Ouviram dizer

“De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.” 1 Reis 4:34

A verdadeira sabedoria não é algo fácil de achar, nem nas escolas ou universidades, nem nas casas, bares, clubes, fóruns, nem muito menos entre intelectuais, religiosos, governantes, escritores, poetas, chefes de estado, pais, ou professores. Por isso o mundo, em todos os tempos, anda procurando essa tal sabedoria, e quando encontra homens “sábios”, correm para ouvir o que eles têm a dizer. Uns porque são curiosos, mas outros porque sabem que precisam dela.

A sabedoria desse mundo, porém, é limitada, interessante talvez, mas não corresponde à verdade, cheia de maldade, e de segundas intenções, partidarista e insana aos olhos de Deus.

Salomão, porém, tinha recebido a unção da verdadeira sabedoria, vinda lá do alto, vinda de Deus, algo extraordinário e tremendo, inteligência e entendimento muito acima do normal, uma coisa do outro mundo, jamais vista entre os filhos de Adão.

As pessoas ouviram dizer que havia um rei sábio em Israel, mais do que os mais sábios de sua época, mais inteligente e entendido do que os maiores mestres do mundo antigo. Pessoas vinham de todos os lugares, de todos os reinos, dos palácios e catedrais, todos vinham, porque queriam ouvir com seus próprios ouvidos e ver com seus próprios olhos a sabedoria que Deus havia dado ao Seu servo.

Estamos com um pé em 2010, tanto tempo passou desde que Salomão esteve nesse mundo, alguns de seus escritos permanecem vivos até hoje, os quais, inspiram os homens, ensinam e instruem, aconselham e consolam, guiam e disciplinam. Mas eu me pergunto: O homem desse século quer ouvir a sabedoria de Deus?

Penso que sim! Talvez não vá aceitá-la, talvez só queira ouvir por curiosidade, mas quer ouvir sim, pois sabe que precisa ouvir algo sábio, poderoso e verdadeiro.

Por que, então, nossas reuniões evangelísticas e de estudo bíblico estão vazias? Por que, então, as pessoas parecem tão desinteressadas em relação à palavra de Deus?

Há muitos fatores, mas penso que isso ocorre principalmente porque as pessoas ainda não ouviram dizer que a igreja de Cristo tem algo novo e muito lindo, algo extraordinário e mais sábio do que tudo que veem e ouvem por aí.

Penso que, quando as pessoas ouvirem dizer que a palavra sábia e poderosa de Deus está entre nós, e que, de fato, está regendo nossas vidas, transformando nosso caráter, produzindo crentes verdadeiros e não religiosos hipócritas, removendo toda sujeira, preenchendo todos os espaços vazios, então, e só então, muita gente virá para ouvir a sabedoria de Deus entre nós.

Pense:

Será que em 2010 estamos dispostos a mostrar ao mundo, com nossas próprias vidas, a sabedoria de Deus, ou seja, o evangelho de Cristo, “escândalo para os judeus, loucura para os gentios, mas para nós que somos salvos, poder de Deus e sabedoria de Deus”?