Little Boy – Além do Impossível

Little Boy – Além do Impossível (Little Boy, 2015) de Alejandro Monteverde é um daqueles típicos filmes de motivação que nos incentiva a acreditarmos em nós mesmos e transmite lições de moral pra toda família.

O filme se passa na cidade de O’Hare, Califórnia, onde o pequeno Pepper (Jakob Salvati) tem uma forte ligação com o pai, James Busbee (Michael Rapaport), com quem vive aventuras fantasiosas próprias da primeira infância, muitas delas baseadas nas aventuras de um herói dos quadrinhos/cinema/teatro Ben Eagle (Ben Chaplin). É muito prazeroso vermos um filme que exalta a família, especialmente a relação pai e filho, tão necessária para a construção do caráter das crianças. Destaque para uma cena em que a mãe (Emily Watson) recebe uma cantada do Dr. Fox (Kevin James) e repudia.

London (David Henrie), seu irmão é convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial, mas fica impossibilitado devido ter a planta do pé reta, obrigando James a ir no lugar dele. A situação de perder o seu parceiro deixa Pepper desolado, sendo que ele ainda precisa lidar com as constantes provocações dos demais garotos por ser pequeno demais – daí o apelido jocoso Little Boy. A questão do bullying está presente em boa parte do filme.

Disposto a trazer o pai de volta da guerra, Pepper se agarra na promessa bíblica de que se tivermos a fé do tamanho de um grão de mostarda, conseguimos mover montanhas e irmos além daquio que é impossível. Assim, o garoto resolve seguir uma lista de boas ações entregue pelo padre Oliver (Tom Wilkinson), inclusive fazer amizade com o japonês Hashimoto (Cary-Hiroyuki Tagawa), a quem ele e o irmão descontaram suas frustações, culpando o homem como responsável pela guerra. Aliás este é um dos sub temas que são pincelados nesta obra, o preconceito norte-americano em relação aos japoneses.

Com uma mensagem cristã claramente inserida no contexto familiar e da Segunda Guerra Mundial, o filme não força a conversão do espectador e consegue emocionar em seus dois finais, um melancólico e outro que renova nossas esperanças e nos inspira a colocar a nossa fé em ação.