Milagres: reais quando nos sujeitamos

Como cristãos, vivemos nossa vida sempre à espera de algum milagre de Deus. É justa nossa expectativa visto que o Deus a quem servimos pode todas as coisas, “para Deus tudo é possível.” (Mt 19:26). E, na verdade, somos testemunhas vivas dos milagres de Deus, porquanto experimentamos Seu maior milagre já na nossa conversão, e desde então, constantemente se derramam em nós as mais variadas bênçãos milagrosas do Senhor.

Não obstante a tudo, Deus sempre se utiliza dos meios e veículos corretos para cada milagre em cada momento de nossa vida, e por várias vezes observamos este princípio na Palavra de Deus. Dentre os vários exemplos que encontramos, um, acredito eu, se destaca de maneira significativa:

“Leve este bastão porque é com ele que você vai fazer os milagres” (Ex 4:17).

Moisés estava para levar a mensagem de Deus tanto a Faraó como aos israelitas ainda prisioneiros no Egito. Num determinado momento, o Senhor apresenta ao Seu “porta-voz” a necessidade evidente de um sinal (o milagre) e lhe dá uma ordem. Percebemos, então, que para o bom cumprimento do sinal era necessário que Moisés se sujeitasse à ordem de Deus.

Por que Deus escolheu “aquele” bastão? Moisés não poderia encontrar outro bastão, talvez até maior, mais forte, mais formoso do que aquele? Certamente que sim, contudo, para que o milagre fosse realizado, o veículo a ser usado deveria ser escolhido por Deus.

Quantas vezes observamos em nossas igrejas alguns irmãos que buscam por orações daqueles que julgam “milagreiros”. É triste, mas quando o assunto é pedir um milagre de Deus, lançamos mão do bastão que nós próprios escolhemos.

Devemos orar e pedir oração, não confiando no bastão porque já fez milagre, mas confiando nele porque foi Deus que o escolheu para através dele fazer o milagre.

Lembremos que homens não possuem poder em si, são apenas veículos usados por Deus, e não somos nós que escolhemos esses veículos, mas, o próprio Deus. Devemos confiar no Deus que usa o bastão e não no bastão que “achamos” ser escolhido por Deus. Desta forma, buscar por oradores eloqüentes e cultos talvez não seja o melhor remédio, porquanto são os humildes e sinceros de coração que são usados por Deus.

Peçamos os milagres, contemplemos sua execução, mas confiemos em Deus. Busquemos nEle o veículo escolhido e o meio determinado.