A invisível providência de Deus

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” [1]

É muito difícil explicar o funcionamento de um centro cirúrgico. E não é por causa da complexidade das cirurgias realizadas. Cada procedimento cirúrgico é realizado em uma sala de cirurgia que passa por um rigoroso procedimento de limpeza e desinfecção. O chão deve ser rigorosamente limpo, os móveis da sala e todos equipamentos devem estar limpos antes e se iniciar o procedimento cirúrgico. Se numa sala ocorrem dez cirurgias por dia, antes e depois de cada uma, todo o procedimento de limpeza precisa ser realizado.

Para o paciente, o mérito cirúrgico é da equipe que opera – o cirurgião, o anestesista e os auxiliares. Ninguém se lembra de mandar um cartãozinho para a equipe que preparou e esterilizou o material, ou mesmo que limpou a sala antes e após a operação.

Na vida cristã, as vezes nós somos a equipe que opera. Pregamos em público, oramos em público, cantamos em público, lideramos ministérios públicos, levantamos fundos para obras sociais. Não podemos esquecer, porém, que tão importante quanto quem opera está quem cria condições para a operação.

São estes os que sustentam a Obra, criando as condições, “armando o terreno” para que a operação do Espírito ocorra. São os que oram, contribuem, incentivam ou simplesmente estão presentes nos momentos marcantes. Estar em evidência não tem importância para Deus. Criar condições para que Deus esteja em evidência é o grande mérito que devemos alcançar.

Lembro-me de uma história contada pela irmã Maria José (esposa do Rev. Antônio Elias) em que ela narra o episódio de uma irmã analfabeta que levava sempre consigo uma Bíblia. Quando ela ia ao culto, prestava muita atenção na mensagem e pedia que alguém marcasse na sua Bíblia qual o texto o pastor havia pregado. Durante a semana ela visitava a vizinha e dizia: “minha filha, eu não sei a`ler, mas eu gosto tanto da Bíblia, você se importa em ler esta parte pra mim?” A pessoa, constrangida, lia o texto e então a irmã repetia todo o sermão do pastor para ela. Quantas pessoas se converteram a Cristo porque uma senhora que não era vista na igreja entendeu que tinha um papel fundamental no Plano de Deus.

Amado, não almeje o status quo de ser visto ou conhecido. Almeje, sim, ser o elemento que tornará evidente o nome de Jesus!

Que Deus te abençoe.

Notas:

[1] 1 Coríntios 15:58