Home Devocionais Max Lucado

Max Lucado

Visão restaurada

person holding camera lens

Os cristãos amam cantar, “Maravilhosa graça! Quão doce é o som que salvou um miserável como eu! Eu estava perdido, mas agora fui achado; estava cego, mas agora eu vejo” [tradução livre].

Cego. Cego para a promessa da vida eterna. Cego para o provedor da vida. Nós nos identificamos com as palavras do pedinte que era cego, “Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!” (João 9:25 NVI). A história dele é nossa história. Talvez seja por isso que João não teve pressa para contá-la. Ele precisou de apenas doze versículos para descrever como a água se transformou em vinho. Mas ele dedicou colossais quarenta e um versículos para retratar como Jesus encontrou, curou e amadureceu o cego.

Por quê? Entre as explicações está esta: o que Jesus fez fisicamente pelo pedinte cego, ele deseja fazer espiritualmente por todas as pessoas – restaurar nossa visão. Lembrem-se, meus amigos, vocês nunca estão sozinhos.

Jesus sempre vê você

person covering the eyes of woman on dark room

“Ao passar, Jesus viu um cego de nascença” (João 9:1). Ninguém mais o viu. Os discípulos viram apenas um estudo de caso teológico. “‘Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?’” (versículo 2). Eles não viram um ser humano. Eles viram um assunto para discussão.

Jesus, ao contrário, viu um homem que era cego de nascença, um homem que nunca tinha visto um nascer do sol, que não podia distinguir roxo de rosa. Ele vivia em um mundo escuro. Outros tinham motivo para ter esperança; ele tinha motivo para se desesperar.

Mas então Jesus o viu. E ele vê você. A primeira lição deste evento é bem-vinda. Você e eu não somos invisíveis. Não somos negligenciados. Jesus nos vê à beira da estrada e dá o primeiro passo. Lembre-se, meu amigo, você nunca está sozinho.

Levantar e andar

green ceramic mug on wooden desk

Acredite no Jesus que acredita em você. Ele acredita que você pode levantar-se, pegar e seguir em frente. Você é mais forte do que imagina. “‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jeremias 29:11 NVI).

Ele certamente deu um futuro brilhante ao pedinte de Betesda. “Imediatamente o homem ficou curado” (João 5:9). Jesus não fez nada além de falar e o milagre foi realizado. O que Deus fará por você? Não sei dizer. A ajuda de Deus, embora sempre presente, é sempre específica. Não cabe a nós dizer o que Deus fará. Nosso trabalho é acreditar que ele fará algo. Simplesmente cabe a nós levantar, pegar e andar. Lembrem-se, amigos, vocês nunca estão sozinhos.

Ele não terminou

a person standing on top of a large rock

Seus dias parecem uma caminhada em uma trilha dos Apalaches no inverno? Uma luta para colocar um pé na frente do outro? Se for, eu o encorajo, amigo, persista! Persista. Não desista. A ajuda está aqui. Pode ser que ela não venha do jeito que você pediu ou tão rápido quanto você deseja, mas virá. Presuma que algo bom acontecerá. A porta do amanhã está destrancada por dentro. Apenas gire a maçaneta e saia.

O Artista Divino não terminou. A terra é seu estúdio. Cada pessoa na terra é um de seus projetos. Cada evento na terra é uma parte do seu grande mural. Ele não terminou. A escritura diz em Filipenses 1, “Estou bem certo de que Deus, que começou este bom trabalho entre vocês, vai continuá-lo até que ele seja terminado no dia em que Jesus Cristo voltar”. Lembrem-se, amigos, vocês nunca estão sozinhos.

Entregue seus medos ao seu Pai

person stretching their hands

Como Jesus suportou o terror da crucificação? Ele foi primeiro até o Pai com seus medos. Ele modelou as palavras de Salmos 56:3: “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti”. Faça o mesmo com os seus. E seja honesto, faça o que Jesus fez. Abra seu coração. E seja específico; Jesus foi. “Afasta de mim este cálice”, ele orou. Compartilhe os detalhes. Deus tem muito tempo, tem muita compaixão, ele não acha que seus medos são tolos ou bobos. Ele sabe como você se sente e ele sabe do que você precisa.

No caso de Cristo, Deus não afastou a cruz, mas afastou o medo. Quem disse que ele não afastará o seu medo? Por favor, não meça o tamanho da montanha; converse com Aquele que pode removê-la. A esperança está apenas a um olhar de distância. Agora, para o que você está olhando?

Pai, perdoa-lhes

white and black happy birthday signage

De todas as cenas em torno da cruz, a que mais me irrita é quando aqueles nas multidões disseram, “Que esse Cristo, o rei de Israel, desça da cruz agora mesmo para que vejamos e creiamos nele” (Marcos 15:32). Não há nada mais doloroso do que palavras com intenção de machucar.

1 Pedro 2:23 nos diz que Jesus “entregava-se àquele que julga com justiça”. Ele simplesmente deixava o julgamento para Deus. “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” ele disse (Lucas 23:34). Eles eram uma multidão enlouquecida, bravos com alguma coisa que não conseguiam ver, então descontaram, entre todas as pessoas, em Deus.

Mesmo assim, Jesus morreu por eles. Como ele pôde fazer isso? Eu não sei. Às vezes me pergunto se não vemos o amor de Jesus tanto nas pessoas que ele tolerou, como na dor que ele suportou. Que graça maravilhosa!

Tome a cruz

photo of brown wooden cross at cliff

Quatro soldados. Um criminoso. Uma cruz. Simão, um fazendeiro, está entre a multidão e não consegue ver o rosto do homem, apenas uma cabeça envolta com galhos espinhosos. Jesus para diante de Simão e se esforça para respirar. A viga está esfregando nas costas já em carne viva.

“O nome dele é Jesus”, alguém fala. “Siga em frente!” ordena o executor. Mas Jesus não consegue, e a viga começa a balançar. Simão instintivamente estende suas mãos fortes e segura a cruz. “Você! Pegue a cruz”. Simão ousa contestar. “Eu não ligo”, o soldado diz, “tome a cruz!”

Simão fez literalmente o que Deus nos chama a fazer figurativamente – toma a cruz e segue Jesus. Lucas 9:23 diz, “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”.

O brado de vitória de Jesus

blue and white digital wallpaper

“Está consumado!” Jesus bradou! Pare e ouça. Você pode imaginar o brado da cruz? O que estava consumado? O plano ao longo da história da redenção do homem. A mensagem de Deus para o homem. As obras realizadas por Jesus como homem na terra estavam consumadas.

Um brado de derrota? Dificilmente. Se as mãos de Jesus não estivessem amarradas, ouso dizer que um punho triunfante teria socado o céu escuro. Este não é um brado de desespero. É um brado de conclusão. Um brado de vitória. Um brado de realização. Sim, até mesmo um brado de alívio: “Leve-me para casa”. Venham, dez mil anjos! Venham e levem este ferido para o cuidado dos braços do seu Pai. Adeus, bebê da manjedoura. Leve este Filho ao seu Pai. Ele merece um descanso. Seja abençoado, santo embaixador. Vá para casa, descanse bem. A batalha acabou! Está consumado.

O que Jesus sentiu

brown wooden cross under cloudy sky during daytime

No Monte do Calvário, Cristo ergue sua cabeça pesada em direção aos céus bradando, “Eloí,

Eloí, lamá sabactâni?” – que significa, “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?”

Nós perguntaríamos o mesmo. Por que ele? Por que abandonar seu filho? Abandone os assassinos. Desampare os malfeitores. Abandone-os, não ele.

O que Jesus sentiu na cruz? O desgosto gelado de um Deus que odeia o pecado. Por quê? Porque Jesus carregou nossos pecados no Seu corpo. Com as mãos pregadas abertas, ele convidou Deus, Trate-me como o senhor os trataria. E Deus o fez. Em um ato que partiu o coração do Pai, mas honrou a santidade do céu, um julgamento de purificação do pecado fluiu sobre o Filho dos antigos sem pecado.

“Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” Por que Deus bradou essas palavras? Para que você nunca tenha que fazê-lo!

Jesus em seu cenáculo

gray cross near tall green trees

Quando os soldados romanos tiraram Jesus do Jardim do Getsêmani, os discípulos de Jesus foram embora. Não sabemos para onde foram, mas sabemos que não conseguiram tirá-lo de suas mentes. Eles voltaram e a igreja do nosso Senhor começou com um grupo de homens assustados em um cenáculo.

Soa familiar? Quantas igrejas têm religião suficiente para se reunir, mas não têm paixão suficiente para sair? Boas pessoas. Boas intenções. Palavras. Promessas. Mas enquanto tudo isto está acontecendo, a porta permanece trancada e a história fica em segredo.

O que é necessário para destrancá-la? Permita que Jesus entre em seu cenáculo e fique diante de você. Coloque sua mão no lado perfurado. Olhe naqueles olhos que derreteram os portões do inferno e colocaram Satanás para correr. Olhe para eles enquanto eles olham para você. Você nunca mais será o mesmo.

TEXTOS MAIS RECENTES

person holding camera lens

Visão restaurada

green ceramic mug on wooden desk

Levantar e andar

a person standing on top of a large rock

Ele não terminou

Pular para a barra de ferramentas