Invasão Zumbi

Invasão Zumbi (Busanhaeng, Coreia do Sul, 2016), de Sang-ho Yeon, é um surpreendente thriller coreano que conseguiu chegar ao circuito nacional.

Em tempos onde a temática zumbi é supervalorizada, encontrar zumbis ágeis num filme, como vimos em Guerra Mundial Z (World War Z, 2013) de Marc Forster, é de deixar o espectador tenso, num ambiente relativamente pequeno e fechado de um trem, como vimos anteriormente em Expresso do Amanhã (Snowpiercer, 2013) de Joon-ho Bong, outro diretor sul-coreano. Percebe-se que os coreanos gostam de um filme num trem.

Invasão Zumbi apresenta num ritmo frenético as primeiras horas em que um surto viral misterioso se espalha pela Coréia, deixando a sociedade em estado de emergência com um vírus não identificado se alastrando rapidamente pelo país e obrigando o governo a declarar lei marcial.

Assim vemos alguns passageiros que estão no trem de alta velocidade com destino à cidade de Busan, uma cidade que defendeu com sucesso o surto viral. Agora eles devem lutar por sua própria sobrevivência. Acontece que na luta pela sobrevivência, algumas vezes o homem deixa de ser racional e revela seus instintos animalescos. O foco é numa garotinha, que está sofrendo com a separação dos pais. Ela está sendo levada pelo pai para comemorar o aniversário com sua mãe. O pai, que é um homem de negócios e pensa exclusivamente em si, diante da situação alarmante passa a pensar um pouco mais no outro.

Destaque para a maquiagem convincente dada aos zumbis, e para a crítica social implícita aos ricos “coxinhas” que pensam apenas em si e em como explorarem o outro para sua sobrevivência. Méritos também para o excelente roteiro e para o trabalho de direção, que nos entrega por exemplo uma cena emocionante onde é mostrada apenas a sombra enquanto o trem se movimenta. Sang-Ho Yeon fez também um filme de animação intitulado Seoul Station, que é um prequel de Invasão Zumbi. Os eventos na estação de Seoul ocorrem um dia antes dos acontecimentos no trem para Busan.