Que Deus!

Fico impressionado com a maneira de DEUS agir. O apóstolo Paulo, divinamente inspirado, usou muito sabiamente as palavras em Rm 11:33-36 “Quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” . Será que alguém na face da terra poderia dar conselhos a DEUS? A verdade é que muitas vezes em orações pedimos a DEUS que faça as coisas de acordo com as palavras que estamos usando. Será que pra provar que é DEUS Ele precisa fazer aquilo que nós estamos mandando? DEUS não precisa que ninguém diga a Ele como Ele deve agir e ouvindo uma rádio evangélica da minha cidade (Recife) esta semana fiquei muito mais admirado como a multiforme graça de DEUS toca cada coração de uma maneira diferente.

Eu ouvi uma história de que alguns alunos da USP (Universidade de São Paulo) estavam fumando maconha na Universidade com folhas da Bíblia. Fiquei uma arara e um ódio me consumia em ouvir aquilo, achei o maior absurdo. Os depoimentos eram: “Fumar com essas folhas deixa um gosto melhor”, dizia um deles; “Eu só fumo as folhas em branco, e dou a Bíblia pra algum irmão” dizia outro; “Eu leio tudo antes de fumar”, era outro depoimento. “É muito bom fumar Apocalipse”, disse outro engraçadinho. A minha indignação foi aumentando à medida que eu ouvia aquela história. Como pode alguém fazer isso com a Palavra de DEUS?, pensei. E aí eu ouvi outra história que transformou a minha maneira de pensar.

Há exatos trinta e seis anos durante um programa de distribuição gratuita de Bíblias na Índia, um missionário brasileiro foi chamado e durante uma campanha de evangelização ele encontrou um drogado e tentou dar-lhe uma Bíblia. O drogado insistia em não aceitar a Bíblia e a insistência do missionário o irritava cada vez mais até que ele disse ao missionário: “Se eu ficar com essa Bíblia eu vou usá-la pra fazer cigarros e fumo ela inteira”, e o missionário lhe respondeu: “Tudo bem, mas vamos fazer um trato: antes de você fumar, leia o que está escrito.” Já cansado e querendo se ver livre do missionário o drogado aceitou a proposta. O missionário foi embora.

Vinte anos mais tarde numa Conferência na Índia, enquanto o Preletor falava um expectador levantou a mão e pediu a palavra. Foi-lhe concedida a oportunidade. Então ele explicou: “Esse homem que falava aqui, há vinte anos me deu uma Bíblia. Eu era um drogado e disse a ele que se ele me desse aquela Bíblia eu fumaria ela inteira e ele falou pra mim que antes de fumar eu lesse o que estava escrito, eu aceitei e li. Eu lia e fumava. Fumei o Antigo Testamento inteiro, fumei o Evangelho segundo Mateus, Marcos e Lucas até que cheguei em João e li algo que mudou a minha vida: João 3:16. De lá pra cá nunca mais eu fumei nada e decidi andar nos caminhos do Senhor.”

DEUS age como quer e sabe como agir. Porque os pensamentos Dele são mais altos que os nossos assim como os Céus são mais altos do que a Terra, e não é porque as coisas não parecem estar se encaminhando da maneira como nós queremos que quer dizer que DEUS não está agindo ou se importando com que estamos sentindo. Ele é soberano e sabe como e quando deve agir. Para cada um de nós DEUS tem uma maneira diferente de agir. Será que quem chama as estrelas cada uma pelo nome não sabe como dar um fim na nossa aflição? Quem abriu o mar vermelho, parou o sol em um dia e o fez retroceder em outro não sabe como fazer um bêbado abandonar os bares, ou um viciado largar as drogas? É preciso confiar no seu poder e ver que um DEUS que quer ser chamado por nós de Pai se preocupa conosco e sabe acima de tudo o que nós sentimos e como chamar a nossa atenção.

Ele nos ama. E em sua infinita sabedoria, bondade e misericórdia quer ir conosco aonde quer que fomos. Tudo o que acontece se não é da sua vontade tem a sua permissão, mas nunca foge do seu controle. Esse é o nosso DEUS e QUE DEUS!