Dez filmes da “Sessão da Tarde” pra rever no Netflix

A Netflix reinventou a forma como assistimos televisão, mas nem por isso deixamos de sentir uma certa nostalgia de vez em quando. Às vezes a gente lembra com saudades de quando estava em férias escolares, com a tarde livre, sem obrigações fora assistir uma boa comédia. Foi pensando nisso que separamos dez filmes clássicos da “Sessão da Tarde” nos anos 80/90, bem cobertos de nostalgia, só pra você assistir na Netflix. Então, se ajeite na cadeira, pegue a pipoca e se prepare para conferir essa turma muito atrapalhada aprontando altas confusões!

1 – Curtindo a Vida Adoidado (1986)


Quem nunca sentiu vontade de chutar as obrigações do mundo e, como Ferris Bueller, tirar um dia de folga da rotina? Curtindo a Vida Adoidado é um hino de amor à liberdade, com direito a engolir os sapos que chegam com ela.

2 – Quero ser Grande (1988)

Em Quero Ser Grande, Tom Hanks vive  uma criança que, frustrada por não poder andar na montanha-russa, tem seu desejo atendido por uma máquina e vira adulto instantaneamente. Agora ele tem que lidar com as alegrias e os problemas da vida adulta, dançando no piano gigante quando dá.

3 – Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980)

Deve ser impossível existir alguém com mais de 30 anos que não tenha visto pelo menos um trecho de Apertem os Cintos. No filme, comida estragada põe os pilotos de um avião a nocaute, e somente o ex-combatente de guerra Ted Striker pode pousar a aeronave. Claro, só depois de muitas risadas.

4 – Um Príncipe em Nova York (1988)

Em Um Príncipe em Nova York, o gênio-da-comédia-anos-80 Eddie Murphy vive um príncipe africano revoltado com seu pai por conta de um casamento arranjado. Ele se rebela, se passando por pobre em Nova York para encontrar quem se apaixone por sua essência, sem saber da fortuna que possui. Eddie Murphy em seu auge.

5 – De Volta para o Futuro (1985)

De Volta para o Futuro dispensa apresentações, sendo uma das reprises mais frequentes da “Sessão da Tarde”. Apesar disso, o filme conserva seu vigor, divertindo a espectadores de todas as idades. Vale a pena rever.

6 – Feitiço do Tempo (1993)

Feitiço do Tempo é o filme em que o repórter Phil Connors, vivido por Bill Murray, fica preso em um dia de sua vida, repetindo-se ao infinito. A história não fornece explicações, e o dia (um dia bem chato, por sinal) simplesmente se repete, como nos sentimos muitas vezes ao enfrentar nossa rotina diária. Com o tempo, o repórter se desapega do tom blasé inicial e passa a aproveitar o dia, vivendo-o de forma plena.

Cálculos posteriores afirmam que Connors passou cerca de 34 anos revivendo o mesmo dia durante o filme. Haja paciência!

7 – Conta Comigo (1986)

Conta Comigo é a história de um grupo de amigos procurando o corpo de um garoto desaparecido. É uma história sobre a amizade. É também uma história sobre o crescimento frente à adversidade. E também sobre como as pessoas mudam e evoluem ao lidar com a morte. Se você ainda não viu, veja. E se já viu, pode ter certeza que uma sessão extra do filme vai valer demais a pena.

“O negócio dessa turma é aventura e eles não brincam em serviço!”

8 – Trocando as Bolas (1983)

Você deve estar pensando a essa altura que as comédias baseadas em pessoas mudando radicalmente sua vida eram comuns nos anos 80, e Trocando as Bolas talvez seja a melhor do gênero. Na história, Eddie Murphy vive um mendigo muito esperto trocando de lugar com um magnata (Dan Aykroyd) depois de dois ricos apostarem se a troca seria possível. O filme tem muitas qualidades, como o carisma de Murphy e o desespero do rico-agora-pobre Aykroyd vivendo uma experiência kafkiana.

9 – Forrest Gump (1994)

Mais um clássico de Tom Hanks na lista, Forrest Gump fala sobre como pessoas simples, ou simplesmente idiotas, podem realizar atos incríveis se estiverem na hora certa, no lugar certo. Mais do que isso, “Forrest” é um elogio à ingenuidade e à delicadeza, algo bom de se rever em nossos tempos tão rudes.

10 – Querida, Encolhi as Crianças (1989)

Recentemente sentei com meu filho de nove anos na frente da TV, procurando algo na Netflix bom de se assistir. Resolvemos ver Querida, Encolhi as Crianças e me admirei ao rever o filme. A historia fala de um pai cientista que, sem querer, encolhe seus filhos, que acabam tendo que “passar por altas aventuras” no jardim. E o filme continua excelente desde 89, não só pelo fator nostálgico. Recomendo! Só lembre de ignorar as continuações.

Lista redigida por André Taffarello