Usuário: Visitante | Identifique-se | Cadastre-se
2 3

04/09/2003
Tô nem aí, tô nem aí


por Tuta Moraes

“Tivemos um sonho, e não há quem o possa interpretar. Disse-lhes José: Porventura não pertencem a Deus as interpretações? Contai-me o sonho” Gênesis 40:8.

Além de escravo, José agora é também um marginal, alguém que não mais pode conviver com a sociedade, e, por isso, está na prisão, e é aí que eu vejo a grandeza dele, pois, mesmo numa situação como essa, ele continua ao lado de Deus. O SENHOR era com José na casa de Potifar, e o SENHOR é com José na prisão. Puxa vida, que sujeito! E nunca é demais lembrar que ele havia sido vendido como escravo pelos próprios irmãos, e que, por ser fiel ao Senhor e não querer adulterar com a esposa de Potifar, acabou naquele lugar.

E é nessa situação injusta e altamente adversa que podemos ver um lado ainda mais nobre nesse guri – o seu altruísmo – pois, quando o padeiro e o copeiro do rei tiveram um sonho perturbador e acordaram com seus corações despedaçados, quem estava lá para ajudá-los? Ele mesmo, José, o altruísta. Ele, que tinha tudo para estar deprimido e muito preocupado com seus próprios problemas, achou tempo para se preocupar com aqueles infelizes.

A questão que gostaria de tratar é muito simples, mas ao mesmo tempo complicada pelo grau de dificuldade em executá-la, pois o homem, por causa do seu pecado, sempre foi e ainda é muito egocêntrico e egoísta, quer dizer, está sempre pensando somente em si mesmo para alcançar vantagens e como resolver os seus próprios problemas.

Por isso mesmo, nunca há tempo para pensar nos outros – é a filosofia do “Tô nem aí, tô nem aí”, ou seja, cada um que cuide de si mesmo – não há tempo para me preocupar com os outros, que cada um cuide de si mesmo. Já tenho problemas demais para pensar nos problemas dos outros. Que pena!

Quando penso nisso fico triste, porque, nem mesmo na igreja de Cristo podemos mais pedir oração, quanto mais algum tipo de ajuda. Cerca de um ano e meio atrás, pedi oração por um problema familiar, e, graças às orações do povo de Deus, pude ver o livramento do Senhor, no entanto, até hoje sofro críticas por ter “exposto meu problema”. É assim que andam as coisas no povo de Deus. É a filosofia do “Tô nem aí, tô nem aí” que impera até mesmo entre os irmãos. Que desgraça!

O mundo está em crise sim, e embora não gostemos de admitir, a Igreja de Cristo também está, e creio que grande parte dessa crise está no fato do individualismo imperar entre nós. Quando é que vamos nos lembrar que somos um só corpo? Quando é que vamos abrir nossas mãos e socorrer aos necessitados?  



3 comentários

Gostei da sua reflexão sobre este mal que invadiu a igreja moderna, ou que se instalou na igreja moderna. E Sim falta entendimento e sensibilidade para reconhecer que somos irmãos, somos corpo. Esta crise de individualismo precisa abrir espaço para a presença do Deus trino.
(0) (0)

Luciano Coelho Alves
Curitiba
03/10/2012, 13:50:07

Como é triste "viver" a vida dessa forma, quando Deus nos oferece a melhor e única opção de vida que realmente vale a pena.
(0) (0)

Cláudio Antônio da Silva
São Leopoldo
02/01/2014, 10:32:28

O mundo está em crise sim, e embora não gostemos de admitir, a Igreja de Cristo também está, e creio que grande parte dessa crise está no fato do individualismo imperar entre nós.
(0) (0)

Anita Rocha
Rondonópolis
13/07/2014, 17:41:38

Atenção! Você está deslogado.

Deslogado, seu comentário será moderado.
Identifique-se e comente sem moderação.

Todos os campos são obrigatórios

Seu nome:
E-mail:

(não será divulgado)
Localidade:
Comentário:

                                                          

Código de segurança:

CAPTCHA Image
Digite os caracteres acima:

Outros artigos de Tuta Moraes:

"Nossa senhora!!!"

Toma, besta!

Que negócio é esse, Jefté?

Uma questão mal resolvida

A verdade que vence a mentira

Mais


Coluna: Fala Sério!

Ver lista de artigos

  Add to Google


Últimos artigos de Fala Sério!
Já reparou no meu servo?
Deixe Deus escolher por você
A pessoa certa
Manifestações – Pano de fundo
Ele estava lá

Mais populares de Fala Sério!
Quando Deus fala você escuta?
A batalha espiritual de Gideão
Quando as palavras não resolvem
O rei que Deus escolheu
A ousadia de Josafá

Mais comentados de Fala Sério!
A ousadia de Josafá
Esse homem deve morrer
Amigo de verdade
As aparências podem enganar
O poder da canção

"Aquele que começou uma boa obra em vocês irá completá-la até o dia de Cristo Jesus" Filipenses 1:6