Sem resistência não há luz

“Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores” [1].

Revoltei-me com o semblante pétreo do John McArthur. Em seus argumentos pró-guerra, referiu-se ao inferno que aguarda os muçulmanos sem demonstrar compaixão. Esse senhor fundamentalista, inimigo dos pentecostais, dos liberais e de todos os que não lêem a Bíblia com o seu literalismo, me causou muito medo.

“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” [2].

“Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” [3].

Como funciona uma lâmpada? Isto mesmo, uma lâmpada comum de casa. Primeiro, vamos descrever o objeto. É um tubo de vidro contendo em uma de suas extremidades dois contatos metálicos conectados a uma finíssima resistência interna por onde passa a corrente elétrica. A corrente aquece a resistência que dispersa a energia sob a forma de luz. Me perdoem os professores se esqueci de alguma coisa ou errei em algo da descrição. É vital, para que a lâmpada cumpra o seu papel, que alguns quesitos sejam satisfeitos: Primeiro, tem que haver uma fonte de energia elétrica; Segundo, esta energia tem que ser suficiente para acender a lâmpada; Terceiro, a lâmpada tem que estar com toda sua estrutura íntegra para transformar a energia elétrica em energia luminosa.

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” [4].

“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” [5].

Existe no meio dos grandes pensadores da atualidade profunda descrença em relação à humanidade. Há alguns otimistas, é claro, mas são poucos. O século XVI foi chamado de século das luzes. O conhecimento se popularizou, muitos mitos religiosos foram derrubados. Realmente esta denominação cai bem a este período: o iluminismo.

O conhecimento nos libertou da idéia estapafúrdia que a Terra era quadrada, nos fez entender que tudo gira – a Terra e o sol, e que não somos o centro do universo. A reforma protestante libertou as mentes das pessoas para a livre análise das Escrituras Sagradas – `leia e rogue ao Senhor a interpretação`.

Nenhuma destas coisas, porém, foi capaz de tornar a raça humana melhor do que ela era. Nunca se matou tanto quanto no último século. Nunca tantas pessoas passam fome ao mesmo tempo. Nunca na história uma doença lá da China chegou tão rápido ao ocidente.

Cristãos protestantes, tidos até pouco tempo como pessoas de respeito e dignidade, que vivem embasados pela Bíblia, hoje fazem parte da imensa turba dita cristãos nominais. De um lado temos aqueles que se escudam na Bíblia para justificar atos moralmente inaceitáveis, como assassinato e vingança. Outros usam a Palavra para manipular multidões, criando cristãos-zumbis que atendem cegamente aos comandos dos seus líderes.

Jesus disse que seríamos a luz do mundo. “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte”[6]. Por que os cristãos – palavra usada para designar os seguidores de Jesus Cristo – não estão exercendo sua função de iluminar o mundo?

Muitos cristãos não brilham simplesmente porque não há energia na sua vida. “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele”[7]. Perdemos a perspectiva da Cruz de Cristo. Vivemos nossas vidas, vamos aos cultos, aos encontros, participamos das confraternizações e permanecemos distantes do Senhor.

“Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha Palavra e não negaste o meu nome”[8]. Estar ligado a Jesus é, antes de mais nada, guardar no coração a Palavra de Deus.

Não quer dizer que você tem que decorar longos textos bíblicos ou ler trocentos comentários teológicos. Significa amar a Palavra de Deus e andar orientado por ela. Não é só gastar tempo com a Palavra e a oração, é amar este tempo e sonhar com o próximo momento em que você vai estar de novo aos pés do Senhor aprendendo dEle. Isto faz com que a energia dirigida para sua lâmpada não só a faça brilhar, como garanta uma forte intensidade.

Há um outro grupo de cristãos que não brilha porque suas vidas estão queimadas. Pra que serve uma lâmpada queimada? No nosso contexto, uma lâmpada queimada, além de não fazer o bem a ninguém, ainda pode fazer o mal, sendo usada como arma. O cristão com a resistência queimada, além de não brilhar, se torna pedra de tropeço na vida de outra pessoa. Muitas coisas ofuscam o cristão. Você se lembra quando Jesus contou a parábola do Semeador? A semente é a Palavra. Beira do Caminho-Aves > Corações-Satanás (dúvida, problemas, desvio de atenção, desvio de prioridades); Solo rochoso-sem raiz > Empolgam-Murcham (angústia, perseguição); Espinhos-sufocados > Ouvem-Sufocam (dinheiro, emprego, família, filhos, comida, ambições); Boa terra-frutos > Ouvem-Multiplicam.

Você é um multiplicador da semente (da Palavra)? Qualquer resposta diferente de sim indica lâmpada queimada ou perto de queimar.

Mesmo quebrado, estilhaçado, sem brilho, totalmente ofuscado, Deus ainda dá esperança. “Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos”[9]. Deus não desistiu. Ele ainda está lá. Ele ainda está disposto a restaurar. Deus hoje nos traz duas mensagens importantes:

1) Olha para onde você caiu e comece de novo[10];

2) Se você tem sofrido e sem forças para continuar lutando, ouça a promessa de Deus[11].

Notas:

[1] Bruce Calvert – Departamento de Matemática da Universidade de Auckland, Nova Zelândia. [2] Apocalipse 2:5 [3] Apocalipse 3:11 [4] Mateus 5:16 [5] João 8:12 [6] Mateus 5:14 [7] 1 Tessalonicenses 5:9-10 [8] Apocalipse 3:8 [9] Jó 14:7 [10] Apocalipse 2:5 [11] Apocalipse 3:11