Home Devocionais

Devocionais

Deus enviou um Salvador

Todo Natal eu leio este lembrete que chegou pelo correio muitos anos atrás.

Se a nossa maior necessidade fosse informação, Deus teria enviado um educador. Se a nossa maior necessidade fosse tecnologia, Deus nos teria enviado um cientista. Se a nossa maior necessidade fosse dinheiro, Deus nos teria enviado um economista. Mas uma vez que a nossa maior necessidade era perdão, Deus nos enviou um Salvador!

Cartões de Natal. Estas promessas pontuadas. Frases cheias do motivo pelo qual fazemos tudo de todo jeito.

Ele se tornou como nós para que pudéssemos nos tornar como Ele. Os anjos ainda cantam e a estrela ainda sinaliza.

Isaías 9:6 proclama, “Um filho se nos deu, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Ah, a maravilha de tudo isso é que Ele ama cada um de nós como se houvesse apenas um de nós para amar!

Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques
Texto original extraído com permissão do site www.maxlucado.com

ESFORÇANDO-SE PARA NADA

E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não (João 21:4-5).

Dias depois da ressurreição, alguns de seus discípulos voltaram à atividade da pesca. Mas foi uma empreitada malsucedida, pois não pescaram nada. Então, ao amanhecer perceberam a presença de um estranho na praia, que lhes fez a pergunta acima. E eles admitiram que não tinham nada para comer.

Às vezes estamos em situação similar. Como crentes sabemos muito bem que nossas “boas obras” não têm qualquer valor para Deus; porém, ainda assim empregamos todas as nossas forças para realizar as “obras de Deus”. A maior parte delas são coisas lícitas, boas e úteis; o problema é que o Senhor não nos mandou fazê-las. Deus não se compromete com obras feitas na desobediência, mas é capaz de agir com amor para conosco como fez nesta ocasião.

Quando acaba nosso período de tentativas, ele está a postos, esperando, sem qualquer atitude de censura. Se abrirmos nosso coração, as perguntas que o Senhor nos fizer trarão cura e correção, embora tenhamos de confessar o que nos envergonha.

Então, sob suas ordens alcançaremos o sucesso e a benção de suas próprias mãos de maneira surpreendente, “abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20).

Querido leitor, analise suas obras. Em quais “barcos” você tem estado? Os seus esforços têm sido empregados naquilo que o Senhor não mandou você fazer? Você tem sentido fome, mesmo estando na “obra do Senhor”? Peça ao Espírito Santo para lhe mostrar sua real situação. Arrependa-se e preste muita atenção às perguntas do Senhor Jesus, para que você possa trabalhar não pelas coisas que perecem, mas para aquilo que terá valor eterno (João 6:27).

A causa da sua fadiga

A maioria das pessoas abraça a suposição de que Deus salva as pessoas boas. Então seja bom. Seja moral. Seja honesto. Mas falando em ser bom – qual nível de bom é bom o suficiente? Essa é uma questão essencial; o nosso destino eterno está em jogo.

Paulo disse em Efésios 2:8, “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus”. Não contribuímos com nada. Nadinha. A salvação da alma é imerecida… é um presente. O nosso mérito não significa nada. O trabalho de Deus tem todo o mérito.

A mensagem de Paulo em Gálatas 3:13 é esta, “Cristo nos redimiu dessa vida amaldiçoada de derrotas, quando ele mesmo a absorveu”. Tradução – Diga não às regras e às listas. Diga não à escravidão e à performance. Ele perguntou, “Vocês sabem o que isto significa?” E eu pergunto, “Você sabe?” Se não sabe, eu sei a causa da sua fadiga. Você precisa confiar na graça de Deus.

Detalhes que revelam o amor de Deus

E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca (Isaías 53:9).

Ali, pois (por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus (João 19:42).

Quando o Senhor Jesus rendeu Sua vida na cruz, Deus não permitiu que os homens tratassem Seu corpo como bem entendessem. Ele havia permitido que Seu Filho fosse crucificado entre dois criminosos, mas agora que a obra estava consumada, Deus não quis que as pessoas fizessem além do que estava em Sua mente.

As razões para a escolha do sepulcro do Senhor, apontadas nos dois versículos acima, certamente nos afetam pela imensa diferença entre elas. Ambas têm um significado profundo: a palavra profética de Isaías revelou a intenção divina cerca de 700 anos antes do evento, e constitui o pano de fundo do fato, por assim dizer. João, por outro lado, descreveu o procedimento visível.

A grandeza de Deus é demonstrada aqui. A pressa por causa do sábado que se aproximava e a localização favorável da tumba foram tudo o que Deus precisava para guiar as ações humanas com o fim de cumprir Seus planos. Nem na morte Deus nos abandona, e Ele provou isso ao tecer com imenso cuidado os acontecimentos para que o corpo inerte de Seu amado Filho recebesse honras póstumas.

Como esses versículos nos confortam! Deus registrou tais coisas em Seu livro santo para nos mostrar que tudo aquilo que possamos considerar normal e aparentemente sem importância, como o fato de onde seremos sepultados, tem, sim, importância para Ele. Todos os inúmeros detalhes de nosso cotidiano, se os colocarmos em Suas mãos, adquirem novo significado, pois irão refletir o amor e o interesse do nosso cuidadoso Deus e Pai.

Deus está esperando por você

O que quer que esteja preocupando-o, você sairá dessa. Cancele sua escapada para o Himalaia. Esqueça a ilha deserta. Este não é o momento para ser um ermitão. Ore. Apoie-se no povo de Deus. Seja um percevejo grudado no barco da igreja de Deus. Mateus 18:20 diz, “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.Não desista, não se esconda. O doente evitaria o hospital? O faminto evita a despensa de alimentos? O desencorajado abandonaria o Centro de Distribuição de Esperança de Deus? Só correndo grande risco. Deus está esperando por você, meu amigo. Ele está com você. Sua família pode ter partido. Seus apoiadores podem ter ido embora. Seu conselheiro pode estar em silêncio. Mas Deus não se moveu. Sua promessa em Gênesis 28:15 ainda permanece, “Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá!” Você sairá dessa.

A MENSAGEM DO EVANGELHO, O PODER DE DEUS

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16).

A fim de esclarecer o significado do evangelho, a boa notícia, o apóstolo Paulo faz algumas significativas declarações sobre o assunto logo no início de sua epístola aos Romanos. Ele o chama de “o evangelho de Deus” (versículo 1), e salienta que o próprio Deus é o autor ou a fonte destas boas notícias. E já que é sobre a mensagem de Seu Filho, Jesus Cristo, é também chamado de “o evangelho de seu Filho” (v.9).

O tema principal e o ponto central do evangelho é o Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo. Quando o tempo indicado pelos profetas do Antigo Testamento foi cumprido, Ele veio do céu a esta terra para cumprir o plano de salvação de Deus. Porque Cristo sofreu e morreu pelos perdidos na cruz do Calvário, as justas exigências de Deus foram satisfeitas.

No versículo bíblico de hoje vemos a eficácia do evangelho. Ele “é o poder de Deus”, o que é demonstrado pelos pecadores sendo salvos pela fé.

Não há nenhuma restrição para esta maravilhosa mensagem de salvação. Deus se dirige a todos com a mensagem, e não apenas a uma nação, como fez no caso de Israel com a lei. Além disso, como ninguém tem justiça perfeita, a qual só Deus pode confessar possuir, Ele nos oferece a Sua própria justiça no evangelho. E nós precisamos aceitá-la! Temos que parar de justificar a nós mesmos e admitir que somos pecadores. Quem se volta para Deus desta forma, crendo em Cristo e em Sua obra redentora, recebe o perdão dos pecados e a justiça divina.

Como estudar a Bíblia: Um livro bem peculiar (2)

Aqui está um ponto prático. Estude a Bíblia um pouco por vez. A fome não é saciada com vinte e uma refeições comidas de uma vez uma vez por semana. O corpo precisa de uma dieta balanceada para permanecer forte. Assim é a alma. Quando Deus enviou comida a Seu povo no deserto, Ele não providenciou bolos já prontos. Ao invés disso, Ele os enviou maná em forma semelhante a escamas, fina como a geada sobre a terra (Êxodo 16:14).

Deus deu maná em porções limitadas.

Deus dá o alimento espiritual da mesma forma. Ele abre os céus apenas com os nutrientes suficientes para a fome de hoje. Ele provê. Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra: um pouco aqui, um pouco ali. (Isaías 28:10).

Não fique desanimado se sua leitura colhe uma colheita pequena. Em alguns dias uma porção menor é tudo o que é preciso. O importante é buscar todos os dias pela mensagem daquele dia. Uma dieta balanceada da Palavra de Deus por uma vida inteira constrói mente e alma saudáveis.

Uma menininha voltou do seu primeiro dia de escola. A mãe dela perguntou, “Você aprendeu alguma coisa?” “Parece que não o suficiente,” a menina respondeu, “Tenho que voltar amanhã e no dia seguinte e no seguinte…”

Isso é o que acontece com o aprendizado. E isso é o que acontece com o estudo da Bíblia.

O entendimento vem pouco a pouco durante uma vida inteira.

Há um passo três para entender a Bíblia. Depois de pedir e buscar vem o bater. Depois que você pede e busca, então bata.

Batei e abrir-se-vos-á (Mateus 7:7).

Bater é ficar à porta de Deus. Fazer-se disponível. Subir a escada, cruzar o alpendre, ficar na entrada e voluntariar-se. Bater vai além da esfera do pensamento e para dentro da esfera da atuação.

Bater é perguntar, O que posso fazer? Como posso obedecer? Onde posso ir?

Uma coisa é sabero que fazer. Outra é fazer. Mas para aqueles que fazem, aqueles que escolhem obedecer, uma recompensa especial os aguarda.

Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer (Tiago 1:25).

Que promessa. A felicidade vem para aqueles que fazem o que eles lêem! É o mesmo com os remédios. Se você somente ler o rótulo mas ignorar as pílulas, ele não ajudará. É o mesmo com a comida. Se você somente ler a receita mas nunca cozinhar, você não será alimentado. E é o mesmo com a Bíblia. Se você somente ler as palavras mas nunca obedecer, você nunca conhecerá a alegria que Deus prometeu.

Pedir. Buscar. Bater. Simples, não é? Por que você não tenta? Se você tentar, verá por que o livro que você está segurando é o livro mais extraordinário da história.

Continua »

Leia todos os artigos da série

Traduzido por Cynthia Rosa de Andrade Marques
Texto original extraído com permissão do site www.maxlucado.com

Consciência culpada

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados (Tito 1:15).

Aos seres humanos foi dada uma consciência para distinguirem entre o bem e o mal. Se fazemos algo errado, nossa consciência nos incomoda. Ilustraremos isso por meio de uma passagem da Bíblia, que se refere ao assassinato de um profeta em Israel no tempo de Jesus Cristo.

O nome do profeta era João, conhecido pelo povo como João Batista. Ele acusou o rei de cometer adultério por ter se casado com Herodias, mulher de seu irmão. Por essa repreensão, Herodes colocou João no cárcere. Mas pelo fato do orgulho de Herodias ter sido tão gravemente atingido, ela começou a maquinar um plano para se livrar do “incômodo caluniador”.

Quando o rei celebrava seu aniversário, Herodias percebeu a sua chance. A filha dela dançou para o rei e o fascinou a tal ponto dele lhe prometer tudo o que ela quisesse, até a metade do reino. Impelida pela mãe, a garota pediu a cabeça do profeta. O rei concedeu o pedido para não voltar atrás em sua palavra.

Pouco tempo depois, Herodes ouviu acerca dos milagres realizados por Jesus e disse: “Este é João, que mandei degolar; ressuscitou dentre os mortos” (Marcos 6:16). Impressionante! Um incrédulo de repente acha possível a ressurreição. Isso torna claro o que uma consciência culpada pode fazer: tirar a paz do rei por causa de um ato horrendo. Quantos mais sofrem devido ao peso da consciência!

No entanto, Deus tem o poder de limpar a consciência de todos os que confessam sua culpa a Ele e se apropriam pela fé da obra expiatória de Cristo. “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou… Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência” (Hebreus 10:19-22).

Quem eu sou?

“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.” (Romanos 5:6)

“Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados” (Isaías 53:5).

Os outros me vêem como aparento ser. Desejo que todos tenham uma boa opinião sobre mim. Quero ser reconhecido, admirado, estimado, etc.

Minha família me vê tal como sou. Conhecem minha face oculta, pois convivo todos os dias com eles. Eu poderia ser melhor, mas, afinal, quem não tem defeitos?

Quanto a mim, eu sou tal como penso ser. Como alcançar meu ideal e satisfazer as exigências de minha consciência? Mesmo quando sou indulgente comigo mesmo, vejo que não sou perfeito; no entanto, comparado com os demais…

Por fim, sou tal como Deus me vê: “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” (Hebreus 4:13). “Não há um justo, nem um sequer” (Romanos 3:10). Todos pecamos. Eu sou pecador. Há chance de mudança para mim? “Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas manchas?” (Jeremias 13:23). Não, porém Deus me conhece e prova Seu amor por mim pelo fato de Cristo ter morrido em meu lugar. Deus me ama tal como sou, mas Se recusa a me deixar no estado em que me encontro: morto em meus delitos e pecados. Por isso, enviou Seu Filho, Jesus, para expiar meus pecados e me dar a Sua própria vida. Dessa maneira, Deus transforma totalmente o que sou: de pecador, passei a ser filho de Deus (João 1:12); de filho da ira (Efésios 2:3) passei a ser filho da luz (1 Tessalonicenses 5:5), de rebelde passei a ser servo do Deus vivo. Jamais imaginei que poderia ser o que sou hoje em Cristo Jesus!

A Bíblia tem um código secreto?

“E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” (Lucas 24:27)

E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus… nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1 Coríntios 2:1-2).

Alguns matemáticos, ajudados por supercomputadores, pensaram ter descoberto um código secreto na Bíblia. Ao decifrá-lo, pretendem comprovar que muitos dos grandes acontecimentos de nossa história estavam inscritos há milênios no livro de Deus com uma assombrosa precisão. Disso tiram a conclusão que os eventos futuros também estão contidos nela.

Por exemplo, encontraram a data exata da morte do primeiro-ministro de Israel, Isaac Rabin, e o nome de seu assassino. Porém é de se estranhar que não digam nada sobre a data da vinda de Jesus, o Filho de Deus, ao mundo, nem de Sua morte na cruz. Não obstante, esses fatos estão anunciados no Antigo Testamento, não mediante códigos, mas através de centenas de alusões e imagens, cuja chave o Novo Testamento nos dá.

Existe um código secreto na Bíblia? Pelo contrário, nela tudo está claramente exposto e cada um pode ler, sem ajuda da informática, que é pecador perdido por quem Jesus Se entregou na cruz. Do início ao fim das Sagradas escrituras, Deus nos fala de Seu Filho: de Sua glória eterna, de Sua vinda ao mundo, de Seu sacrifício expiatório e das conseqüências disso para cada um de nós – uma eternidade com Ele ou longe dEle. Essa é a mensagem que realmente nos importa.

ÚLTIMOS DEVOCIONAIS

a close up of a person with blue eyes

Palavras suaves

a person sitting on a bench next to the ocean

Ananias e Saulo

man walking in the middle of rail road

O Deus do amanhã

Pular para a barra de ferramentas