Deus, o amor e a pichação

Tenho acompanhado (não tão de perto) a repercussão da declaração feita por um apresentador da MTV ao incentivar a pichação de igrejas, prometendo divulgação no seu programa para quem enviar fotos de tal feito.

As reações foram imediatas: pode-se encontrar esta discussão a partir de notícias nos sites gospel, em muitos grupos no facebook e existem milhares de posts de ‘cristãos’ nas redes sociais julgando e condenando tal sujeito ao inferno, reclamando que isto é um absurdo e que este ateuzinho vai se ver com Jeová,. Tem político gospel pedindo retratação e se bobear até a cassação da concessão da emissora em questão, entre outras coisas que nem compensa comentar.

Tudo balela!

O que não se percebe, não sei se por ignorância mesmo ou por um sentimento mesquinho de superioridade gospel é que o tal apresentador está conseguindo exatamente o seu intendo, que é se promover e promover seu programa. Quem conhece um pouco da trajetória dele sabe que sua ascensão a apresentador de TV foi por conta de suas polêmicas em seu canal de vídeos no Youtube.

Se já não aconteceu, provavelmente acontecerá um pedido de desculpas formal ou pelo menos um mea culpa, mas o seu objetivo foi alcançado.

Pensando de maneira “gospel”, o que fazeríamos?

Seria o caso de chicotear o rapaz que incentiva a pichação? Ele não é um vendilhão do templo e não fazemos isto nem com os que comercializam a fé dentro de nossas igrejas.

Talvez então seguir o exemplo de Tiago e João e pedir para que desça fogo do céu sobre aquela emissora maldita e que consuma tudo, inclusive o VJ com nome de computador, mas Jesus foi claro ao ensinar aos seus discípulos que Ele não veio para destruir as almas dos homens, mas sim para salvá-las.

Poderíamos ficar pensando em tantos castigos que nossa mente divagaria e talvez revelaria pensamentos sórdidos.

Fico tentado a imaginar o que Jesus faria nesta situação, baseado no que temos revelado pela Bíblia e alguns versículos brotam e florescem:

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” Mt 5:9

“Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;” Mt 5:38-39

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” Mt 5:43-44

As atitudes de um cristão verdadeiro devem, necessariamente, refletir as atitudes ensinadas por Cristo.

“Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?” Mt 5:46

O que PC Siqueira e todas as pessoas que não conhecem a Cristo precisam é de ver uma demonstração de amor tamanha para com eles que os confunda e os constranja a ponto de abrirem seus corações para a mensagem de Cristo.

Se você ainda não orou pelo PC Siqueira, talvez agora seja o melhor momento. Se não conseguir agora, por favor, não deixe passar de hoje a sua intercessão ela vida dele.

De qualquer modo, não alimente esta fogueira de vaidades com comentários que não reflitam a vontade de Deus e que sejam apenas o reflexo de uma carnalidade com rótulo espiritual.

Lembremos que Jesus é o nosso advogado perante o Pai e não nós que somos seus advogados perante este mundo.

Sei que poderá argumentar que os cristãos são os embaixadores do Reino de Deus na Terra. É importante lembrar que um embaixador que não age de acordo com as ordens do reino que o enviou mais cedo ou mais tarde será destituído de seu cargo.