FAZES BEM EM TE IRAR?

“És Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. E disse o Senhor: Fazes bem que assim te ires?”

(Jonas 4:2-4)

Muitas vezes o Senhor poderia nos fazer a mesma pergunta que fez para o profeta desanimado: “Você tem razão para se irar tanto?” Jonas havia profetizado o iminente juízo a Nínive, cidade repleta de pecado e violência, mas seus habitantes se arrependeram e Deus adiou a execução do castigo. Agiu com graça para com os ninivitas, pois Sua misericórdia é infinita. Então o profeta se sentiu humilhado, e, em vez de se alegrar e louvar, se irou e criticou a bondade de Deus.

Hoje em dia Deus continua sendo o mesmo, cheio de misericórdia e perdão, sempre disposto a demonstrar Sua graça a quem se arrepende dos pecados. O juízo está muito próximo, porque o mundo segue seu caminho de impiedade e imoralidade avassaladoras.

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam” (Atos 17:30). Porque “Deus nosso Salvador… quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:3-4). Essa boa notícia é válida para todos, sem distinção de raça ou origem.

Crentes, será que estamos como Jonas, tão seguros de nossa salvação e talvez com sentimento de justiça própria, que ansiamos pela destruição dos maus? Tiago e João tiveram o mesmo sentimento. E o que o Senhor Jesus fez? “Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois” (Lucas 9:55). O Senhor Jesus veio para nos resgatar do “fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25:41). Se tivéssemos percepção dessa pavorosa realidade jamais desejaríamos isso para ninguém, porque nem o próprio Deus tem prazer na morte do ímpio, “mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva” (Ezequiel 33:11). Sejamos mensageiros do caminho da salvação! Esse é o desejo do coração de Deus.