Que fazes aqui, Elias?

Que fazes aqui, Elias?
1 Reis 19:11-13

‘Pense na figura de Elias. Um “tesbita”. Bem, esta a maneira geográfica de se dizer “um caipira”. Vem lá de onde o Judas perdeu as meias (as botas ele perdeu bem antes). Não fala na gíria, não usa piercing e não vai para balada. É um estranho no ninho e fora do ninho é um perturbador. Quando ele entra no palácio, sua própria presença estraga qualquer festa. Tudo está indo tão bem e ele tem que chegar bem agora para falar que a Sabesp vai cortar o fornecimento. Que cara mais descontextualizado! Que anti-social! Por que não chegar de mansinho, fazer amizade com a Jeza, participar de alguns “Embalos de Sábado à Noite” no palácio, tomar um chazinho da tarde com o sacerdote de Baal? Por que não assistir a umas peças de teatro ou a um filminho na companhia doce e agradável de Acabe? Depois, ficaria muito mais fácil ser ouvido.’[1]

Elias foi um profeta de Deus que durante muitos anos peregrinou entre os israelitas anunciando as visões que recebera do Senhor. Ele era uma figura não muito popular, porém muito temida pelas pessoas de sua época por suas profecias.

Coisas extraordinárias aconteceram através da vida e ministério de Elias. O valente Elias, porém, depois do desafio aos profetas de Baal foi esconder-se em uma caverna com medo de uma rainha louca e mundana. Nem parece o Elias que conhecíamos.

Há muitas mensagens a extrair deste episódio bíblico. Vamos pensar um pouco na atitude de Deus em relação a Elias. Elias era amigo de Deus. Eles eram íntimos. Quando Deus viu Elias na caverna deve ter pensado, imagino eu: ‘Elias é meu amigo e não me agrada nada vê-lo escondido em uma caverna! Vou falar com ele.’ Aí, então, acontecem as quatro manifestações naturais: o VENTO, o TEREMOTO, o FOGO, e finalmente a BRISA.

Muitos pensam que a Brisa é o centro da narração. Não, não é. O objetivo da narração é inferir que Elias reconheceria a PRESENÇA de Deus – o Altíssimo queria mostrar para Elias que eles eram tão íntimos que Elias seria capaz de reconhecer quando Deus passasse. E por que eu posso afirmar isto? Porque Deus já se manifestou através de um ‘vento impetuoso’, um terremoto e através do fogo. Não importava qual seria o evento natural escolhido pelo Criador. O importante era que Ele seria RECONHECIDO.

Deus estava dizendo a Elias: “Por que você está aqui, Elias?” Você não é capaz de saber quando Eu passo? Por que então você está escondido?

Muitos cristãos sofrem de ‘síndrome do pânico espiritual’. Fogem dos desafios, da linha de batalha, do testemunho e do compromisso indo para as cavernas. É mais cômodo. Dói menos. Fique atento, pois Deus está te dizendo hoje: ‘Ei, por que você está aqui?’[2]

Se você é capaz de reconhecer a Jesus Cristo como SENHOR da sua vida, e confia nEle de fato, saiba que a caverna não é o seu lugar.

Você pode dizer: mas eu não tenho a intimidade com Deus e a fé que Elias teve. Gostaria de te dizer, porém: ‘Não arrume mais explicações teológicas para a fé. Não procure mais passos para tentar obtê-la. Simplesmente fique a sós com Jesus, e deixe que Ele passe Seu coração para você. Fé real nasce no lugar secreto da oração íntima. Então, vá a Jesus e aprenda dEle. Se você passar um período de qualidade em Sua presença, a fé certamente virá. Ele fará nascer fé em seu coração como você nunca conheceu. Acredite, quando ouvir Sua voz suave e terna, a fé explodirá dentro de você.’[3]

Portanto, saia da CAVERNA e se refugie em Deus! Não importa o tamanho da Jezabel que o esteja perseguindo, ou o quanto você está desanimado. Não exerça uma fé anônima! CAVERNA é refúgio humano. Indiferença para a Obra de Deus; Medo; Mediocridade na fé; Descompromisso com o Reino e Pecado – São como cortina de fumaça que cega nossos olhos e tapa nossos ouvidos para compreender a voz de Deus.

‘Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.’[4]

‘Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.’[5]

‘Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.’[6]

SÓ PERMANECE NA CAVERNA QUEM QUER!!!!

Quando entramos em um lugar todo escuro conseguimos ver FRESTAS que antes não víamos, simplesmente porque a LUZ de fora PENETRA através destas frestas.

‘Assim são o poder e o amor de Deus. A menor fissura que permita passar a luz de Jesus faz com que as trevas fujam. O poder de Deus não se pode comparar ou medir. Por mais densas que as trevas sejam, quando a luz de Jesus chega, tudo se ilumina. Algumas vezes você pode pensar que está só em meio à escuridão, mas se dentro de você existir essa luz, não haverá escuridão que resista.

Por onde passa, a luz traz vida, alegria, transforma vidas, traz esperança. E não precisa ser um farol, ou diversas lâmpadas, basta uma, com o poder certo, o poder de Jesus, que é restaurador, vivificador, e purificador.

O inimigo de nossas almas, por vezes, tenta nos fazer acreditar que não temos todo esse poder, que somos como velinhas que qualquer vento pode apagar. Resista a essa mentira e diga para ele bem alto que você tem Jesus, E ELE É TODO O PODER.

Não se deixe abater pelas dificuldades que atravessarem seu caminho. Jesus mesmo falou: “No mundo tereis aflições …” mas Ele dá o consolo : “Eu venci!”. O Senhor venceu para que nós fôssemos vencedores juntamente com Ele. Você tem autoridade outorgada por Jesus para invadir as trevas, pois você é luz.’ [7]

A luz não se defende nem pede licença para as trevas. Não temos que ficar na defensiva esperando que os poderes das trevas tentem nos derrubar. Temos que fazer com que as forças espirituais da maldade corram de nós!

SAIA DA CAVERNA!

Notas:

[1] Marcos Sengui Soares é Colunista de irmaos.com em Colunet [2] Expressão da Bíblia Viva [3] David Wilkerson [4] Salmo 32:3-5 (ERAB) [5] Provérbios 28:13 (BLH) [6] 1João 1:7 [7] Kathy Cristine Vieira (www.diantedotrono.com.br)