Monte o cavalo

Sabe aqueles “curtas-metragens” de nossa vida que sempre estão passando pela nossa cabeça? Geralmente pequenos “filmes” de coisas novas e importantes que nos aconteceram e nós nunca mais esquecemos. Vira-e-mexe nos vemos lembrando daquelas coisas, daqueles acontecimentos, daquelas frases que ouvimos. Hoje me lembrei de um episódio de minha vida que me fez pensar numa coisa séria. Lembrei-me do dia em que fui levado por um tio a um psicanalista para tentarmos resolver alguns terrores de infância que me atormentavam. Incrivelmente, de tudo que passei naquele dia só restou em minha memória um curta-metragem de uma frase dita para mim pelo médico: “Na vida, as oportunidades são como um cavalo celado que passa, ou você aproveita para montá-lo ou pode ser que ele nunca mais passe novamente.”

Aproveitar as oportunidades, eis a questão. Paulo exorta os colossenses a aproveitarem as oportunidades. E nós? Temos deixado o cavalo passar?

É doloroso quando um outro curta-metragem me vem à cabeça. Me faz lembrar de certa vez em que fui levado por um cliente para aplicar uma injeção em sua esposa (na época eu trabalhava numa drogaria). O trajeto da drogaria até a casa do cliente devia ser de uns 10 minutos (o que seria 10 para ir e 10 para voltar). Enquanto estava no carro, ficava pensando em como poderia falar de Cristo para aquele homem. Como poderia iniciar uma conversa? Como o levaria a ouvir de Cristo?

Enquanto isso, falávamos do mundo em seu mal, da humanidade decaída, dos prazeres passageiros, mas de Cristo que é bom, NADA. Na volta foi a mesma coisa, falei até de como era bom participar de uma igreja evangélica, convidei-o a participar de uma reunião qualquer domingo desses, mas não falei de Cristo. O cavalo passou celado e eu não montei. Pensei que teria outra oportunidade. Apenas pensei, na verdade desejei muito que tivesse. Não tive. Aquele homem de 40 anos, forte, aparentemente saudável, teve um enfarto fulminante e morreu uma semana depois.

Sabe o que é lembrar disso? Sabe o que é ler um versículo que diz: “aproveitai as oportunidades”? É doloroso quando não se aproveita. Naquele momento fui instrumento do diabo e não de Deus. Naquele momento eu não fui um cristão. Perdoa-me Pai.

Amado(a) irmão(ã), por favor, aproveite as oportunidades! Quando você estiver de frente para um descrente, monte o cavalo da oportunidade! Pode ser que ele nunca mais passe por você. Transforme aquele curta-metragem dramático em um grandioso filme romântico. Ao se deparar com um descrente, sinta o suave vento do Espírito tocar sua face, veja com os olhos da fé aquele alazão à sua frente, e tome uma atitude.

Chega de desculpas como: vergonha, não tive tempo, quando eu ia falar alguém chegou, etc. Atendamos a ordem: APROVEITAI AS OPORTUNIDADES!