Escorpião

“O que nasce do corpo é corpo; o que nasce do Espírito é espírito.” João 3:6.

Fizeram-me chegar esta história que me pareceu ótima. Contam que um maestro oriental viu que um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou, pela reação à dor o maestro o soltou e o animal caiu na água e de novo estava se afogando. O maestro tentou tirá-lo outra vez e outra vez o escorpião o picou. Alguém que havia observado tudo se aproximou do maestro e lhe disse: Perdoe-me, mas você é muito cabeça-dura! Não entende que cada vez que tentar tirá-lo da água, ele o picará?

O maestro respondeu: A natureza do escorpião é picar e não vai mudar a minha natureza, que é ajudar aos demais. E então, ajudando-se com uma folha, o maestro tirou o animalzinho da água e salvou-lhe a vida.

Criticamos a atitude do escorpião de picar quem o estava ajudando, mas muitas vezes temos o mesmo gesto. Nossa natureza pecadora nos faz fazer coisas que, ainda que saibamos que são más, não podemos evitá-las. Deus sabe disso. Ele conhece nossas fraquezas e necessidades.

Por isso, em seu grande plano de salvação, não somente nos perdoou os pecados, e nos adotou como filhos. Também nos deu uma nova natureza. Uma que se maneja com os princípios do Espírito Santo, uma natureza divina.

Hoje ambas convivem em seu interior. E você tem que decidir a cada momento a qual escutar, a qual fazer caso. Você pode escolher seguir picando a vida, ou tratar de usar a folha de Deus para mostrar outra atitude. Não mude sua natureza. Se alguém lhe causa danos, só tome precauções. Hoje há muitos que só buscam causar danos ao outro, vivendo egoisticamente. São os que vivem infectados por seu próprio veneno e que, atrás de suas máscaras, não podem ser felizes. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. O que você faz?

Lembre-se sempre que a conduta e as ações de outras pessoas jamais condicionam as suas. Parece fácil, mas é muito complicado de se viver. Porque ninguém se lembra de fazê-lo. Hoje é o momento para começar a mudar. Quando a vida lhe mostrar mil razões para chorar, demonstre que tens mil e uma razões pelas quais sorrir.

Você tem tudo em sua nova natureza para fazer.

REFLEXÃO – A escolha é sua, escorpião ou folha.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe