessoas erradas e se decepcionar, talvez se sinta fraco e triste, traído ou discriminado. É possível que não se sinta amado, mas sozinho, solitário, deixado de lado. Provavelmente tenha enfrentado pressões de todos os lados, e já está a ponto de explodir. Também pode estar perdendo o sono por causa de problema de consciência, por ter mentido, ou escondido seu erro. Pode estar brigado com seus pais e tem dificuldade para pedir perdão, ou para perdoar. Talvez se sinta culpado por não ter coragem de declarar sua fé em Cristo diante dos seus amigos, ou não consiga se livrar dos hábitos do velho homem que o atormentam diariamente. Talvez… talvez… talvez… Então você diz como o escritor judeu: “Na adolescência, não se tem reservas de energias para enfrentar as dificuldades da vida.”

Tenha calma, olhe para cima, há uma solução. Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças!!! Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (I Co 15:57)! Em todas essas coisas, somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou (Rm 8:37).
Como desanimar diante de tais promessas? O Senhor é o principal interessado na sua felicidade. Lancemos sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós. Lembre-se, desistir da vida, nunca é a solução. No Senhor há um reservatório de forças que é inesgotável. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo fará” (Salmo 37:5).

Faça uma pausa e pense nas palavras do poeta, aplicando-as diretamente ao seu caso e que Deus o abençoe.

Como será o futuro do nosso país?
Surge a pergunta no olhar e na alma do povo
Cada vez mais cresce a fome nas ruas, nos morros
Cada vez menos dinheiro pra sobreviver

Onde andará a justiça outrora perdida?
Some a resposta na voz e na vez de quem manda
Homens com tanto poder e nenhum coração
Gente que compra e que vende a moral da nação

Brasil… olha pra cima!
Existe uma chance de ser novamente feliz!
Brasil… Há uma esperança!
Volta teus olhos pra Deus, Justo juiz!

(João Alexandre)