OLHAR PARA O CÉU

Levantai ao alto os olhos e vede quem criou estas coisas.

Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho

(Isaías 40:26; Hebreus 1:1).

Meu filho observava na capa de seu livro de filosofia uma foto da escultura O pensador, de Rodin (1840-1917). Esta famosa estátua representa um homem musculoso sentado em uma pedra, com a cabeça apoiada na mão direita, olhando fixamente para o chão. Então perguntei a meu filho o que achava da escultura.

— Parece que ele tem muitas preocupações.

— É mesmo, filho. Dá vontade de dizer: Não busque em você mesmo a solução; levanta a cabeça e olha para o céu!

Muitos filósofos e pensadores escreveram suas reflexões sobre a vida a partir de investigações que têm como base seus próprios pensamentos. Alguns até construíram um sistema filosófico complexo, o qual nunca se provou realmente convincente.

Por que existe essa barreira? Porque a chave do mistério da existência humana não pode vir do próprio homem. Devemos olhar para Aquele que nos criou, ou seja, para Deus. Só Ele conhece perfeitamente o significado da vida de Suas criaturas.

Deus guardou este conhecimento para Si mesmo? Não. Ele Se deu a conhecer ao homem, antigamente por meio dos profetas, e, por fim, por Seu Filho, Jesus Cristo. Mandou escrever a Bíblia, Sua Palavra. A todos os que creem nEle lhes deu não somente a vida eterna, mas também “o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus” (1 Coríntios 2:12).