Um ritmo diferente para cada momento da vida

Uma chave libertadora para enfrentar nossa rotina reside em compreender plenamente o presente que Deus nos proporcionou. Esta tem sido uma disciplina espiritual para mim. Ter uma consciência clara do estágio de vida em que Deus nos colocou faz uma diferença significativa na nossa satisfação com o nível de comprometimento que investiremos em nossas leituras e horas de estudo, por exemplo. Devemos nos dedicar ao que está ao nosso alcance naquele exato momento de nossas vidas.

Isso é crucial, porque para muitos, o desejo de estudar surge em meio a várias responsabilidades da vida, como casamento, filhos, doenças, trabalho, envolvimento na igreja e envelhecimento. Todas essas responsabilidades podem parecer obstáculos à dedicação aos estudos e transformar o desejo de aprofundar-se na Bíblia, por exemplo, em um sonho distante, se não impossível.

À medida que assumimos mais responsabilidades na vida adulta, torna-se evidente que sentar e aprofundar-se na Bíblia, teologia e filosofia é um desafio muito maior do que simplesmente “manter os pratos equilibrados”. Às vezes, parece que nos falta fôlego. Parece que o estudo teológico é reservado apenas para aqueles chamados e apoiados pela igreja para se dedicarem à preparação ministerial ao longo de anos, dedicando-se integralmente ao ministério.

No entanto, isso não é verdade! Ter consciência do momento presente nos ajudará a gerenciar nossas expectativas em relação a nós mesmos. Devemos nos cobrar apenas de acordo com o que o momento atual nos permite realizar, sem fazer comparações com aqueles em diferentes fases da vida. Ter uma compreensão clara do estágio da vida em que nos encontramos nos ajudará a apreciar novamente as oportunidades que nos são apresentadas. Cada página, cada aula, cada conversa deve ser vista como um presente de Deus, e não deve ser avaliada em comparação com os outros.

Se não acreditamos que Deus também é soberano sobre o momento em que o estudo teológico entra em nossas vidas, então pouco valor terá dedicar-nos a conhecê-Lo! Portanto, não encare a possibilidade de aprofundar sua fé e seus estudos teológicos como um luxo impossível. Deus não errou ao escolher o momento da sua vida em que Ele te colocou!