A pessoa certa

1 Reis 3:6-14

Não sabemos muito sobre Salomão antes de sua oração que tanto agradou a Deus. Sabemos que ele era filho de Bate-Seba, e que foi escolhido por Deus para ser o rei de Israel, sucedendo a seu pai Davi. Por ser filho de Davi e candidato a sucedê-lo, ele deve ter sido muito bem preparado, muito bem educado na nobreza, deve ter estudado com os melhores professores, aprendido muitas línguas, formado na academia dos soldados de elite do rei, e aprendido a lei de Moisés. Uma coisa podemos dizer com toda certeza – ele era a pessoa certa para o trono de Israel.

Ele já era rei, quando, numa noite, enquanto dormia, o Senhor lhe apareceu em um sonho e lhe disse: “Pede-me o que queres que Eu te dê!” (v.5). O que um rei comum pediria a Deus, se Ele lhe desse uma opção tão generosa? Provavelmente, pediria vitória sobre os inimigos, pediria riquezas, muitos bens, prosperidade, etc. e tal.

O que a oração de Salomão mostra que ele era a pessoa certa porque:

1. Ele teve gratidão (6) – Antes de pedir, ele agradeceu pela benevolência para com seu pai, dando-lhe um sucessor ao trono. Ele agradeceu, pois sabia que Deus o havia escolhido entre seus irmãos. É Deus que nos escolhe para sermos líderes ministeriais ou pastores nas igrejas. Devemos louvar e agradecer a Deus pelo privilégio.

2. Ele teve humildade (7) “… Não passo de uma criança, não sei como conduzir-me.” – A humildade de Salomão deveria nos inspirar, pois, infelizmente, a arrogância, a soberba e o orgulho de alguns líderes, tem atrapalhado e até impedido a ação do Espírito Santo. A verdadeira humildade é reconhecer que não somos os donos da obra, que precisamos ter corações ensináveis e que somos incapazes de realizar qualquer tarefa para Deus sem a Sua direção e capacitação.

3. Ele reconhece a responsabilidade diante do grande desafio (8) – É grande a responsabilidade, pois cuidar do povo de Deus, pastoreá-lo, guiá-lo e protegê-lo não é fácil. Não se pode fazer de qualquer jeito. A igreja é o povo escolhido por Deus para glorificar o Seu nome na Terra. Um pastor é levantado por Deus para pastorear o rebanho de Deus, por isso, precisa ter consciência de que contas serão pedidas por cada ovelha colocada em suas mãos. (veja Atos 20:28-29; Hebreus 13:17).

4. Ele pede sabedoria (9) – Sabedoria para saber como conduzir o povo, para saber como julgar entre o certo e o errado. O líder sábio é aquele que sempre busca a orientação e a direção do Espírito de Deus. Antes de tomar qualquer decisão, ele:

– Examina as escrituras (não o tradicionalismo das igrejas) – a palavra de Deus tem que ser a base de nossa fé e da orientação que será dada à igreja de Cristo.

– Busca a plenitude do Espírito Santo – pois Ele os guia a toda verdade.

– Intercede pelo rebanho (oração e jejum) – está sempre de joelhos, contando com a capacitação e orientação do Senhor.

– É modelo – o rebanho precisa ver nele o modelo de crente sábio e temente a Deus.

Pense:

“Se, porém, algum de vós, necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” Tiago 1:5