Batman v Superman

Minha vó sempre diz: “Saboreie o peixe, mas não ignore os espinhos” e, desde então, entendo que essa frase pode se encaixar em muitas coisas em nossa vida, e com o filme Batman v Superman isso também se encaixa perfeitamente.

Atenção! Não sei escrever sem contar spoiler! Assim como não sei guardar segredo! =)

Batman v Superman não é de tudo ruim como a maioria de críticos está dizendo. Acho que o massacre está sendo desnecessário. Não aprenderam a apreciar a carne do peixe. O longa não é uma bomba, como pensam muitas pessoas, inclusive meu querido marido, que colocará a crítica aqui (ou não). Ele foi mal dirigido, mal editado, mas muito sensacional com o Batman sendo o Batman e no Superman sendo o Superman!

A propaganda pré filme foi toda feita em cima da briguinha a lá preview de MMA de Batman e Superman, então.. você vai ao cinema tentando entender por que os caras que são do bem vão se enfrentar.  Até times criaram (sou teamsuperman, hehehe)! Então, meio que o filme criou uma historinha para a apresentação dos personagens que montarão a Liga da Justiça paralelamente à briguinha do Batman e do Superman.

Achei fantástico logo após contar a história de como o Batman se tornou “on your own”  e como o Superman sempre incomodou ele. Achei espetacular como introduziram o Homem de Aço com a superficialidade de destruir um prédio inteiro para jogar em cima do General Zod (inserção do final do filme “Homem de Aço” que, mesmo quem não assistiu, vai entender que aquela destruição toda foi um exagero). E, coincidências à parte, foi justamente o prédio das indústrias Wayne (e esse o nome, produção?) que o Superman arremessou e matou assim muitas pessoas. Uma grande sacada do filme foi usar a favor o fato da crítica detonar o longa “Homem de Aço” falando que o Superman destrói Metrópolis por causa de seu inimigo.

A mistura dos universos ficou muito clara. Batman e sua Gotham City e Superman com sua Lois Lane e Lex Luthor. Achei muito boa a atuação de ambos, apesar de pouco explorada a espirituosidade de Lois Lane.

Mas o que tem de errado no filme, então? Quais seriam suas espinhas?

Vamos lá enumerar:

  1. Como falei acima, estávamos todos tentando entender o motivo do Superman irritar tanto o Homem-Morcego a ponto do mesmo se revoltar e querer destruí-lo. Durante o filme, o Batman teve alguns motivos para ter uma discussão com ele, mas nada que inflamasse tanto seu ódio. Enfim, não ficou claro o motivo do início, mas ficou claríssimo o final da rixa: “Por que você disse esse nome? Marta?” Ah! Fala sério, né? No meio do furor, isso foi muito meleca para fazer ele se acalmar…

  2. Bruce Wayne é extremamente inteligente. Não é só um homem rico que consegue fazer as caqueradas que ele faz para virar um herói. Então, como foi que caiu no papinho e nas armações de Lex Luthor? Não me convenceu. Por isso, o motivo do item acima ter ficado nebuloso.

  3. O que foi a interceptação do Superman no Batman durante a perseguição que o Morcego fazia aos homens de Lex que transportavam a Cryptonita gigante??? Por quê? Não teve motivo nenhum para aquilo! Apesar de ter curtido o “Do you bleed?” hehehe…

  4. O Apocalipse: muito ruim como foi feito e toda a história dele. Só serviu pra gente ver aquela luta da hora, mais nada! 😛

Já que tiramos as espinhas, vamos apreciar o peixe?

Gosto muito desse universo de super-heróis, e confesso que gostei de, apesar de ser um filme de super-heróis, ter sido tratada como adulta. Piadas inteligentes, brigas de gente grande e conflitos reais com os quais a gente se identifica. Como defender a querida e doce Lois Lane sem destruir tudo ao redor? Que conflito esse do Superman, não?

Lex Luthor estava impagável com toda sua ironia. Senti certo desconforto pela falta da careca, mas logo identifiquei aquele humor sarcástico característico dele.

E, como não podia faltar em filme de Superman, tem muita comparação com Cristo! Algumas pessoas se incomodaram com isso, com o fato dele se sacrificar pela humanidade, no lance dele ser todo-poderoso e poder fazer o que quiser e mesmo assim escolher estar do nosso lado, além do gran finale com sua provável ressurreição. Você não precisa ficar horrorizado com isso! Se o Aslam de Nárnia pode ser o arquétipo de Cristo, não vejo problema do Superman também ser.

E finalizo dizendo o resumo de Batman v Superman dito por Lex Luthor: “Homem contra Deus e, se o Homem não vence, o diabo luta no lugar.” Eitaaaaa!

Ah! E a Mulher Maravilha? Humm, deixo para os comentários, minha crítica tá grande demais! =)