BTCast 163: Juízes

Muito bem (3x), o seu podcast semanal de teologia está no ar. Neste Episódio Bibo e Milho comentam um dos livros mais terríveis do Antigo Testamento: o livro de Juízes. O que acontece com Israel depois que eles entraram na terra prometida? Quem foram os juízes? Pessoas com desvio de caráter podem ser usadas por Deus? Qual a mensagem teológica do livro de Juízes? O que é idolatria?

O povo de Israel vivia os dias seguintes à morte do seu antigo líder Josué, e as tribos descendentes de Jacó ainda não haviam conseguido expulsar todos os habitantes da antiga Terra de Canaã. Quais foram as implicações religiosas disso? O Livro de Juízes cobre então o período após a conquista de Canaã até o estabelecimento da monarquia em Israel.

“Naquela época não havia rei em Israel”, esse versículo dá a tônica do livro e serve como justificativa de toda desordem moral e religiosa que marcou Israel nesse período. Seria o livro de Juízes uma apologia à monarquia?

Outro ponto a ser considerado, como o processo de sedentarização do povo contribuiu para o seu afastamento da lei de Deus? Como o estudo da estrutura narrativa deste livro pode nos ajudar a compreender a nossa própria vida espiritual nos dias de hoje? Como a justiça e a graça de Deus se revelam no decorrer da história do povo de Israel? Qual era o verdadeiro papel dos juízes de Israel? Como era a atuação do Espírito do Senhor nos juízes de Israel?

São muitas perguntas e nos as respondemos aqui, no seu curso de teologia gratuito e em áudio.

Arte da capa: Guilherme Match (conheça o trabalho dele aqui!).

LINKS COMENTADOS