Icabode, foi-se a glória de Israel

(I Samuel 4:1-22)

Palavras expressam nossos sentimentos, nossas idéias e convicções. Palavras consolam, abençoam, ou amaldiçoam, palavras dão nome ao momento, determinam uma situação, conduz-nos à visão.

Quando a viúva de Finéias deu à luz um menino, chamou-o de Icabode, que quer dizer – foi-se a glória de Israel. É difícil escrever sobre isso, dá um nó na garganta, vontade de virar a página e ir para outro assunto mais animador, no entanto, é preciso prestar atenção, não simplesmente no fato, e sim, no por que.

Eli e seus filhos pertenciam à família sacerdotal, e deveriam servir ao Senhor e ao povo com integridade e fidelidade. No entanto, não era isso o que faziam Hofni e Finéias, muito pelo contrário, causavam escândalo e desmoralizavam a obra sacerdotal, pecando diretamente contra Deus. Seu pecado chegou ao ponto de levar a Arca de Deus para o campo de batalha, como se isso bastasse, para que fossem vencedores contra o inimigo. A lição que eles nunca aprenderam era simples – a glória de Deus se manifesta quando há integridade no coração dos Seus servos. Eli, já velhinho e cansado, não conseguiu mudar a situação e permitiu que os filhos desonrassem a sua casa, e o que é pior, a própria casa de Deus.

Olhando para dentro do meu coração, olhando para minha família, olhando para a igreja onde congrego, tremo diante do Senhor ao pensar que podemos estar provocando a ira do Senhor, negando Sua presença, rejeitando Suas instruções e Seu poder, e que, por causa disso, a Sua glória esteja sendo tirada do nosso meio.

Não quero assustar ninguém, mas precisamos parar para pensar em como andam as coisas conosco, ao invés de ficarmos apontando dedos acusadores para as falhas de nossos irmãos em Cristo, para suas famílias e para as outras igrejas, precisamos atentar para nossas próprias vidas, para nossas próprias famílias e para nossas próprias igrejas locais, para que não venham dias nos quais tenhamos que dizer: Icabode – foi-se a glória de Israel.

Pense:

O que precisa ser mudado com urgência em minha vida, ou na vida dos meus filhos, ou na vida da minha igreja, para que a glória do Senhor permaneça entre nós?