TRÊS PALAVRAS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA

E os sacerdotes e os levitas se purificaram, e purificaram o povo, as portas e o muro (Neemias 12:30).

Temos em Neemias 12 três palavras de grande importância para nós: Dedicação (v. 27); Purificação (v. 30); Consagração (v. 47).

O que tais palavras significam para nós em nossa vida cristã diária? Se elas tinham um sentido profundo nos tempos de Neemias, como deveriam significar mais ainda para nós que vivemos o fim dos tempos!

A palavra dedicação significa, de modo prático, render-se a algo ou à alguém. Romanos 12:1 apresenta um quadro bem nítido de dedicação: “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. O remanescente dedicou os muros de Jerusalém a Deus. Muros falam sobre proteção e separação do que está fora, e temos que dedicar nós mesmos e os muros dentro de nós a Deus.

Agora vem a palavra purificação, que é limpar o que está sujo, corrompido – algo que é feito apenas pelos filhos de Deus nascidos de novo. Estamos em um mundo de pecado, e onde quer que estejamos, o que quer que escutemos ou vejamos, tudo no mundo tem o poder de nos contaminar. Portanto, a Palavra de Deus, como água, nos purifica. Isso está ilustrado em João 13. Quando nosso Senhor lavou os pés de seus discípulos, ele disse a Pedro: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo” (João 13:8). Vemos aqui o quanto a purificação é imprescindível. Somos purificados “com a lavagem da água, pela palavra” (Efésios 5:26). Antes de qualquer coisa, os sacerdotes e levitas se purificavam. É isso que temos de fazer antes de tentar purificar outros.

Nossa última palavra é consagração. Isso significa “estar separado”, ou “santificado”. Temos de estarmos separados do mundo e santificados para Deus, a fim de realizarmos sua vontade. Consagração também é sinônimo de santidade. O próprio Deus nos ordena em Levítico 20:7: “Santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus”.