MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE 2 CRÔNICAS

[Josias] fez o que era reto aos olhos do SENHOR e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda (2 Crônicas 34:2).

(Leia 2 Crônicas 34:1-7; 29-33)

Josias significa “aquele de quem o Senhor cuida”. Todos nós temos o direito de carregar esse belo nome. Tendo sido protegido pelo Senhor desde o nascimento, Josias começa a buscá-Lo com dezesseis anos. Ele empreende a grande obra do reavivamento que já vimos em 2 Reis 22 e 23.

Talvez alguns de nossos leitores tenham dezesseis anos. Já não são mais crianças; a vida com todas as suas possibilidades se abre diante deles. A juventude é um bem precioso que Deus lhes deu. Como irão usá-la? Muitos a desperdiçam estupidamente… e depois colhem frutos amargos. Outros, mais sábios, devotam seus dias a assegurar uma boa posição para eles no futuro. Por fim, há os mais sábios e excelentes que fazem o que Josias fez. Primeiro e acima de tudo eles buscam o Senhor, e depois fazem tudo de acordo com a vontade de Deus (Mateus 6:33). A Palavra divina foi encontrada no templo durante o trabalho. Josias providencia para que todo o povo se beneficie dela e os faz servir ao Senhor (v. 33). O mesmo não acontece sob a graça. A obediência ao Senhor não pode nos ser imposta, pois flui do nosso amor por Ele.